Pular para o conteúdo

Conheça quatro benefícios do iogurte para a saúde

Fonte de nutrientes essenciais, o consumo regular de iogurtes pode ajudar no bom funcionamento do organismo

O iogurte é um produto nutritivo e saboroso presente nos hábitos alimentares de diversos países, inclusive no Brasil. Feito a partir do leite fermentado, o alimento possui nutrientes essenciais, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Não à toa, o alimento tem uma data dedicada apenas à sua celebração em todo o mundo: o Dia Mundial do Iogurte, em 17 de maio.

A variedade de apresentações, sabores, texturas permite que o produto agrade a públicos de todos os tipos, em diferentes faixas etárias. Uma pesquisa da Federação Internacional do Leite, divulgada em 2020, mostra que os laticínios mais consumidos no mundo são os frescos, compostos por leite fluido e iogurte, que representam 17% do consumo mundial de lácteos.

A Danone é líder em alimentos e bebidas lácteos e possui uma coleção única de cepas de bactérias lácticas coletadas e preservadas nos últimos 90 anos. São mais de 1.800 microrganismos de propriedade exclusiva da companhia que, por meio de investimentos em tecnologia e inovação, permitem a pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta qualidade e funcionalidade de acordo com as necessidades dos consumidores.

Para reforçar a importância do consumo de iogurtes para a saúde, a especialista Marcia Schontag, diretora médica da Danone Brasil, apresenta quatro benefícios conferidos pelos nutrientes presentes no produto:

– Melhora na digestão da lactose: de 70% a 75% da população mundial têm má-digestão da lactose, o açúcar presente no leite. O problema pode gerar dores abdominais, gases, diarreia, entre outros sintomas. Para ser absorvida corretamente, a lactose deve ser quebrada, no intestino, por uma enzima chamada lactase. Os microrganismos vivos presentes no iogurte produzem essa enzima e ajudam a quebrar a lactose em compostos digeríveis para o corpo.

– Ajuda na imunidade: a adição de vitaminas e minerais nos iogurtes ajudam no bom funcionamento do sistema imune e podem contribuir para defesa contra agentes estranhos, como vírus e bactérias. A vitamina D, por exemplo, estimula a proliferação das células de defesa, enquanto a vitamina C ajuda a combater os radicais livres que podem destruir as células do corpo.

– Ajuda no fortalecimento dos ossos: iogurtes costumam conter, por porção, cerca de 10% a 20% do valor diário de cálcio recomendado. O cálcio é o mineral mais substancial do corpo humano, presente nos ossos e nos dentes em 99% de sua quantidade. O consumo diário adequado de cálcio é importante para ajudar na formação e manutenção de ossos e dentes fortes e saudáveis.

Fontes de proteínas completas: os iogurtes possuem proteínas completas, compostas pelos 9 aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos pela alimentação. As proteínas ajudam na formação e recuperação de tecidos, como ossos e músculos.

“As pessoas têm estilos de vida e preferências únicas que merecem ser consideradas pela indústria de alimentos durante o desenvolvimento de novos produtos, visando levar a saúde ao maior número de pessoas. Hoje, temos uma vasta gama de iogurtes no mercado, mas é fundamental que o consumidor fique atento aos padrões de qualidade e segurança, ingredientes e ganhos funcionais conferidos pelos produtos. Com isso, é só aproveitar ao máximo do sabor e dos benefícios dos iogurtes!” conclui Marcia.

Sobre a Danone 

A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/