Pular para o conteúdo

SSD no PS5: aprenda a instalar dispositivo que entrega performance e mais espaço para o console

Componente traz agilidade e é de fácil instalação

Depois de muito esperar, os fãs de PlayStation e games no geral finalmente podem se deliciar com o PlayStation 5 (PS5), mais recente lançamento da Sony para a marca. Além de gráficos novíssimos, jogos ainda mais realistas e outras novidades, a Sony liberou uma grande novidade: a possibilidade de instalar um SSD (Solid State Drive) no novo console.

Trata-se de um disco de armazenamento muito mais rápido, mais silencioso e muito mais prático do que o HDD (Unidade de Disco Rígido), que é mais convencional para a montagem de computadores e notebooks.

Por que SSD no PS5?

O espaço de armazenamento de um videogame é muito importante, principalmente porque é por meio dele que os jogos e os outros aplicativos ficam armazenados no console. Quanto mais armazenamento, melhor. E também é o armazenamento que faz o processamento das aplicações, ou seja, se você tiver uma unidade de armazenamento com baixa velocidade de processamento de dados, os seus jogos provavelmente rodarão mais lentos, comprometendo a jogabilidade.

O HDD, unidade convencional utilizada nestes casos, tem um processamento mais lento em relação ao SSD, que é uma novidade que o mercado já está adotando. O SSD, diferentemente do HDD, usa metal líquido como uma interface entre o dissipador de calor e o processador, para que o sistema de refrigeração seja mais eficiente e a operação se torne mais silenciosa. Na prática, significa que o PS5 rodará mais “liso”, sem nenhum tipo de barulho de turbina para incomodar os jogos, além de contar com um armazenamento melhor e mais ágil.

Outro ponto importante é verificar a conexão do dispositivo; prefira usar conexões estáveis, como cabo, Wi-Fi de modem ou mesmo Wi-Fi vindo de internet Vodafone, por exempo.

Como instalar SSD no PS5?

No PS4, console anterior ao PS5, era possível plugar um HDD externo para obter mais armazenamento. Mas e no PS5, como funciona o plug do SSD?

O primeiro ponto importantíssimo a ser ressaltado é que não é qualquer SSD que você pode instalar no seu PS5, mas, sim, o modelo SSD M.2 NVMe de quarta geração, a partir de 250 GB. A leitura mínima deste componente é de 5.500 MB/s.

Para instalar o dispositivo, abra o console com uma chave phillips número 1 (com 3/16” de diâmetro), com um pano de microfibra para limpar o aparelho, caso necessário. O símbolo do “PS” deve estar virado para baixo na hora da abertura. Em seguida, remova a placa lateral do PlayStation, mantendo a mão esquerda sobre a tampa e usando a mão direita para erguer de leve a ponta de cima, sem exercer muita força. Você ouvirá o barulho de um “click”.

No próximo passo, tire a proteção do SSD com a chave phillips no compartimento correto e encaixe o SSD com o dissipador de calor, fazendo uma leve pressão para baixo, usando o parafuso extra para firmar o componente. Por fim, feche a proteção do SSD e volte a tampa lateral do PS no console. Não é necessário fazer nenhuma configuração de software, e a garantia do console não é afetada!