Pular para o conteúdo

Tiny house movement: tendência das minicasas reflete lifestyle mais simples e minimalista

Com o surgimento das tiny houses, o mercado da construção civil projeta um avanço financeiro no setor e novas oportunidades de emprego para os profissionais da área

Em uma nova tendência no Brasil, as tiny houses, ou minicasas, têm beneficiado a população que necessita de moradia, inclusive contrapondo com o sonho de uma casa imensa e luxuosa; este novo estilo de construção é muito favorável, ja que, além de permitir o custo baixo de sua construção, vai de encontro à atual situação econômica de parte da população nacional.

Com muita semelhança com a crise financeira ocorrida em 2008 nos Estados Unidos, as minicasas foram difundidas inclusive com crescimento expressivo, quando as famílias deixaram as casas padronizadas: com grandes ambientes, sótão, despensa e sem muros, optaram por um estilo de vida simples onde o custo-benefício é mais viável economicamente.

A ideia é de que estas casas sejam lotadas em áreas onde a falta de moradia é notória e, principalmente, onde o aumento desenfreado da população é marcante, como em áreas centrais, visto que é nestes locais que as pessoas possuem maiores oportunidades de obter um  trabalho.

Muitas empresas da área da construção civil vêm como um start a construção das minicasas, inclusive para a melhoria financeira de seus negócios, como disponibilizar novas vagas em suas obras. Para os futuros proprietários destes imóveis, a grande vantagem está no baixo custo e tempo de produção, tanto é que muitas construtoras as oportunizam em áreas consideradas de lazer ou descanso, como campo e praia.

Para que os profissionais da construção civil possam desenvolver os projetos, uma questão tem sido abordada com mais rigor: a segurança do trabalho; desta forma, o treinamento tem se tornado fundamental, a fim de diminuir os riscos de acidentes, as doenças laborais e evitar as perdas de vida. Tanto o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) quanto de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é obrigatório em toda a área onde a obra é realizada e por todos os profissionais envolvidos, ou seja, capacetes específicos, cinto, principalmente para aqueles que trabalham em locais altos, luvas de proteção, calçados de segurança, roupa profissional específica, entre outros itens.

Com a ideia da tiny house, certamente, muitas famílias brasileiras terão a oportunidade de ter uma moradia adequada para suas necessidades e suas economias, como também favorecer o crescimento do setor da construção civil com novas oportunidades de trabalho.