Pular para o conteúdo

Má postura durante a faxina pode levar a problemas na coluna

Segundo a Organização Mundial de Saúde 80% da população mundial sofre ou sofrerá de problema na coluna

Por causa da Covid-19, a população no geral aumentou a frequência de fazer faxina para manter o vírus longe de casa. Porém, profissionais da área de saúde alertam a necessidade de ficar atento à postura durante a realização das tarefas domésticas, pois algumas posições inadequadas podem levar a dores intensas durante ou após a limpeza.

A parte do corpo mais exigida na faxina é a coluna e quanto mais o corpo trabalha de maneira errada, mais prejuízo e dor são acumulados. A má postura pode causar deformações na área da coluna, transformando um simples incômodo na hora da faxina em problemas maiores.

Pensando nesses problemas, a fisioterapeuta Vanessa Moura deu dicas importantes para fazer uma faxina de forma mais segura e confortável. Confira as dicas a seguir:

Deixe a vassoura de lado e diga adeus ao rodo!

A vassoura é a inimiga número 1 da faxina por inúmeros motivos. Mas quando se varre com o cabo curto, a tendência é inclinar para a frente e essa posição é considerada prejudicial à coluna, além de aumentar o cansaço no corpo. Esse desgaste no corpo também ocorre quando passamos pano no chão.

A fisioterapeuta também ressalta que “as regiões que mais sofrem são ombros, joelhos e coluna (tudo depende do movimento)”. Quando você movimenta seus braços o esforço faz com que você sobrecarregue a região lombar.

Fazer faxina com a postura errada pode ocasionar intensas dores e lesões na coluna ao longo do tempo, mas Vanessa Moura afirma que isso geralmente ocorre “…quando a pessoa já tem algo, tipo uma tendinite ou hérnia de disco”.

Afastar móveis nunca mais!

Com certeza uma das maiores dificuldades das pessoas é conseguir limpar embaixo de móveis e camas. E para não deixar a poeira se acumular nesses lugares, muitos acabam empurrando e levantando os móveis de forma errada.

“O risco de erguer móveis é gerar uma sobrecarga e lesionar a coluna ou os ombros. Ao erguer um peso de maneira errada, alguns pontos na coluna sofrem com sobrecarga e se fizer isso sempre, pode causar hérnia de disco.”, alerta a fisioterapeuta Vanessa Moura.

Mais tecnologia e melhor qualidade de vida

É importante investir em um aparelho que possa ser um verdadeiro parceiro na faxina e cuidados com a casa. Um exemplo, são os robôs aspiradores que conseguem alcançar esses lugares de difícil acesso com mais facilidade Os eletrodomésticos fazem uma limpeza completa sem precisar do seu esforço.

Pensando nisso, a ropo, desenvolve robôs que otimizam o tempo e auxiliam os brasileiros na faxina de casa. Alguns de seus produtos possuem as quatro funções reais de limpeza: varre, aspira até as partículas invisíveis, passa pano molhado e esteriliza sua casa com o uso da lâmpada UV, eliminando todos os ácaros e germes indesejados.

Existem modelos que podem se conectar com Wi-fi para controle via celular ou por comando de voz ao parear com assistentes virtuais como Alexa e Google Home. Assim, é possível comandar o robô aspirador através do aplicativo no celular e controlar a limpeza mesmo se você estiver fora de casa.

Com apenas um olhar rápido, pode parecer apenas um eletrodoméstico, mas para quem presta atenção, o robô inteligente é a solução indispensável para qualquer pessoa que deseja mais qualidade de vida.