Pular para o conteúdo

Como Treinar em Casa

Treinar em casa é uma ótima forma de manter o corpo em movimento para aquelas pessoas que não tem tempo ou não gostam de academia. No artigo de hoje mostraremos como você pode treinar em casa de forma simples. Confira!

Descubra como treinar em casa

Muitas pessoas têm o desejo de frequentar uma academia com intuito de realizarem atividades aeróbicas e anaeróbicas. Porém, muitas das vezes não é possível. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como: a falta de tempo, a falta de dinheiro, os motivos religiosos, a vergonha, entre outros. Às vezes nem sequer há a opção de uma academia para você, pois a academia mais próxima fica a quilômetros de distância. 

Se você está em alguma dessas situações, ou qualquer outra que faça o seu desejo de realizar atividades aeróbicas ou musculares em uma academia não ser possível de ser realizado, não se preocupe! Vamos te ajudar a resolver essa vontade, desejo ou às vezes, até mesmo necessidade por motivos de saúde, em casa mesmo. Basta ter vontade e disciplina para começar o seu treino em casa.

Exercícios para treinar em casa

Todos os exercícios que são possíveis em uma academia, também são possíveis em casa. Porém, creio que você não esteja afim de montar uma academia em casa, não é mesmo? Sendo assim, iremos te dar algumas dicas básicas de exercícios para você realizar em casa gastando pouco ou até mesmo sem precisar gastar nada. Exercícios os quais irão te dar proporcionar perda de gordura e ganho de massa muscular. Além de trazer melhorias para saúde do corpo e da mente. Confira algumas dicas abaixo!

Pular corda é um bom exercício aeróbico

Está pensando que pular corda é coisa só de criança? Pois, te digo ser coisa de adulto também. Principalmente daqueles que querem melhorar sua saúde, perder peso, e ganhar massa muscular. Pular corda é um aeróbico maravilhoso, nesse exercício não fortalecemos apenas as pernas, mas sim o corpo inteiro. 

Nesse exercício muito comum, queimamos grande quantidade de calorias, além de servir como terapia para alguns e para outros pode até ser um momento divertido. Tem filhos pequenos? Se tiver, chame-os para participar juntos. Será um momento de diversão e todos receberão benefícios para a saúde do corpo.

Além disso, certifique-se de usar cordas resistentes e de boa qualidade, pois são características importantes para evitar possíveis lesões. Não deixe de conferir as 10 melhores cordas de pular de 2022.

Pense em investir em uma bicicleta ergométrica

Se uma bicicleta ergométrica couber em seu orçamento será maravilhoso. Pois, é um equipamento muito útil na prática de exercícios físicos, trazendo diversos benefícios para a sua saúde. Alguns deles são: fortalecimento dos músculos, grande queima de calorias, melhoria para a saúde cardiorrespiratória e cardiovascular. 

Um ponto positivo da prática de exercícios com o uso de uma bicicleta ergométrica é que força menos as juntas do que a corrida. Assim, você diminui os riscos de possíveis lesões. Caso esteja pensando em apostar em treinos de bicicleta dentro de casa, confira as 10 melhores bicicletas ergométricas de 2022 e saiba quais são os modelos mais populares do mercado!

Subir as escadas é um ótimo exercício cardiovascular

Até as escadas podem ser usadas em seus exercícios caseiros. Suba e desça várias vezes seguidas e isso ajudará muito. É um ótimo exercício cardiovascular, além de promover o fortalecimento dos músculos e a perda de gordura. 

Você pode não somente subir e descer, mas a escada também é um ótimo local para praticar salto alternado. Esse exercício costuma ser realizado usando um Step, mas também é possível realizar usando o degrau. Basta soltar a imaginação e utilizar a escada em muitos de seus treinos em casa.

Pense em usar pesos para se exercitar

Agora sairemos um pouco do aeróbico e falaremos da famosa musculação, também conhecida como exercício anaeróbico. Aqui nesse ponto, temos grande variedade de exercícios possíveis. Você pode optar pela compra de halteres (pesinho de academia), como também pode improvisar e criar seus próprios pesos. 

As opções são muitas, basta encontrar algo do peso desejado e verificar se é possível realizar o exercício com tal objeto. Mas é claro que o mais recomendado é adquirir os halteres, anilhas e a barra. Além de usar pesos externos, você também pode usar o peso do próprio corpo realizando flexão e barra, por exemplo.

Os exercícios com peso devem ser praticados com cautela para não ocorrer lesões. Então, busque sempre por tutoriais que orientem a forma correta de fazer e o que não fazer no exercício.

Andar de esteira tonifica os músculos

Andar de esteira ajuda grandemente na tonificação dos músculos. Principalmente das pernas, além de outros benefícios, como, por exemplo: perda de peso e aumento da resistência física. 

Se você não tem condições de adquirir uma esteira, não se preocupe. Você pode improvisar correndo de um lado para o outro caso isso seja possível em sua casa, ou até mesmo, correr sem sair do lugar, como se estivesse de fato em cima de uma esteira. Se você é uma pessoa prática, que gosta de exercícios mas não tem muito tempo para sair de casa, adquirir uma esteira é uma boa opção! Confira as 10 melhores esteiras de 2022.

Dicas para treinar em casa

Já falamos sobre alguns exercícios que você pode colocar em prática na sua rotina de treinos em casa. Agora te daremos algumas dicas na hora de realizar tais exercícios. Pois, não dá certo você realizar os treinos de qualquer jeito, sem rotina, sem local nem roupa adequados, entre outros fatores. Vejamos então algumas dicas para se ter um treino seguro e eficaz.

Faça uma rotina

Nenhum treino dá resultado sem disciplina e constância. Portanto, monte uma rotina, monte um cronograma de treino e cumpra. Seja um dia sim e um dia não, seja de segunda a sexta, seja como for. Mas siga um cronograma. Lembre-se também de dar descanso aos músculos. Então não treine os mesmos músculos todos os dias, faça intercalações, como, por exemplo: um dia braço, um dia perna, um dia braço, e por aí vai.

Prepare o espaço antes de começar a se exercitar

Antes de iniciar o treino é bom você preparar o local onde irá realizá-lo com a finalidade de evitar acidentes e dar mais conforto para o seu treino. Você também pode incrementar o seu espaço de treino com um som, tapete emborrachado, entre outras coisas que tornem seu treino mais agradável e que o estimulem a treinar.

Não esqueça de fazer aquecimento

O aquecimento é algo de grande importância. Ele irá preparar o seu corpo para o esforço que você está prestes a realizar. O aquecimento irá te dar mais energia para os exercícios, além de evitar lesões e inflamações musculares. Você pode optar por caminhar na esteira ou sem esteira e realizar um alongamento como execução do aquecimento. Polichinelo e polisapato também são boas opções.

Use calçados e roupas adequadas

Você não vai treinar de terno e nem de vestido, não é mesmo? Use roupas e sapatos próprios para treino, a fim de gerar maior conforto e segurança durante os exercícios. E lembre-se, você está treinando em casa e isso te dá liberdade de fazer coisas que não são possíveis na academia, no nosso contexto de roupa, podemos citar que se você está realizando um treino de levantamento de peso em pleno calor de 30° você pode optar por tirar a camisa, por exemplo, algo que na academia não seria possível. 

Não esqueça de beber água

Se você for treinar, mas não for beber água então nem comece os treinos. A água é de enorme importância durante os treinos e fora deles também. É necessário água para manter seus músculos e todo o seu corpo hidratado. Se você treinar e não beber água corretamente isso irá baixar sua imunidade, te deixar desidratado, você ficará mais suscetível a lesões, entre outros problemas. Então beba água, beba muita água durante todo o seu dia. 

Lembre-se que durante o treino você deve beber água apenas para matar a sede e manter o corpo hidratado. Não exagere bebendo um litro de uma vez para ficar com a barriga completamente cheia de água, dificultando assim o treino. 

Conheça as suas limitações

Não pense que no início você poderá pegar pesos como celebridades e fisiculturistas. Vá no seu tempo e no seu ritmo. Se você extrapolar demais seu limite pode acabar se machucando ou em casos mais extremos até morrendo. A prática de exercícios físicos traz um turbilhão de benefícios para corpo e mente, porém deve ser feita com cautela. Consulte um médico antes de iniciar os exercícios se você tem algum problema de saúde, como, por exemplo: doenças cardiovasculares, pressão alta, pressão baixa, artrite, entre outros. Na verdade, qualquer pessoa que vai iniciar uma rotina de treinos, é recomendado realizar alguns exames antes, principalmente exames cardiovasculares para verificar alguma possível doença que ainda não tenha conhecimento.

Saiba como treinar em casa e comece a se exercitar! 

Após tudo isso, concluímos ser completamente possível a prática de exercícios físicos em casa. Busque saber as maneiras corretas de realizar cada exercício, você pode ver tutoriais na Internet, consultar um personal trainer ou até consultar um amigo que entenda do assunto.

Sabendo a maneira correta de realizar os exercícios, deixe a preguiça de lado e comece a se exercitar. Em pouco tempo passará a sentir e notar os resultados no corpo e na mente. Vale citar aqui, que a pouco tempo atrás durante o surto da Covid-19, diversos praticantes de academia, transferiram seu local de treino para suas próprias casas continuando com bons resultados. Para mais dicas de treinos, academia e atividades físicas, acesse Portal Vida Livre