Pular para o conteúdo

Método Tabata: veja como ele pode ser seu aliado na perda de peso

A perda de peso é para muitas pessoas um dos grandes desafios da vida cotidiana, seja pelo empenho físico necessário para se alcançar a sua medida necessária, mas também por causa da sua preparação mental, conseguindo se esquivar das armadilhas culinárias.

E sequer precisa se tratar da vitrine de uma padaria, com doces e salgados que acabam induzindo uma pessoa a trair sua dieta, com a dificuldade de se alcançar o peso ideal estando associado também a falta de tempo na vida das pessoas, algo muito comum.

Isso porque uma rotina de exercícios exige um tempo adequado disponível para que seja possível se locomover até uma academia, caminhar ou correr pela praia, ou até mesmo realizar uma série de exercícios em casa, tudo através de um tempo pré-determinado.

Além do tempo reservado para tais práticas, quem se exercita em casa precisa também trabalhar com uma série de ferramentas adequadas de acordo com o seu treinamento, incluindo até ações distantes, como instalar um cabeamento estruturado de fibra óptica.

Isso porque é necessário contar com um bom sinal de internet para quem busca realizar algum tipo de atividade à distância, com o apoio de vídeo-aulas que ajudem tal indivíduo a ter um melhor controle sobre os seus exercícios, garantindo chances maiores de perder peso.

A adoção de um sistema de alimentação adequada também entra como uma das exigências para quem busca alcançar o seu estilo de corpo perfeito, seja por razões estéticas ou até mesmo por objetivos relacionados à manutenção de sua saúde.

Um processo que passa desde a compra de produtos saudáveis até mesmo à higienizacao de caixa dagua para se ter acesso a uma água limpa, que será usada para o processo de lavagem e também de preparo desses alimentos para uma dieta saudável.

Agora, quando se fala especificamente sobre o objetivo de perder peso, unindo uma dieta adequada à prática de exercícios otimizados, é importante destacar alguns sistemas específicos em relação às atividades físicas que podem ser praticadas.

Vamos dar um destaque para um modelo específico, ótimo para quem não dispõe de muito tempo livre, que é o chamado Método Tabata.

As especificidades do Método Tabata

Da mesma forma com que a nossa mente opera com quesitos de memorização, nossos músculos também trabalham com tal memorização, algo que faz com que uma série de exercícios possa ser mais fácil de executar com o passar do tempo.

Isso diminui a sensação de cansaço e dor dos primeiros dias nos quais um indivíduo começa uma nova lista de exercícios. E uma das formas de fazer com o corpo que se acostume com uma atividade é a partir do reconhecimento dos limites de cada um.

Uma situação que faz com que o período de descanso seja tão importante como o tempo dedicado à realização dos exercícios em si, já que o corpo e a mente precisam de um certo repouso para que seja possível armazenar tais práticas em sua memória muscular.

O mesmo tipo de organização é essencial para que um escritório de assessoria contábil consiga ter um controle adequado sobre as contas dos seus mais diversos clientes, uma situação que acaba por exigir muitos dos profissionais que atuam em tal negócio.

Sobra muitas vezes pouco tempo para que tais indivíduos possam se dedicar a uma vida saudável, com uma alimentação desregrada que além de ser prejudicial à sua saúde, pode levar também ao acúmulo de gordura, chegando em uma situação de sobrepeso.

E se a falta de tempo pode ser responsável por uma alimentação inadequada, não é muito provável que exista também um intervalo adequado para uma prática de exercícios, mas é justamente para essas situações que o Método Tabata se mostra uma opção indicada.

Esse sistema de exercícios foi desenvolvido pelo pesquisador de saúde japonês Izumi Tabata, em 1996. Esse protocolo lida com um programa específico de prática de atividades físicas, alterando a execução de certos exercícios com um tempo adequado de descanso.

Acompanhando o mesmo tipo de sistema de trabalho adotado por companhias, como uma empresa de paineis elétricos, onde seus funcionários contam com um tempo de repouso, para que depois possam voltar motivados para suas atividades.

O método Tabata funciona de maneira similar, porém em um intervalo de tempo muito menor, tratando-se de um sistema que trabalha com a prática de exercícios intensos por cerca de 4 minutos, alternando-se entre espaços curtos de interrupção dessas atividades.

Esse programa conta geralmente com um período de 10 minutos de aquecimento, preparando o corpo para a execução das atividades que virão a seguir. Elas que costumam envolver uma alternância de 20 segundos de exercícios e 10 segundos de pausa.

Essa intercalação que deve ser mantida por cerca de 4 minutos e que, junto ao tempo de aquecimento, podem fazer com que um indivíduo perca cerca de 300 calorias, tudo em menos de 15 minutos.

Para qual objetivo foi desenvolvido esse sistema?

O Método Tabata foi criado com o objetivo de melhorar as condições cardiorrespiratórias, assim como atuar no fortalecimento muscular. É um programa de exercícios criado para ajudar na melhor performance então de atletas de alto rendimento.

Mas logo seus benefícios se mostraram presentes também para quem busca perder seus quilos a mais, uma vantagem extra que surge assim como ocorre na instalação de sistema de câmeras de segurança que, além da vigilância externa, atua internamente.

Isso permite um prédio comercial ter um melhor controle acerca do processo de entrada e saída dos seus funcionários, ao mesmo tempo que se trata de um sistema de câmeras desenvolvido para vigiar qualquer atividade suspeita em volta de tal local.

E de fato os benefícios relacionados ao método Tabata são diversos, no que explica a adoção desse sistema de exercícios por perfis variados de público.

Quais são os benefícios do Método Tabata?

A prática de exercícios de forma intensa unido a intervalos de descanso permite com que uma série de vantagens possam ser alcançadas por quem passar a adotar esse sistema físico durante sua prática diária de atividades físicas. Entre esses benefícios é possível destacar:

  • Queima de gordura;
  • Melhor capacidade aeróbica;
  • Exercício de menor tempo;
  • Manutenção da sua massa magra.

Ou seja, um sistema que se revela como um grande aliado para quem está em busca de perder peso de forma prática e rápida, ideal para quem não possui muito tempo livre em sua rotina para a execução dos seus exercícios diários.

Todo mundo está apto a utilizar esse método?

O Método Tabata pode ser adotado por um número amplo de perfis, desde atletas profissionais até mesmo indivíduos que buscam apenas perder seu peso extra recentemente adquirido.

Mas assim como um estabelecimento comercial necessita de uma aprovação de projeto de incêndio para que seja possível atuar com um projeto com a permissão dos órgãos de segurança, é importante recorrer a um profissional da saúde para aprovar tal método.

Isso porque, caso exista alguma doença cardíaca, por exemplo, essa prática intensa de exercícios pode ser mais prejudicial do que positiva diante do esforço repetitivo que se faz sobre o seu corpo.

Como alcançar bons resultados?

Não adianta culpar o Método Tabata por uma dificuldade de alcançar seus objetivos, como perder peso ou melhorar sua performance física, se tal sistema de exercícios não está sendo praticado de maneira correta.

Para garantir um sucesso em relação a esse sistema é preciso praticá-lo de forma frequente e também de maneira adequada, da mesma forma com que um consultório deve contar diariamente com os serviços de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

Para acompanhar o sucesso com seus exercícios, é indicado seguir à risca sua evolução, seja com o uso de um aplicativo ou até mesmo com um tradicional bloquinho de anotações, no qual é possível anotar diariamente o seu peso alcançado naquele dia.

Quais exercícios podem fazer parte desse sistema?

Além de abranger um público amplo de perfis, o Método Tabata trabalha também com um sistema variado de exercícios, podendo incluir certas práticas como:

  • Flexões;
  • Abdominais;
  • Agachamentos;
  • Lunge (afundo);
  • Mountain climbers (montanha);
  • Burpree.

Práticas que podem ser recomendadas por um profissional físico e que, ao serem executadas junto a esse protocolo de exercícios, podem fazer com que os seus resultados físicos possam ser alcançados dentro de um período de tempo muito menor.

De uma forma geral, é importante sempre recorrer às indicações de um profissional de educação física, já que ele possui um treinamento técnico do qual poderá identificar o perfil de cada indivíduo, assim como suas necessidades, recomendando exercícios adequados.

E assim como um profissional da saúde deve trabalhar com o descarte correto de descartaveis cirúrgicos, um especialista físico poderá estudar o perfil de uma pessoa, analisar seus objetivos e indicar um sistema de exercícios otimizado.

Com o Método Tabata podendo ser um protocolo de destaque a ser adotado nesse sentido, auxiliando no processo de perda de peso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.