Pular para o conteúdo
Início » Qual a melhor tecnologia de TV e como escolher o aparelho

Qual a melhor tecnologia de TV e como escolher o aparelho

Se você está pensando em atualizar a sua fonte de entretenimento, vale a pena considerar atualizar sua TV, mesmo que você ache que não pode pagar, alguns lugares oferecem a opção boleto parcelado. Você apenas precisa saber onde procurar e fazer um orçamento.

O melhor das principais TVs é que elas deram grandes saltos de qualidade nos últimos anos. Os avanços na tecnologia mostram que os modelos mais recentes estão com maior desempenho do que nunca.

Através das configurações gerais você pode encontrar características únicas em marcas e modelos que se adequem à sua necessidade. Portanto, se você está pensando em uma tela para jogos, a Samsung QN 90B pode ser uma excelente opção.

O que considerar antes de decidir qual é a melhor tecnologia de TV

Enquanto muitos de nós estamos percorrendo um mar de siglas de marketing de TV, como “QLED” e “OLED”, saiba que compreender a tecnologia delas é extremamente importante quando se trata do tipo de qualidade de imagem que você poderá experimentar no conforto da sua sala de estar.

Então, considere pensar, principalmente, no custo x benefício, até porque estamos no Brasil e os impostos para eletrônicos são bem altos. A maioria das pessoas que não entendem muito de tecnologia acabam consumindo estética.

Antes de mais nada, pense no porquê da sua compra e consulte um especialista na loja em que for olhar os modelos e tire o melhor proveito da explicação que lhe for informada.

Principais tecnologias de TV

As principais marcas de TV estão usando novas tecnologias para gerar melhor experiência e atrair mais consumidores. Elas buscam constantemente pela perfeição. De todas as opções disponíveis para você, a decisão depende, em última análise, do seu estilo, preferência e necessidade.

Confira abaixo as principais tecnologias utilizadas em TV ‘s.

LED

 As principais telas de LED usam uma variedade de LEDs para iluminar a tela de maneira semelhante a uma tela de LCD que funcionam emitindo luz em cores RGB diretamente da face da tela. 

Ela é uma opção mais econômica do ponto de vista de fabricação, pois são LEDs mais baratos de produzir do que os usados ​​em telas LCD.

A opção de exibição direta geralmente oferece uma imagem mais profunda e complexa. Em princípio, as telas de LED não são significativamente diferentes do LCD. Na verdade, a qualidade da imagem entre ambos é bastante similar.  

QLED

QLED significa Quantum Light-Emitting Diode. Em linguagem não técnica, isso significa que uma TV QLED é como uma TV de LED comum, exceto que usa pequenas nanopartículas para sobrecarregar seu brilho e cor. 

A tecnologia foi introduzida pela Sony em 2013, tempos depois, a Samsung começou a vender também e estabeleceu uma parceria de licença com outros fabricantes.

Por mais complexo que possa parecer, uma TV QLED ainda produz a luz mais ou menos da mesma maneira que uma TV LED comum composta por centenas, ou em alguns casos, milhares de LEDs, que ficam atrás de um painel LCD tradicional. São esses LEDs que dão ao LED e QLED seu nome.

OLED

OLED significa Diodo Emissor de Luz Orgânico. Surpreendentemente, as TVs OLED não precisam de luz de fundo porque cada pixel OLED produz sua própria luz. É uma tecnologia que impressiona instantaneamente por tamanha qualidade.

A maioria concorda que, quando se trata de TVs OLED, a maior vantagem é o excelente nível de preto que pode ser alcançado. Quando o pixel está desligado, ele não emite luz e nem cor, tornando-o tão escuro quanto quando a própria TV está desligada.

Em geral, as telas OLED são muito melhores que as telas LCD tradicionais porque são mais eficientes energeticamente, mas em contrapartida, isso torna a tela muito mais fina e propensa a quebras.

LCD

Painéis LCD (Liquid Crystal Displays) funcionam prendendo uma solução de cristal líquido entre duas folhas de vidro polarizado. Os painéis LCD não geram luz, mas filtram ou subtraem a luz produzida por uma fonte de luz de fundo para criar a imagem na superfície do painel.

 Essa já é uma opção quase inexistente em TV ‘s, sendo mais usada atualmente em monitores e telas de celulares. Isso por ser uma tecnologia barata e ultrapassada se comparada às novas disponíveis. Mas, ainda assim, apresenta uma boa qualidade de imagem.

 Para quem quer economizar e seguir o custo x benefício ao qual mencionamos no início, uma TV LCD é uma boa opção, com certeza.

MICRO LED

A tecnologia MICRO LED difere do Mini LED, o que algumas pessoas confundem, pois essa é uma tecnologia auto-emissiva – cada pixel pode ser ligado ou desligado, assim como o OLED. 

Cada estrutura de pixel em um display MICRO LED produz sua própria luz e cor, e isso lhe dá a capacidade de produzir cores realistas e imagens brilhantes. O que a torna uma grande expectativa no mercado de TV ‘s, muito aguardada por cinéfilos de carteirinha.

Todas essas especificações dão garantia de que essa tecnologia pode durar muito tempo e não sofrerá com a retenção/queima de imagem das telas OLED.Também não é barato. Pudera, os painéis são de extrema complexidade de fabricação.

Novidades do mercado para decidir qual a melhor tecnologia para TV

O que está chamando a atenção no mercado de TV’s, são os novos recursos e a promessa de uma experiência de uso diferenciada. Entre as marcas e modelos que mais se destacam estão a The Sero, da Samsung e Signature OLED R da LG.

Elas prometem imagens ultra realistas e telas mais finas, tornando o aparelho muito mais compacto. Você poderá usufruir dessas tecnologias também nos aparelhos de celular: na versão da Samsung, com tela que gira e fica na vertical para exibir conteúdo e da Signature OLED R da LG, com display OLED que se enrola para caber em um rack próprio.

Agora você está mais por dentro das tecnologias de TV’ s

Mas se você ainda está na dúvida de qual TV comprar, a sua pesquisa pode ser longa a depender da sua exigência e necessidade. Embora existam muitas e excelentes opções em lojas, a desvantagem é justamente que elas não dispõem de grandes variedades.

Você tem uma saída simples: comprar online. A vantagem aqui é a quantidade de opções, mas, em contrapartida, não terá um vendedor técnico nessa área para lhe auxiliar sobre as especificações da TV.

Enquanto a nova tecnologia MICRO LED não chega por aqui, a procura mais frequente no mercado ainda são as de OLED. A Samsung e a LG são líderes de mercado. Você pode começar por elas.