Pular para o conteúdo

São João de Caruaru movimenta o Nordeste

Após um hiato de dois anos, maior festa junina do País quer promover edição histórica. Expectativa de público é de três milhões de pessoas em mais de um mês de atividades.

Em junho, todo o Nordeste se prepara para vestir seu melhor traje xadrez e arrastar o pé. Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a Capital do Forró, além desse título, carrega o peso de ser a terra do Maior e Melhor São João do Mundo, que, este ano, tem um sabor especial. Após um hiato de dois anos causado pela pandemia do coronavírus, a cidade se prepara para se tornar palco da primeira grande festa popular do Nordeste pós-pandemia.

Deste sábado (4 de junho) a 2 de julho, a Princesa do Agreste, como é conhecida, oferece o maior encontro de manifestações culturais do interior nordestino, o São João do Reencontro, como está sendo chamada a festa deste ano, fazendo referência à volta dos festejos. Em 24 polos espalhados da zona urbana à zona rural, mais de 800 apresentações – entre bandas de pífanos, trios pé de serra, bandas de forró, quadrilhas, companhias de dança e atrações conhecidas nacionalmente – são preparadas para um público estimado em 3 milhões de pessoas durante todo o mês. Elba Ramalho, Wesley Safadão, Alok, Maiara e Maraísa, João Gomes, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Simone e Simaria, Fundo de Quintal e Paulo Miklos são nomes confirmados.

Economia – Em 2022, a estimativa quanto à movimentação econômica contabilizada nos setores locais está girando entre R$ 250 milhões a R$ 300 milhões. De acordo com um levantamento da Agência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), neste São João a tendência é de que haja um acréscimo no quantitativo de empregos temporários contabilizados na ordem dos 30% a 50% em comparação com o mesmo intervalo de 2019. De acordo com estimativas, cerca de 7 mil empregos diretos devem ser gerados.

Público – Os polos contemplam todos os públicos. Do centro a bairros mais afastados e até a zona rural, toda a cidade se veste de bandeirinhas e balões. Descentralizando os festejos, o São João da Roça contempla 12 localidades de áreas rurais. No Alto do Moura, ponto turístico conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, onde nasceu a arte do barro, a festa fica por conta de grandes forrozeiros conhecidos do público nordestino. Santanna, Flávio José, Cezzinha e Domingos Acioly são nomes confirmados para animar o público.

Nem só de forró vive o São João de Caruaru. Confirmando sua pluralidade, o Polo Azulão é o espaço para a cena alternativa e ritmos variados, do rock, passando pelo frevo, pelo samba até o brega recifense. Apresentam-se por lá nomes como Paulo Miklos, Jorge du Peixe, Marcelo Jeneci e o grupo Fundo de Quintal. A Estação Cultural, que engloba polos com repente, forró pé de serra, apresentações teatrais e até feira de microempreendedores, é o local ideal para toda a família curtir junto.

Lugar que comporta o maior público, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga abriga os Polos Camarão e das Quadrilhas, com apresentações de dança e artistas regionais, e o Pátio do Forró, palco de atrações nacionais. O espaço chega a reunir mais de 100 mil pessoas por noite. De olho na pandemia, um polo foi criado com serviços de testagem de covid-19 e aplicação de vacinas. O “Arraial da Saúde” vai oferecer, também, vacinação contra a influenza e distribuição de preservativos.

O Maior e Melhor São João do Mundo tem espaço, ainda, para a inclusão. Um polo exclusivo para apresentação de artistas com deficiência foi criado. Além disso, um camarote de acessibilidade é disponibilizado para pessoas com deficiência, que podem solicitar a entrada por meio de inscrição e têm direito a um acompanhante. No Pátio do Forró, o público escolhe, por meio de votação na internet, um show para ser interpretado em Libras no telão. Neste ano, o serviço foi expandido para outros polos da festa.

A programação conta, ainda, com a realização das famosas Comidas Gigantes. Em Caruaru, as comidas típicas equivalem aos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. Este ano, são 44 iguarias. Quem visita a festa pode se deliciar com pratos gigantes de cuscuz, bolo de milho, pé de moleque, munguzá, chocolate quente, entre outros. Além disso, o polo gastronômico da cidade contempla lugares como o Alto do Moura, Mercado Cultural da Casa Rosa, Estação Ferroviária e a Feira de Artesanato, onde turistas e caruaruenses podem degustar os mais variados pratos regionais.

Abertura – Neste sábado (04), será a abertura da festa mais aguardada de todos os tempos. A programação já começa à tarde, no novo Polo Casa Rosa, que fica no Parque 18 de maio, no Centro. A partir das 18h, a abertura oficial na Estação Cultural dá início ao São João do Reencontro. Os shows de Elba Ramalho, Maestro Mozart Vieira e Orquestra de Pífanos de Caruaru, Solange Almeida e Claudia Leitte começam a partir das 20h no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

No domingo (05), é a abertura de um dos polos mais visitados no mês de junho, o Mestre Vitalino, que fica no Alto do Moura. A partir do meio-dia, sobem ao palco Santanna, o cantador, Joana Angélica, Jailson Rosset e Trio Remelexo. No Pátio, a partir das 20h, tocam Eric Land, Alcymar Monteiro e Alceu Valença.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no Instagram @saojoaocaruaru.oficial.

Serviço:

Maior e Melhor São João do Mundo

Onde? Caruaru, Agreste de Pernambuco, a 136 km do Recife

Quando? De 4 de junho a 2 de julho

Quanto? Programação completamente gratuita