Pular para o conteúdo

Veja as diferenças entre crescimento horizontal e vertical

O processo de crescimento está alinhado ao principal objetivo de muitos projetos. Sendo algo válido tanto para um grande conglomerado, como também a um pequeno armazém de bairro, cujo gestor busca justamente levar seu negócio a outro nível.

Isso dentro de um cenário no qual uma boa parcela das grandes companhias atuais começaram como projetos menores, até mesmo na garagem de seus idealizadores, e hoje alcançando uma posição importante para todo um cenário internacional de comércio.

Até mesmo grandes negócios podem seguir um projeto de expandir-se ainda mais, como um líder no mercado nacional, que passa a adaptar as suas atividades para atuar também no cenário estrangeiro, batendo de frente com novos concorrentes já estabelecidos.

O processo de expansão depende de uma série de decisões estratégicas, além do apoio de profissionais capacitados que possam auxiliar uma empresa durante o seu processo de crescimento, como um escritório de assessoria contábil para empresas.

Setor este responsável por analisar as contas de uma companhia, verificar o valor disponível para ser aplicado no próprio negócio, permitindo assim, com que ele possa se expandir, acompanhando as oportunidades do mercado e as necessidades do público.

Se tornando um processo complexo, que exige uma certa preparação por parte das empresas, independente do seu ramo de atuação, já que as responsabilidades de um negócio costumam se mostrar as mesmas para os mais variados setores de serviços.

Afinal, tanto uma empresa envelopamento de veículos como uma confeitaria, lidam com atribuições em comum, como a oferta de uma mercadoria de qualidade, o alinhamento aos desejos do seu público, o pagamento aos seus funcionários e o seu capital de investimento.

Além de muitos outros tópicos que podem ser compartilhados pelo mercado de uma forma geral. Englobando assim os mais variados tipos de empreendimentos, sem contar também com o porte de tal negócio, cujo objetivo é justamente crescer em termos de espaço.

Um crescimento que deve ser garantido para os mais variados setores de um negócio, para que seja possível tornar tal companhia digna de alcançar uma relevância maior em seu mercado.

O desenvolvimento geral de um negócio

Para que um projeto possa alcançar uma posição de maior relevância em relação ao seu público, ele precisa antes se desenvolver internamente, para só assim ter então a capacidade de responder de forma adequada a qualquer aumento de demanda que possa surgir.

Uma situação que é pouco explorada pelas empresas que estão mais preocupadas em crescer, ao invés de desenvolver ações que de fato possam permitir com que esse processo ocorra. Tudo em um ritmo adequado à realidade e capacidade de expansão de um negócio.

Pois de nada adianta para um prédio comercial ter como objetivo se expandir em termos de espaços, sem antes buscar por uma empresa de instalações elétricas e hidráulicas, que possa definir a qualidade do solo para essa obra, ajudando a definir sua planilha de gastos para tal ação.

Além das questões técnicas, para que um crescimento possa ser conquistado de forma geral dentro de uma empresa, é importante que todos os seus setores estejam alinhados a esse objetivo, sendo importante dar um destaque em especial para os seus profissionais.

Situação que nos leva a afirmação de que uma companhia só terá sucesso se os seus colaboradores também conseguirem prosperar em suas respectivas atividades. Levando assim a comercialização de um produto ou serviço de qualidade para o público-alvo de tal negócio.

Sendo importante, neste sentido, colocar entre as prioridades na gestão de uma empresa o processo de capacitação dos seus funcionários. Pois com a oferta de cursos, palestras e treinamentos torna-se possível otimizar a sua equipe e os seus resultados a longo prazo.

E esse é apenas um dos tópicos que devem ser abordados em plano de crescimento, que pode contar também com a locação de computadores, para iniciar o processo de digitalização dos arquivos de uma empresa, adaptando-a para um plataforma digital.

Pontos que precisam ser destacados dentro do seu planejamento comercial de expansão de um negócio. E quanto se trata sobre um plano de crescimento é importante destacar a presença de dois modelos em particular, o horizontal e o vertical.

Como funcionam esses modelos de crescimento

O sucesso de um negócio fará com que ele possa crescer, contudo, é de grande valor trabalhar com esse propósito já em mente, ao invés de esperar por um possível destaque a se conseguir no mercado. Ainda mais diante de um setor cada vez mais competitivo.

Quando se trata sobre um plano de crescimento, os dois sistemas se destacam, tanto o de nível horizontal como o vertical. Cada um sendo indicado para um modelo específico de negócio, como para uma empresa de tratamento de resíduos sólidos ou para uma lanchonete.

Mas antes de procurar entender sobre qual o melhor plano para o setor do seu empreendimento, primeiro se deve compreender as particularidades de cada um desses planos de crescimento.

Crescimento horizontal

Nesse modelo, o principal objetivo é expandir o seu negócio enquanto se amplia a sua base de clientes. Algo que pode ser conquistado a partir do momento em que uma empresa expande também a sua área de atuação, chegando a novos mercados e praças.

Um sistema que se aplica para uma marca de refrigerantes, que ao perceber uma maior procura por produtos naturais passa a trabalhar também com a venda de sucos e chás, de forma a ampliar o seu volume de clientes, crescendo então de forma horizontal.

Entre os benefícios desse modelo destaca o contato com um número maior de clientes, sem a dependência de apenas um único grupo de audiência. Por outro lado, os gastos com ações como marketing e publicidade aumentam com o objetivo de divulgar seus novos produtos.

Desenvolver o marketing serve para que um fornecedor de distribuidores de correias industriais, por exemplo, possa atingir um novo público, ou até mesmo informar se pretende lançar novos produtos no mercado.

Crescimento vertical

Enquanto isso, o crescimento vertical trabalha com um sistema de aumento de escala acerca dos seus próprios produtos e serviços já colocados à venda. Uma ampliação dentro da sua linha de negócios que pode levar a uma melhor posição dentro de sua área.

Esse é o sistema mais comum de ser trabalhado por uma empresa que busca alcançar novos níveis no mercado. Permitindo uma maior fidelização por parte de uma audiência. Um grupo que será de grande importância para esse reconhecimento maior de um negócio.

Porém, esse modelo pode encontrar dificuldades justamente em manter o seu número de clientes, diante de um mercado cada vez mais saturado. 

Situação que afeta também empresas segmentadas, todavia, se tiver o auxílio de uma empresa de armazenagem e distribuição logística, para assim conseguir atender em escala e com melhor qualidade.

Após analisar esses dois modelos, é importante identificar qual pode ser mais positivo para a realidade do seu negócio, assim como para os seus objetivos futuros, adotando então ações indicadas para garantir esse crescimento, independente de qual sistema seja.

Como manter os níveis de crescimento de um negócio

O processo de gestão de um empreendimento deve analisar tanto o futuro como a posição atual de uma empresa. Até porque o crescimento de suas atividades é diretamente dependente da situação presente deste projeto, com oportunidades de crescer.

Para seguir com a manutenção de um negócio e junto disso garantir o seu desenvolvimento uma série de práticas se destacam, com 5 estratégias em especial, sendo elas:

  • Replicar seu modelo de negócio em outro mercado;
  • Otimizar suas operações internas;
  • Aprimorar seus produtos comercializados;
  • Desenvolver novas mercadorias;
  • Conquistar parceiros comerciais.

Uma série de estratégias que pode fazer com que uma companhia que presta serviço de calibração de equipamentos industriais, por exemplo, consiga crescer horizontalmente, ao trabalhar novos serviços, ou verticalmente ao focar na otimização do seu ofício atual.

E da mesma forma como um plano de crescimento pode ser melhor ao ser aplicado em modelo horizontal ou vertical, de acordo com a realidade de um negócio, existem empresas também que podem alcançar bons resultados diante de ambos os sistemas.

Algo que faz com que essa decisão dependa mais da preferência do administrador do que do negócio em si, ou então do seu público. Para definir o melhor sistema de crescimento, é importante observar o cenário ao qual sua empresa se encontra, assim como seu interior.

Pois em um setor saturado, pela grande competitividade ali presente, deve crescer horizontalmente pode ser a melhor decisão. Por outro lado, para um negócio que conta com um bem desenvolvido sistema de produção, o formato vertical pode ser mais benéfico.

Independente do modelo escolhido, é importante ter atenção para uma aplicação correta, para se garantir assim um melhor nível de resultados para tal empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.