Pular para o conteúdo

Em parceria inédita, Açúcar Guarani vai comercializar créditos de energia renovável com festival João Rock

Energia utilizada durante o festival será 100% limpa e renovável, gerada a partir da biomassa da cana-de-açúcar produzida pela Tereos, fabricante da Guarani
O Açúcar Guarani – marca de varejo da Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar e etanol e uma das maiores produtoras de energia a partir da fonte biomassa no país – acaba de firmar uma parceria inédita com o festival João Rock para comercialização de I-RECS, que são certificados de energia renovável com acreditação internacional do I-REC.
A parceria garante que toda a energia utilizada durante o evento, que será realizado no dia 11 de junho, em Ribeirão Preto (SP), será obtida por meio de uma fonte limpa, renovável e certificada.
Os créditos são gerados a partir da certificação I-REC, sistema reconhecido por cerca de 70 países que permite a rastreabilidade da origem da energia e comprova a geração a partir de fonte limpa e renovável. A transação é inédita e reforça o compromisso da Guarani e da Tereos com ações sustentáveis e que promovam as iniciativas em ESG da marca e da empresa.
“A sustentabilidade está no centro de nossas estratégias de negócio. É muito importante contar com um parceiro engajado como o festival João Rock para, juntos, darmos mais um passo para garantirmos um futuro melhor para as futuras gerações. É uma honra estarmos lado a lado nessa iniciativa inédita, que chega para mostrar como grandes eventos podem apoiar cada vez mais a agenda de sustentabilidade e sempre ir além nas práticas de ESG”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.
“Ao adotar 100% de energia limpa para a realização do evento, damos mais um passo nas ações sustentáveis que sempre estiveram entre nossas prioridades. Em parceria com o Açúcar Guarani vamos conseguir atender uma necessidade do presente que contribuirá com as gerações futuras, reduzindo o impacto ambiental por meio de adoção de energia limpa, renovável e segura”, diz Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock.
Energia limpa e renovável
Na safra 21/22, a Tereos produziu 1.200 GWh de energia elétrica. Esse montante é utilizado para abastecer suas unidades industriais e o restante é comercializado ou doado para instituições parceiras, como o Hospital de Amor, em Barretos (SP). Para esta safra, a projeção da empresa é de produzir 1.400 GWh de energia.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 44 unidades industriais, operações em 13 países e o compromisso de 19.800 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2020/2021, o Grupo obteve um faturamento de € 4,3 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.