Pular para o conteúdo

A importância de homens cuidarem da autoestima

A autoestima se trata de algo importante na vida de todas as pessoas, independente de sua idade, do seu gênero ou do seu perfil pessoal, com a presença de diferentes características ou atributos que diferenciam o temperamento de um indivíduo para outro.

Na verdade, a discussão sobre esse tema está diretamente associada ao próprio conceito de beleza, que se mostra tão presente dentro da sociedade. Pontos que podem ser observados junto aos diferentes canais de mídia, com o estabelecimento de certos padrões.

Tópicos que conversam com diferentes correntes culturais que podem ser observadas em sociedade, como o setor de moda. Um universo no qual novos modelos não só de roupas, mas também de comportamento, surgem em cima das passarelas.

E não demora muito para que esse tipo de estilo passe a se tornar o padrão nos meses seguintes, justamente por existir um empenho dos estilistas em observar a sociedade em si, para construir coleção que respondam às expectativas de um público, criando tendências.

O mesmo tipo de conceito que pode ser trabalhado por uma empresa de montagem de painel elétrico, onde o uso das novas tecnologias permite com que esse empreendimento possa otimizar o seu rendimento, através de práticas que aprimorem os seus serviços.

Ou seja, independente de qual seja o mercado ou cenário, o processo de transformação se apresenta de forma frequente, sendo assim uma característica comum da sociedade, com o diferencial que essa adaptação vem se mostrando cada vez mais constante.

Para o mercado isso pode ser tanto uma oportunidade como um desafio, já que existe por parte das empresas a necessidade de alinhar os seus negócios ao que mais novo está sendo disponibilizado, para assim conquistar uma atenção diferenciada pelo seu público.

Como uma fábrica, capaz de aumentar o seu nível de produção de engrenagens para empilhadeiras após adotar um sistema de automação dos seus serviços. Por outro lado, essas mudanças são difíceis de serem acompanhadas quando se trata de algo pessoal.

Tal como o corte de cabelo que está na moda, o modelo de vestuário que mais está sendo procurado nas lojas de roupas, além de outras características que podem estar sendo operados por celebridades, influenciadores digitais, além de outras pessoas de prestígio.

Tudo a criar um padrão difícil de ser acompanhado. E muito se fala sobre esse impacto em relação às mulheres, já que elas são as que mais são julgadas para se adequar a um certo tipo de estilo, no entanto, esse problema não deixa de afetar também o público masculino.

Um cenário que pode impactar de forma negativa a saúde mental dos homens, diante do desenvolvimento de uma baixa autoestima, o que faz com que alguém deixe de confiar em si mesmo.

O valor da autoestima

A autoestima é uma força que traz um grande impacto na vida da população como um todo, sendo hoje uma característica que vem sendo exigida até mesmo pelo mercado de trabalho, que só mostra confiança em um indivíduo caso ele confie em si mesmo.

Existe uma demanda da sociedade por figuras que mostrem acreditar em si mesmo. Um elemento capaz de transmitir a ideia de segurança, o que é essencial para que um indivíduo possa ter sucesso na posição de líder, seja no trabalho, no esporte ou em qualquer campo.

Um perfil que trabalha ao lado do conceito de autoestima, no qual uma pessoa aparenta estar satisfeita com o seu estado atual, seja ele físico, mental ou profissional. Atributos que coloquem alguém como apto até mesmo a atuar em uma consultoria e licenciamento ambiental.

Sendo importante passar confiança em si, para ocupar um cargo no qual se exige operar diretamente com o público, para assim garantir com que a sua empresa de trabalhar alcance o mesmo tipo de reconhecimento que alguém pode buscar em si mesmo.

Apesar do seu valor geral, o tópico da autoestima tem um peso diferente quando se fala sobre as características do público feminino e masculino. Por mais que as mulheres lidem com uma pressão maior, existe nessa parcela uma maior liberdade para discutir padrões.

Diferente do público masculino, no qual é comum encontrar um perfil mais recluso, deixando para si qualquer tipo de insegurança, criando assim um problema que acaba sendo mascarado. O que pode ocasionar em problemas até mesmo sérios.

Afinal, a baixa autoestima masculina pode ser responsável por levar esse público até um centro de medicina do trabalho, ao ter o seu desempenho profissional sendo prejudicado por problemas de base emocional, que podem ter origem nessa falta de confiança em si.

O estado atual da autoestima masculina

Apesar dos problemas relacionados à autoestima também serem encontrados no perfil masculino, parece existir nesse público um empenho em camuflar suas inseguranças, justamente para não contradizer o ideal de força que sempre se exige ao homem.

Curiosamente, em uma pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, encomendada pela revista de moda masculina GQ Brasil, chegou a números interessantes sobre o que se trata da relação de autoestima do público masculino, em relação ao seu conceito de beleza.

Ou seja, se os homens se acham bonitos. A pesquisa chegou aos seguintes resultados:

  • 47% se acham bonitos; 
  • 44% acham ter uma beleza mediana;
  • 3% se acham feios;
  • 6% não sabem opinar.

Números que se analisados friamente podem indicar o alto índice de autoestima masculina, o que conversa com a procura cada vez maior de produtos voltados à manutenção de sua beleza e do seu físico, como a procura por uma faixa abdominal elástica com velcro.

Produto que antes contava com uma busca maior pelo público feminino, mas que hoje também é utilizado pelos homens, para garantir um melhor estado do seu corpo, garantindo uma boa silhueta para ornar com diferentes peças de roupa.

No entanto, esse maior empenho em se arrumar pode ser visto também como uma intenção de se adequar a padrões irreais de beleza, como físicos cada vez mais torneados a surgirem em obras audiovisuais, como nos atuais filmes de super-herói.

Uma relação capaz de resultar em um forte golpe na autoestima do chamado homem comum, ou seja, aquele que não está perto de alcançar esse perfil socialmente exigido. Por mais irreal que ele seja.

Situação que faz com venha se tornando comum a procura por tratamento duvidosos, além do uso de anabolizantes, entre outros produtos capazes de prejudicar o seu corpo.

E assim como é necessário um curso brigada de incêndio para atuar nesse ramo de segurança, para trabalhar com tais tratamentos estéticos também é necessário contar com um treinamento médico adequado.

E a procura por tais intervenções estéticas têm muitas vezes origem na baixa autoestima de alguém em si mesmo. Logo, para garantir a saúde desse indivíduo, tanto física como mental, é importante saber como apresentar uma alta confiança em si mesmo.

Formas de se cuidar e aumentar sua autoestima

Diversas são as práticas que podem ser úteis no processo de aumento de autoestima de um homem. Pois, assim como é feita a análise da qualidade da água para consumo humano é importante analisar também como alguém olha a si mesmo.

E para garantir essa confiança, junto de sua autovalorização, certas práticas se mostram adequadas, como:

Aparência

Se por um lado existe um padrão estético impossível de ser acompanhado, isso não significa que o público masculino deve simplesmente deixar de cuidar de si mesmo. Pelo contrário, dar atenção à sua aparência pode ser uma maneira de destacar o seu valor.

E diversas são as maneiras de se conquistar isso, a partir de tópicos como:

  • Corte de cabelo;
  • Cuidado com as unhas;
  • Tratamento para a pele;
  • Busca por um estilo próprio.

Ações que podem melhorar a aparência de um homem, garantindo a ele uma melhor percepção em diferentes campos, seja em sociedade, no trabalho ou até mesmo em seus relacionamentos.

Saúde

A autoestima de alguém não está associada somente a sua aparência, mas também a outras características físicas que podem ser prejudicadas pela falta de uma saúde adequada.

Diante disso, um acompanhamento médico pode ser útil tanto para a sua saúde física, como também para a valorização da sua autoestima.

Terapia

Não é apenas o corpo que tem importância em uma maior confiança em si mesmo. Na verdade, a questão mental demonstra um valor ainda maior, pois grande parte das inseguranças de um homem podem ter origem junto ao seu estado mental.

Diante disso, recorrer à terapia pode ser a melhor atitude que um homem pode tomar, encontrando apoio para discutir não só seus pontos fortes, mas também suas fraquezas, para assim ter um conhecimento melhor sobre si.

Ação necessária para garantir uma visualização saudável de si, aumentando assim sua autoestima. Uma confiança que pode ser útil tanto para suas relações pessoais como profissionais.

Pois assim como é necessário colocar uma fornada de pão francês congelado para assar, para garantir o funcionamento de uma padaria, a sua autoestima também exige um certo tipo de trabalho. Nesse caso o alinhamento dos cuidados ao seu corpo e sua mente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.