Pular para o conteúdo

Acampar no carro: veja os principais equipamentos

O ideal é fazer um bom planejamento para não esquecer nada para a viagem

Para quem gosta de acampar, nada como aproveitar o próprio carro para a aventura. Enquanto muitos fazem o acampamento tradicional, outros já pensam em como aproveitar o veículo para sua acomodação. Já existe uma série de equipamentos que auxiliam na empreitada.

Muitos se motivam pela aventura de acampar, outros gostam que esse tipo de viagem acabe sendo mais econômico. Assim, é possível ficar mais tempo em um determinado lugar com o mesmo orçamento ou até visitar múltiplos locais sem gastar muito.

Adaptações simples no carro

Viajar de carro pode trazer uma sensação de liberdade. É possível retraçar a rota quando quiser. Utilizando um carro, dá para carregar tudo o que precisar. Um bagageiro de teto universal pode ajudar no transporte de barracas, bagagens e demais objetos.

Já existem, inclusive, barracas que se acoplam ao próprio carro. Há diversos tipos de tamanho e capacidade. É preciso ter planejamento na hora da compra para decidir qual é a melhor para o número de pessoas que viaja, além de ser ideal que sirva para tal veículo.

Também é possível adquirir acessórios para dormir no carro como um colchão inflável para o banco traseiro ou para a carroceria. Tem também chuveiros portáteis que podem ser úteis na viagem. Os que não conseguem investir em novos equipamentos podem até improvisar alguns como lonas para proteção.

Equipamentos de acampamento em geral

É preciso fazer uma lista de itens para o acampamento. Os mais comuns são lanterna, bússola e kit de primeiros socorros. Também se faz necessário levar fogareiro para o camping e garrafa térmica. O ideal é pensar em tudo o que será usado na viagem e preparar com antecedência.

Muitos também já até preparam seus carros, vans e micro-ônibus para que estejam preparados para viagens. A instalação de camas e cozinhas em veículos é algo que já é comum. Assim, é possível viajar para todos os lugares sem grandes preparações.

Levando dependentes

Acampar pode ser uma forma de introduzir um novo mundo para as crianças. Elas passam a olhar ao redor de uma nova perspectiva e inseridas na natureza. Também podem ajudar e sentir-se parte tanto erguendo a barraca como preparando a comida. A convivência passa a ser mais intensa com os outros integrantes da família.

Os animais de estimação, muitas vezes, também fazem parte da viagem para acampar. É necessário, no entanto, se informar nos campings desejados se eles aceitam animais de estimação. Muitos deles não aceitam pets, e o melhor é se programar antes para que tenha um lugar para acampar.