Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Aplicativo conecta alunos e profissionais de Educação Física

Alunos e profissionais de qualquer região do Brasil podem se cadastrar no aplicativo. Crédito: Anderson Stawski

Aproximar alunos e profissionais de Educação Física. Esse é o propósito do aplicativo TeachFit Treinos On-line, desenvolvido pelo empresário Marcelo Soares da Rosa, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A solução tecnológica possibilita o cadastro dos públicos-alvo em qualquer região do Brasil e abre possibilidade de novos trabalhos para personal trainers.

Marcelo conta que a ideia de desenvolver a solução surgiu diante da dificuldade que teve de encontrar um profissional, com preço acessível, na ocasião em que participou de uma maratona. “O resultado da maratona foi uma lesão, porque não tive a supervisão de um profissional, pois não pude pagar pelo serviço”, conta. Com o aplicativo, ele espera facilitar o acesso a um profissional, por um preço atrativo.

Para quem busca o acompanhamento on-line para a prática esportiva, é preciso baixar o aplicativo, se cadastrar como aluno e buscar um profissional no município de interesse. Uma lista é disponibilizada com o nome dos professores cadastrados, duração de treinos, valores e especialidades. O pagamento é feito com cartão de crédito e, após isso, é liberada a comunicação entre aluno e professor.

Para o profissional de Educação Física, o cadastramento também é gratuito. Todas as informações fornecidas, como formação superior, especialidades, foto e número de registro profissional, conforme o empresário Marcelo, são verificadas junto ao Conselho Federal de Educação Física (Confef).

“O professor tem 24 horas para aceitar ou recusar o pedido do aluno. Caso a resposta seja positiva, são feitas as avaliações físicas, de forma online, para que o treino seja repassado de acordo com o perfil do aluno, sempre respeitando a particularidade física de cada um. Os exercícios podem ser praticados em casa, em academias ou ao ar livre”, explica.

O empresário comenta que 25% do valor de cada serviço fechado retorna para o aplicativo.  Hoje são 11 profissionais cadastrados e mais de mil cadastros de alunos. “Estamos trabalhando para dar mais visibilidade ao TeachFit que oferece, além das avaliações físicas, vídeos demonstrativos de todos os exercícios, acompanhamento da evolução de resultados através de gráficos, além do contato direto com o personal trainer”, frisa. O app está disponível para IOS e Android.

Apoio

A ideia do TeachFit surgiu em 2016, mas começou a ser desenvolvida somente após dois anos de consultorias e capacitações junto ao Sebrae Paraná.  O empresário teve acesso ao Sebraetec, programa que subsidia os pequenos negócios no acesso a serviços tecnológicos com foco na melhoria de processos, produtos, serviços e a inovação. Os recursos disponibilizados foram na ordem de R$ 27 mil, sendo que 70% foram subsidiados pelo Sebrae Paraná.

“O Sebrae estimula o movimento da inovação. As startups, maioria delas de base tecnológica, têm poder de ajudar as pessoas, principalmente no que diz respeito ao bem-estar”, aponta a consultora do Sebrae Paraná, Gabriela Cipriano.