Pular para o conteúdo

Faço exercícios e não perco peso, por que?

Mulher em pé em uma balança

Você tem dificuldade com emagrecimento? Sente que faz exercícios físicos, mas não emagrece? Quantas vezes você já ouviu frases como “não consigo emagrecer mesmo fazendo exercícios todos os dias”?

De fato, perder peso não é tão fácil, e muitas vezes, na tentativa de emagrecer, principalmente fazendo por conta própria, a situação só piora.

É importante lembrar que massa magra e massa muscular são duas coisas diferentes. A massa magra inclui, além de músculos (massa muscular), ossos, órgãos internos, sangue circulante, etc.

A massa gorda, por outro lado, está ligada à parte do nosso corpo que é composta de gordura.

Em um homem saudável e de baixo peso, a massa muscular é aproximadamente 40-45% da massa magra, dependendo da idade. Em um fisiculturista, a massa muscular pode chegar a 60-70% da massa magra.

Isso quer dizer que a massa magra, que são os músculos, pesa mais que a gordura. Por isso, o número na balança não é tão importante assim como imaginamos.

Além disso, não existe uma única resposta para a pergunta, pois os motivos podem ser múltiplos e variáveis ​​dependendo da situação.

Por exemplo, mesmo que você faça exercícios com um personal trainer ou compre alimentos saudáveis em uma empresa de produtos veganos, caso exista alguma questão hormonal, é certo que a dificuldade em emagrecer pode ser causada por questões de saúde.

Gordura x peso corporal

Estamos acostumados a pensar que o aumento do peso corporal está sempre ligado ao aumento da gordura, enquanto na realidade a gordura é apenas uma porcentagem do peso. A maior parte do peso da massa magra corporal é composta por toda parte magra do corpo, como: 

  • Músculos;
  • Água;
  • Tendões;
  • Ossos;
  • Ligamentos;
  • Órgãos.

Portanto é necessário derrubar o mito de que peso é somente gordura.

Mas é claro que, independente se você trabalha o dia todo em pé, se movimentando, ou sentado em um escritório de assessoria contábil para abertura de empresa, é preciso identificar os motivos tanto de ganho como de perda de peso.

Afinal, quando se começa a realizar dietas e exercícios físicos, é mais do que esperado que as mudanças aconteçam, mas vamos ver com mais detalhes o que pode estar acontecendo com seu corpo que está impedindo seu emagrecimento.

Por que não estou emagrecendo?

De fato existem vários motivos pelos quais você não está emagrecendo mesmo fazendo dieta e exercício físico.

Esses motivos podem ser normais e saudáveis, e podem fazer parte do processo de mudança de estilo de vida, principalmente depois de um período de sedentarismo e de repente começou a malhar e fazer dieta, por exemplo.

Mas também os motivos podem ser problemas de saúde, e nesses casos é crucial procurar orientação médica.

Aporte de água e energia

No início de um plano de treinamento e alimentação, você está empolgado, então treina todos os dias, bebe muita água, faz substituições alimentares, como trocar o pão francês pelo pão de forma integral valor calórico mais baixo, está queimando gordura, etc.

Então, nesse caso, mesmo que a balança não informe mudanças, é porque o peso está sendo compensado por outra coisa, principalmente o glicogênio, que é uma das fontes de energia do corpo. O segredo está na composição das calorias que ingerimos com as atividades físicas.

Isto é, quando nosso corpo começa a se mover depois de muito tempo, ele tem que lidar com um suprimento de energia extraordinário ao qual não está acostumado.

Logo, os músculos finalmente em treinamento requerem mais energia na forma de glicogênio, uma combinação de água e glicose.

E ao se exercitar, seu corpo pega glicose dos carboidratos que você come e os combina com água e os armazena em seus músculos. Funciona como uma catraca eletrônica para empresa, em que o corpo sinaliza e esses elementos entram no músculos.

Esse processo tende a aumentar repentinamente quando você começa a se exercitar após um certo período de sedentarismo. Nesse caso há uma mudança rápida em seu corpo que o organismo tem que se acostumar.

Para lidar com essa “emergência de reserva de energia”, o corpo armazena mais glicose do que o normal. Isso significa que o ganho de peso deve ser atribuído ao aumento da quantidade de água em nosso corpo.

Pular refeições

Você pode até pensar que pular refeições é bom para perder peso, mas pode ser exatamente o contrário. O corpo precisa de uma ingestão contínua de macronutrientes, vitaminas e minerais para desempenhar suas funções corretamente.

O jejum prolongado, se feito sem uma indicação correta (talvez indicado por dietas como o “jejum intermitente”), pode levar a uma redução da massa muscular, resultando em aumento da massa gorda devido à falta de nutrientes e catabolismo muscular.

Ou seja, você pode até perder peso, mas será peso corporal, e não gordura, pois a gordura é mais difícil de ser eliminada, ela entra como última opção de queima de energia.

Portanto, além do dano ao corpo, na verdade, é muito arriscado para a saúde e funcionalidade dos órgãos.

Comer alimentos com alto índice glicêmico

A qualidade dos alimentos também é de grande importância. Ultimamente há uma tendência de levar cada vez mais em consideração a origem dos produtos, preferindo alimentos orgânicos e vindos de empresa de alimentos saudáveis.

Para fins de emagrecimento, no entanto, o parâmetro que deve ser lembrado é o índice glicêmico, que infelizmente não é indicado nas embalagens dos alimentos.

Para aqueles que não estão familiarizados com esse termo, o índice glicêmico de um alimento indica a taxa na qual o açúcar no sangue aumenta (níveis de glicose no sangue) após a ingestão de uma quantidade do alimento contendo 50 gramas de carboidratos.

Esse valor varia de acordo com os alimentos, o processamento a que foram submetidos e a origem. Isso torna alguns alimentos preferíveis a outros. Uma dieta composta por alimentos com alto índice glicêmico, além de pouco saciante, dificulta a lipólise (quebra das moléculas de gordura).

Ao contrário de uma dieta rica em alimentos com baixo ou médio índice glicêmico, que fornece a mesma quantidade de alimentos e/ou calorias, mas com maior qualidade e melhor e mais energia disponível.

Subestimar a importância dos lanches

Os lanches são essenciais para que o índice glicêmico permaneça constante. Ou seja, comer os lanches certos, tanto de manhã quanto de tarde, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e a não exagerar nas refeições principais, prevenindo o ganho de peso pelo excesso de comida.

Se esses níveis estiverem equilibrados, há uma chance maior de que ocorra perda de gordura, que a produção de novo tecido muscular seja estimulada e que nosso metabolismo seja consequentemente mais ativo.

Beber pouca água

É muito importante ingerir a quantidade de água diariamente necessária para o seu corpo e seu peso. Isso porque a água ajuda em todas as funções do corpo, inclusive no metabolismo, contribuindo para uma manutenção do peso.

Além disso, a falta de água provoca uma sensação falsa de fome, fazendo você comer mais que o normal. Portanto beba bastante água.

É importante destacar a importância de escolher água de boa procedência, que realizam todos os protocolos de qualidade e que utilizam produtos para tratamento de água para evitar contaminação e problemas de saúde.

O que fazer para emagrecer?

Se você não está vendo resultados na balança, não significa que você não está tendo resultados. É preciso ter consistência e não desistir da atividade física, afinal ela é de fato essencial para o emagrecimento.

Mas vamos dar algumas dicas para você realmente começar a ter resultados com sua dieta e atividades físicas e emagrecer visivelmente.

Invista em termogênicos, mas sem exagerar

Os termogênicos são suplementos que contêm compostos que visam aumentar o processo de produção de calor corporal a partir do qual se obtém um maior gasto calórico, útil para o emagrecimento. Alguns exemplos de termogênicos são:

  • Café;
  • Chás (canela, chá verde, chá preto);
  • Pimentas;
  • Gengibre;
  • Guaraná;
  • Vinagre de maçã.

Eles podem ser ingeridos de 30 minutos a 1 hora antes das refeições, ou em jejum ao acordar. Só não são indicados para serem tomados antes de dormir, pois causam insônia.

Uma dica se você não tem muito tempo para ficar fazendo cafés é procurar por máquinas de café para alugar. Assim você poderá ter praticidade sempre que precisar tomar seu café e preparar seu chá, afinal existem muitas máquinas que reparam tanto café, como chá e chocolates quentes.

Fracione bem as refeições

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer para emagrecer é fracionar as refeições. Mesmo diante da rotina intensa, é preciso dedicar tempo para preparar suas refeições com as quantidades ideais para cada horário.

Se você trabalha o dia todo fora, prepare as marmitas na noite anterior para levar no dia seguinte. Coloque na geladeira durante a madrugada e pela manhã coloque em uma bolsa térmica apropriada para marmitas.

Essa bolsa é muito importante, pois se no seu ambiente de trabalho não tiver geladeira, a bolsa térmica e o climatizador e umidificador industrial ajudam a conservar os alimentos.

Outras dicas essenciais

No mais, é essencial fazer todas as dicas clichês, mas importantes para emagrecer de verdade, como:

  • Beba bastante água;
  • Faça exames de rotina;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Não exagere na dieta para não causar compulsão;
  • Coma alimentos naturais e saudáveis;
  • Consulte um nutricionista.

Todas essas dicas são essenciais para alcançar o emagrecimento de forma saudável. Não se esqueça que sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.