Pular para o conteúdo

Ejaculação Precoce: o que é e como resolver?

Também conhecida como ejaculação rápida ou ejaculação prematura, trata-se de uma disfunção sexual que acontece com alguns os homens. Quando não tratado de imediato, a saúde sexual pode ficar cada vez mais comprometida.

Em resumo, a ejaculação precoce consiste num padrão persistente ou recorrente de ejaculação que ocorre quando o homem tem uma estimulação sexual.

Essa estimulação pode ocorrer durante ou logo após fazer a penetração. Em outros casos, o problema pode acontecer até mesmo antes do momento desejado pela própria parceira, fazendo com que a satisfação sexual não seja alcançada.

A ejaculação precoce foi definida pela International Society of Sexual Medicine como uma disfunção na qual a ejaculação ocorre, na maioria das vezes, em menos de um minuto após o parceiro fazer a penetração.

Em todo caso, o homem também pode optar por mudar a alimentação para e acrescentar alimentos que possam ajudar o funcionamento do cérebro, como a alga marinha para sushi, que possui fontes que agem diretamente no cérebro, além de trazer outros tipos de vantagem.

Nesse momento se verifica a incapacidade de retardar na maior parte das vezes em que há penetração, pelo o que provoca consequências negativas tanto para a vida pessoal do homem quanto para a sua vida de casal.

Outra opção que o homem pode considerar é optar por alimentos mais saudáveis que não afetem a vida animal.

No caso, o paciente pode até mesmo visitar uma fabrica de produtos veganos para que ele tenha uma noção melhor sobre como esse tipo de mercadoria pode abranger várias alternativas.

Contudo, a avaliação subjetiva da pessoa deverá prevalecer sobre o tempo medido entre a penetração e a ejaculação, considerando sempre o tratamento que a pessoa/casal sinta que não obtém o prazer desejado devido às consequências da ejaculação precoce.

Consequências da ejaculação precoce

Assim como todos os problemas sexuais decorrente de um fator natural, a ejaculação precoce pode causar um impacto negativo tanto na vida do homem quanto na sua vida amorosa.

É nesses momentos que o parceiro já deve procurar uma ajuda. No geral, os profissionais que atuam com esse auxílio procuram trabalhar como uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, visto que o próprio tratamento da relação sexual passa por várias etapas.

Em casos mais extremos, esse problema sexual pode desencadear outras complicações, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Baixa autoestima;
  • Problemas relacionais/conjugais.

Todos esses problemas podem acontecer devido à frustração recorrente da insatisfação sexual, fazendo com que as pessoas evitem contato visual ou o mantenham com muito sofrimento ou desconforto.

Prevalência da ejaculação precoce

Para tornar o problema ainda mais sério, a prevalência da ejaculação precoce é bastante elevada, podendo afetar cerca de 30 a 40% dos homens. Da mesma forma que um monitoramento ambiental, é necessário também ter um acompanhamento para que o problema possa ser tratado.

Essa disfunção torna-se ainda mais comum em homens jovens que estão iniciando a sua vida sexual. Entretanto, muitos desses jovens têm a expectativa de que o problema possa diminuir conforme o tempo ou com as experiências sexuais.

É todo um processo para diminuir esse problema, como as atividades que acontecem dentro de uma empresa de montagem mecânica, por exemplo.

As dificuldades que surgem após um período de funcionamento normal estão habitualmente associadas a fatores como: disfunção erétil, início de uma nova relação ou até mesmo um período de diminuição acentuada de frequência da atividade sexual.

Etiologia da ejaculação precoce

Em casos que a ejaculação precoce acontece desde o início da vida sexual, é designada como primária, e nesse caso a sua etiologia é maioritariamente psicológica.

Nesses casos, o paciente precisa passar por um acompanhamento de um profissional, que irá aplicar técnicas específicas, como o que acontece com uma calibração de equipamentos de medição, ou seja, é um monitoramento.

A etiologia orgânica é um caso mais raro e costuma acontecer com frequência nos casos em que houve um período prévio de bom funcionamento a este nível, designando-se nestes casos por ejaculação precoce secundária.

Todavia, o paciente também pode optar por ter novas atividades para distrair a mente, como desenvolver canecas personalizadas para empresas ou praticar esportes, por exemplo.

Esse exemplo acontece com os homens mais velhos, e está habitualmente ligada a disfunção erétil ou a fatores orgânicos, como os hormonais, predisposição neurológica ou genética, hipersensibilidade da glande peniana, doenças urológicas inflamatórias e infecciosas, entre outros.

Em todo caso, mesmo que a etiologia da ejaculação precoce seja orgânica, inevitavelmente poderão surgir consequências, podendo afetar o psicológico do paciente e consequentemente a sua vida sexual.

Todas essas consequências são recorrentes do impacto que esta disfunção assume nas relações sexuais, ou seja, quando não tratado, pode apresentar várias ocorrências, como ocorre com um climatizador e umidificador industrial que não tem manutenções, ou qualquer outro mecanismo.

Causas psicológicas da ejaculação precoce

No geral, as causas psicológicas são diversas, podendo ser relacionadas desde os fatores individuais, tais como a constituição psicológica da pessoa, até os elementos subjacentes à dinâmica relacional. Em resumo, iremos apontar os principais fatores abaixo.

Educação sexual 

Quando a pessoa possui uma educação sexual pobre, inexistente ou marcada por um modelo inadequado, pode conduzir o paciente a ter uma aprendizagem fraca sobre o funcionamento do corpo humano e de suas respostas sexuais.

Nesses casos, é muito comum o homem associar sentimentos de culpa ou vergonha perante o prazer sexual ou uma aprendizagem da sexualidade baseada na pornografia, por não conhecimento das vantagens que uma relação sexual feita com emoções pode proporcionar.

Expectativa sociais do papel do homem

Não podemos deixar de citar o peso que a sociedade impõe sobre o desempenho ou performance masculina na relação sexual. O fato é que esse tipo de expectativa torna os homens alvo de uma masculinidade tóxica, que aumenta a sua ansiedade perante o sexo.

Primeira relação sexual

Caso a primeira relação sexual seja marcada por medo, fracasso, perigo ou de forma rápida e/ou em situações relacionadas à prostituição, a pessoa pode ter acreditado que não teve um bom desempenho na cama.

Esse tipo de pensamento pode aumentar a ansiedade, podendo prejudicar as próximas relações sexuais, aumentando as chances dos próximos encontros não serem satisfatórios.

Ansiedade

Já a ansiedade pode estar na causa da ejaculação precoce pelo fato de ser uma consequência.

De uma forma ou de outra, a ansiedade tem o poder de distrair as pessoas, tirando os estímulos eróticos, e isso aumenta as chances do parceiro não perceber os sinais que antecedem o reflexo ejaculatório.

Stress

Dependendo das atividades que realizamos no dia a dia, podemos comprometer a saúde em nível geral, incluindo também a resposta sexual humana.

Isso pode estar na base do stress crônico, que possui um efeito prejudicial na resposta e satisfação sexual por provocar a incapacidade de relaxar e focar as atenções sobre as sensações sexuais.

Perturbação psicológica

A perturbação psicológica pode ser resumida nas seguintes consequências: sofrer de depressão, ansiedade, distimia, bipolaridade, perturbação obsessiva-compulsiva, perturbação de ansiedade generalizada, entre outras consequências que podem afetar a saúde mental.

Relação com o parceiro/parceira

Quando a relação sexual de um casal passa por alguns problemas, é natural que a relação entre os dois tenha algum tipo de conflito. As consequências podem ser uma relação amorosa marcada pela hostilidade ou violência, ou excesso de preocupação com o parceiro.

Por outro lado, as dificuldades que o casal passa em decorrência da relação sexual comprometida, como a falta de comunicação entre ambos, podem estar na base do problema.

Outros fatores podem aparecer também ao longo do tempo, como algum experiência com abuso sexual, imagem corporal distocida ou associadas a um sentimento de rejeição, preocupação ou sentimentos de culpa em relação ao desempenho sexual.

Como tratar?

Por mais que a ejaculação precoce seja bastante frequente e disfuncional, na maioria das vezes os tratamentos conseguem obter resultados extremamente expressivos.

Na prática, a terapia sexual funciona através de algumas técnicas específicas, a controlar a sensação de modo que o parceiro possa controlar a ejaculação que precede o reflexo ejaculatório.

Há também a psicoterapia cognitivo-comportamental de terceira geração, que utiliza a ferramenta mindfulness, que irá ajudar o paciente a lidar com a ansiedade de modo que ela não consiga influenciar no desempenho sexual.

Por sua vez, esse tipo de terapia é extremamente positivo para as pessoas que sofrem com esse tipo de problema pelo fato dela ajudar o paciente a ter uma consciência corporal.

Ao mesmo tempo, a prática de atenção plena irá sedimentar ou aumentar a consciência e autoconhecimento, fundamentais para o tratamento da ejaculação precoce.

Para quem sofre com ejaculação precoce, considere procurar um terapeuta sexual ou sexólogo com formação com base em psicologia clínica ou psicoterapia cognitivo-comportamental.

Quando as causas da ejaculação precoce estão relacionadas com fatores relacionais, a terapia de casal pode também ser uma alternativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.