Pular para o conteúdo

Proliferação de ratos representa ricos à saúde de pets

Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera dá dicas e orientações para cuidados com animais domésticos

Encontros entre pets com ratos urbanos podem ser perigosos

Com a chegada do inverno, aumenta a preocupação com a infestação de alguns tipos de pragas urbanas. O clima frio provoca o comportamento natural de animais sinantrópicos, como ratos, que procuram abrigo dentro das casas, em busca de temperaturas confortáveis, boa oferta de alimentos e um local seguro para morar e procriar. Essa invasão pode ser nociva à saúde de pessoas e, principalmente, dos pets, que são estimulados a interagir com esses roedores.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora doutora Janaína Duarte, são inúmeras as doenças que podem ser transmitidas nesses encontros e a principal delas é a leptospirose, provocada por uma bactéria presente na urina do rato, que pode causar a morte de seres humanos e animais domésticos. “Por instinto, cães e gatos podem atacar ou caçar esses pequenos invasores e ficam expostos ao risco de contaminação”, explica Duarte.

A leptospirose é uma zoonose infecciosa aguda potencialmente grave que causa lesões crônicas. O contágio pode ocorrer por meio do contato com água (caixas de esgoto, chuvas) ou solo úmido (lama, barro em enchentes) contaminados. “A bactéria pode estar presente no sangue dos roedores, portanto, é preciso tomar cuidado caso o seu pet ataque um rato”, alerta. “Além disso, esses animais podem ter ingerido raticidas e, indiretamente, intoxicarem os pets após contato pela mordida ou, até, pela ingestão dos mesmos”, completa.

Segundo a acadêmica, em casos de mordidas ou arranhões, é importante lavar as regiões que entraram em contato com o roedor com água e sabão neutro e, em seguida, levar o animal para avaliação de um médico-veterinário. Esse contato pode ocasionar outras doenças como a raiva, sarnas e micoses, triquinose e salmonelose, por exemplo. “Dependendo da gravidade da situação, somente um profissional qualificado poderá realizar curativos e receitar remédios para o tratamento adequado”, completa a especialista.

A coordenadora elenca as principais dicas para evitar encontros indesejados entre pets e animais sinantrópicos:

Limpeza. Recolher o lixo diariamente e manter as áreas da casa limpas pode evitar que ratos sejam atraídos para o ambiente doméstico. Materiais de construção, como tijolos e telhas, latas de lixo abertas e outros itens abandonados em quintais podem se tornar o abrigo ideal para pequenos roedores.

Alimentação. Rações a granel não são recomendadas para armazenagem. É preciso que os restos de comida dos pets sejam devidamente descartados, assim como a embalagem de petiscos e pacotes de ração. A água dos bichinhos também deve ser trocada diariamente.

Felinos. Embora sejam mais resistentes à leptospirose, os gatos devem ser desestimulados a caçar roedores, pois podem contrair essa e outras enfermidades. Assim como com os cães, o adestramento com um profissional para evitar esse comportamento pode ser uma alternativa.

Vedação. Os roedores conseguem circular em tubulações de esgotos e encanamento. É aconselhável instalar telas e grades de proteção em ralos, assim como conferir periodicamente se as peças estão com boa fixação e firmeza. Portas com rodos também garantem a vedação completa na parte inferior do lar.

Vacinação. A carteira de vacinação dos pets deve estar sempre em dia. A vacina múltipla polivalente imuniza o pet contra leptospirose e outras enfermidades, portanto, é necessário manter a atualização da rotina médica veterinária dos animais.

Ratos urbanos são atraídos por lixo e representam risco à saúde de pets

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.