Pular para o conteúdo

Será mesmo que o café ajuda no emagrecimento? Descubra!

São muitas as pessoas que buscam o emagrecimento de diversas formas possíveis, seja através de treinos insanos ou de dietas extremamente rigorosas, que mais criam desejos e frustrações do que realmente são funcionais.

Mas uma coisa que poucos sabem é que o café pode ajudar nesse processo, e dependendo de como utilizá-lo e aplicá-lo em seu dia a dia, alguns bons resultados podem ser colhidos. E saber o que seu corpo está ingerindo sempre é importante.

Portanto, o texto de hoje irá abordar o café e ajudar a desvendar se ele realmente ajuda no emagrecimento, explorando alguns conceitos e características, assim como alguns benefícios e pontos positivos de se conhecer e ingerir café da maneira correta.

Seja alguém que trabalha em um serviço de monitoramento ambiental ou desenvolvendo projetos dentro de uma logística, todos precisam em algum nível cuidar do próprio corpo para evitar a contração de doenças e ter uma vida mais saudável.

O emagrecimento, embora seja buscado por muitas pessoas, é uma maneira de se manter o corpo mais vivo e disposto ao longo dos anos de vida, porém o grande erro que muitos cometem é realizar as dietas milagrosas ou treinos que vão até o limite para atingi-lo.

No caso, o café é servido em casa, em lojas e até mesmo em empresas junto de um pão de forma integral valor, sendo um grande pilar do café da manhã do brasileiro e, embora muitas pessoas não saibam, ele pode ser um grande auxílio para emagrecer.

O café revigora e nos dá a energia necessária para trabalhar e desenvolver nossas tarefas e atividades ao longo do dia, e junto de alguns alimentos, como frutas, um pão com manteiga ou até mesmo um pedaço de bolo, compõe um poderoso café da manhã.

Como essa bebida possui diversos benefícios para a nossa saúde, além de ser incrivelmente saborosa, vamos entender um pouco mais como ela pode influenciar no emagrecimento, estando ou não acompanhado com pão francês congelado para assar.

Sendo assim, o tópico a seguir irá explorar as características e propriedades do café, assim como algumas dicas e curiosidades sobre o porquê ele ajuda a emagrecer, além de explicar um pouco melhor a sua composição. Sem mais delongas, confira.

Características e propriedades do café

O grão de café passa por diversos processos até chegar em nossas mesas da maneira em que conhecemos, e quando está em forma líquida, da maneira convencional em que consumimos, podemos dizer que possui diversas características.

Mesmo que seja colocado em uma bolsa térmica fitness, podemos dizer que as principais características do café estão relacionados ao aroma, corpo, sabor, amargor, resíduo e fragrância, cada um tendo sua importância para o nosso reconhecimento.

Alguns benefícios podem ser adquiridos para aqueles que utilizam o café de maneira adequada, e quando falamos isso, é tomando moderadamente, sem exageros, xícaras bem dosadas e sem açúcar.

Ou seja, assim como é possível aproveitar algumas vantagens ao utilizar camisas de silicone amarelas, quando pensamos no café, ele pode:

  • Aumentar a concentração da pessoa;
  • Melhora o desempenho em exercícios;
  • Ajuda na prevenção de Parkinson;
  • É bom para os músculos;
  • Ajuda a perder peso.

Como esse último ponto mencionado é o foco do texto de hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais nele, porém isso não significa que os outros mencionados são menos importantes, muito pelo contrário.

Isso significa que, além de perder peso, uma série de outros benefícios são adquiridos ao consumir café de maneira moderada. Em outras palavras, da mesma forma que não se deve exagerar ao consumir açaí atacado Salvador, não se deve exagerar no café.

Por fim, antes de entendermos como ele pode ajudar com o seu emagrecimento, é preciso saber que o café ajuda com a prevenção de doenças e, além do Parkinson já mencionado, ajuda a prevenir diabetes do tipo 2, seja a sua versão normal ou a descafeinada.

Como o café ajuda no emagrecimento?

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o café, suas características, propriedades e alguns benefícios, chegou o momento de nos aprofundarmos um pouco mais.

Agora vamos saber o porquê dele ajudar no emagrecimento, podendo ser usado até mesmo por empresas e suas maquinas e equipamentos para industria alimentícia.

Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações sobre o caso para que você fique por dentro de tudo e comece a consumir mais café, ajudando a sua dieta. Sem mais delongas, confira.

01 – Aumento do gasto calórico

Sabemos que, para emagrecer, além de seguir uma dieta estabelecida por um profissional da saúde, é preciso realizar uma rotina de exercícios e ter muita disciplina ao longo do processo para se atingir o resultado esperado.

Uma das propriedades do café é que a cafeína nele contida traz durante o consumo uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico do seu organismo e sendo um excelente contribuindo para a queima de gordura do seu corpo.

Portanto, seja antes da academia ou até mesmo durante uma caminhada até o seu trabalho de suporte de informática para empresas, uma boa xícara de café pode ajudar a queimar algumas gordurinhas a mais e, de pouquinho em pouquinho, auxiliar no seu emagrecimento.

Tenha cuidado com exageros, afinal ele ajuda com o emagrecimento, mas tomar apenas café não irá fazer com que você emagreça. Boa parte do processo ainda precisa da rotina de exercícios e da dieta

Também não adianta tomar uma garrafa inteira de café de uma vez, que isso mais te fará mal do que ajudará.

02 – Estimula o seu corpo

Já ouviu falar que um bom café quente oferece a energia que você precisa para começar o dia bem? Isso é verdade! A cafeína presente no café que você toma é um ótimo estimulante que, embora não dure o dia todo, é o suficiente para aquele ânimo pela manhã.

Quando a cafeína é consumida em doses pequenas e moderadas, ela consegue estimular muito o seu corpo, fazendo com que o seu sono diminua e o organismo se sinta mais disponível e disposto, o que é excelente para os exercícios físicos.

Por isso que, embora saibamos que não é possível para todos, o ideal para se fazer exercícios físicos é logo pela manhã, depois de uma xícara de café, já deixando o corpo preparado para o restante do dia que virá.

Em casos de pessoas que somente podem em diferentes horários, apenas tome o seu café tranquilamente para “dar aquele gás” no corpo e comece a sua rotina de exercícios. Novamente, apenas tome cuidado com doses muito exageradas.

03 – Desempenho de exercícios aprimorado

Sabe-se que, para a academia fazer efeito, é necessário uma série de repetições dos exercícios para que o corpo se adapte a essas mudanças e faça com que, ao longo do tempo, a queima de caloria vá acontecendo e você emagreça.

A cafeína presente no café, como dito no tópico anterior, ao ser consumida em pequenas e moderadas doses, serve como um estimulante para o corpo. Isso significa que seu organismo estará mais disposto a praticar exercícios, o que é ótimo.

É muito fácil por causa da nossa rotina, do trabalho, faculdades, filhos, casa, escola e diversos outros afazeres nos sentirmos cansados, e isso impacta diretamente em nosso desempenho com o processo de emagrecimento.

Consumindo um pouco de café ao longo do dia e antes dos treinos, isso pode mudar bastante esse quadro e, mesmo aquele pequeno pico de energia pode ser o suficiente para que o treino seja gratificante e não seja tedioso.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o café, suas propriedades e características e como ele pode ser muito útil para o processo de emagrecimento de uma pessoa, mostrando os benefícios que pode trazer ao ser ingerido em doses pequenas e moderadas.

Claro que as dicas que listamos ao longo do texto variam dependendo de quanto, como e com qual frequência cada um ingere café, mas é importante saber que o emagrecimento realmente pode acontecer, bastando apenas adequar a sua rotina.

Podemos concluir então que o resultado final é extremamente positivo, afinal é preciso procurar a melhor maneira de consumir de forma que o seu corpo não seja prejudicado, causando insônia ou até mesmo fazer a pessoa ter dificuldades para dormir.

Mesmo sendo algo simples de ser feito, é sempre indicado buscar um profissional da saúde em qualquer caso em que vá mexer com sua alimentação e dieta, até mesmo porque o consumo de café traz diversos outros benefícios para a sua vida.

Esperamos que esse texto tenha sido bastante informativo e te ajudado a entender um pouco mais sobre como emagrecer pode ser mais fácil e delicioso ao consumir café. Prepare então a água fervente e comece agora mesmo a preparar o seu!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.