Pular para o conteúdo

Qual é o concurso mais fácil de passar?

Obter aprovação em um concurso não é nada fácil, haja vista que o grau de exigência é maior. Além disso, também há o fato da concorrência ser alta, mas o número de vagas é baixo. Em vista disso, pode ser que você queira saber quais são os concursos mais fácil de passar.

E, de fato, existe sim alguns concursos mais fácil de passar, em especial porque eles são menos divulgados ou, porque não requerem alguma formação específica, por exemplo.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre os concursos mais fácil de passar. Gostou? Então, não deixe de conferir os próximos parágrafos. Confira!

Concursos municipais

A verdade é que, na grande maioria das vezes, os concursos que são municipais são menos concorridos, haja vista que a procura não é tanta, em relação ao estadual e federal.

Sendo assim, uma ótima dica para aqueles que querem opções que sejam mais fáceis, é justamente apostar nos de nível municipal.

Fora isso, a verdade é que muitos deles tem uma grande variedade de vagas e de cargos tanto para nível fundamental quanto médio.

Ou seja, a prova tende a ser mais fácil e a concorrência menor. O concurso SEMSA Manaus 2022 é um bom exemplo disso.

Concursos com menor número de vagas

Se você está em busca de concurso mais fácil de passar, outra dica é você procurar por aqueles que têm menor número de vagas.

No geral, os que têm maior número são os que atraem mais candidatos. No entanto, o fato de ter apenas uma ou duas vagas, por exemplo, acaba por assustar algumas pessoas.

Ou seja, as chances de passar são maiores, uma vez que a concorrência acaba se tornando menor. Fora isso, considere haver aqueles que se inscrevem e não vão e os que sequer estudaram.

Agência Nacional de Águas (ANA)

O cargo de consultor da ANA exige certo conhecimento técnico em áreas mais específicas e avançadas, além de experiência mínima que seja possível comprovar.

E isso sem falar da formação ao nível superior, o que acaba fazendo com que poucas pessoas se interessem.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

A ANS nada mais é do que uma agência vinculada ao Ministério da Saúde, o qual é responsável por regular o mercado de planos de saúde do país.

No entanto, a verdade é que se trata de um concurso público não tão conhecido, além de as provas para cargos de nível superior exigirem coisas mais específicas.

Agência Nacional do Cinema (Ancine)

Trata-se de uma agência reguladora, cuja atribuição se refere ao fomento, fiscalização e regulação do mercado audiovisual e de cinema no Brasil.

Por isso, a seleção exige uma prova com questões objetivas, as quais devem abranger conhecimento do Poder Executivo.

Concursos em cidades do interior

Outra dica de concurso mais fácil de passar são os de cidade do interior, e o motivo já é meio óbvio: ser menos concorrido e divulgado.

Então, supomos que você queira entrar no Itaú jovem aprendiz. As suas chances serão ainda maiores em locais de interior, já que a busca é menor.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

A ANEEL tem vínculo com o Ministério de Minas e Energia, onde a responsabilidade é de avaliar os serviços de geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica.

E, ainda que as provas ao nível técnico de fato tenham ampla concorrência, aqueles que requerem nível superior são menos concorridos.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Uma agência bem conhecida, a qual tem por responsabilidade oferecer melhor desenvolvimento das telecomunicações no Brasil.

Agora, em relação ao concurso que se destina aos de nível superior, ele acaba envolvendo a prova objetiva, discursiva e análise de títulos. Ou seja, a concorrência se torna muito menor.

Além disso, não há como deixar de citar o fato que a Anatel está com um quadro de servidores ativos em déficit. Então, o concurso público tende a oferecer um maior número de vagas.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

O BNDES nada mais é do que um banco, utilizado pelo Governo Federal, como um elemento para investimento e financiamento a longo prazo, nos mais diferentes setores da economia nacional.

E, para ingressar ao BNDES, deve-se fazer isso por meio de concurso público, com constituição de cadastro da reserva. Isso, é claro, além de exigir formação específica para cada cargo.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Trata-se de uma empresa pública, onde a sua responsabilidade é a de garantir a regularidade do abastecimento, segurança alimentar e nutricional.

Além disso, deve promover garantia de renda aquele sendo produtor rural. Em relação às suas provas, não são muito divulgadas.

Por conta disso, na grande maioria das vezes a sua concorrência é baixa, o que facilita bastante ingressar na Conab.

Defensoria Pública da União (DPU)

Sobre a DPU, é um órgão institucional, onde a sua responsabilidade é de exercer a orientação jurídica e defesa dos necessitados do Estado.

Não há como negar que o cargo de Defensor Público Federal é sim uma das funções que mais tem concorrência.

No entanto, outros cursos de nível superior do DPU têm índices de concorrência menores, como o cargo de bibliotecário, assistente social, psicólogo, sociólogo, etc.