Pular para o conteúdo

Medo da anestesia geral? Cirurgião plástico explica como superar este receio

Procedimento é extremamente seguro e com baixíssimos riscos de complicações

Um dos medos mais comuns em pacientes que desejam realizar uma cirurgia, é em relação à anestesia geral, responsável pela sedação total do paciente. Porém, não existe necessidade alguma em cultivar esse medo.

Pedro Lozano, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que os mitos envolvendo a anestesia geral causam um pânico desnecessário, uma vez que é um procedimento médico extremamente seguro e realizado com muita frequência. “As complicações envolvendo a anestesia geral são muito raras e, quando acontecem, estão relacionadas a condições físicas graves do próprio paciente, como problemas cardíacos ou renais avançados”, afirma.

Porém, mesmo com essa condição, diversos exames pré-cirúrgicos são solicitados para monitorar todos os aspectos de saúde que precisam estar em dia para uma cirurgia de sucesso. “Caso a pessoa apresente alguma alteração, o médico solicitará o tratamento antes de qualquer intervenção cirúrgica”, explica Lozano.

Além disso, o especialista conta que o anestesista responsável por administrar a dose da medicação permanece na sala de cirurgia o tempo inteiro ao lado paciente, assegurando toda segurança e conforto durante o procedimento. “O médico anestesista passa todo o período da cirurgia monitorando os sinais vitais e evitando quaisquer possíveis complicações”, explica.

Dessa forma, não existe motivo de preocupação. A anestesia geral é extremamente importante porque, ao inibir a dor e bloquear estímulos nervosos, tanto o médico quanto o paciente desfrutam de um maior conforto e segurança durante o procedimento. “Costumo dizer que é como um sono profundo e rápido, mesmo que a cirurgia tenha levado várias horas”, acrescenta Lozano.

Caso o paciente esteja com muito medo do procedimento, o recomendado é conversar com o cirurgião responsável para esclarecer todas suas dúvidas e receios.

Sobre o especialista:

Pedro Lozano, integrante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui graduação  em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (UNESP),Residência (Especialização) em Cirurgia Geral: Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, Botucatu,  Residência Médica (Especialização) em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Título de Especialista em Cirurgia Plástica: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP, Ex Professor de Habilidades Cirúrgicas da Universidade Cidade de São Paulo – (UNICID).

CRM-SP: 111.967  Cirurgia Plástica RQE: 44244

Diretor e responsável técnico da Clínica Vix – Medicina & Saúde, o cirurgião preza pelo bem-estar e satisfação de seus pacientes, para isso utiliza as técnicas mais adequadas a cada caso – realizando assim, intervenções estéticas com segurança e precisão. Entre os hospitais de atuação estão o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Vila Nova Star, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital Santa Catarina – todos na cidade de São Paulo.