Pular para o conteúdo

3 passos para a sua rotina de skincare: o quê vem antes do quê?

Dr. André Moreira esclarece todas as dúvidas sobre os cuidados com a pele

Será que você precisa de todos os produtos que você vê na internet? Tem dúvidas sobre os produtos a serem utilizados e sobre a rotina de skincareeficiente? Pensando em todas as dúvidas que a maioria das pessoas possuem quando o assunto é cuidado com a pele, o Dr. André Moreira, dermatologista e especializado na pele preta, reuniu as principais informações, em três passos:

1. Limpeza: a rotina do dia a dia faz com que nossa pele necessite de limpeza especial, além de poeira, poluição, tem a própria oleosidade da pele que precisa ser removida para manter uma pele saudável.

Para limpá-la e tirar esses excessos de resíduos, pode ser utilizado um sabonete ideal que seja indicado para o seu tipo de pele: oleosa, normal, seca ou mista. Compre um produto que se adeque ao seu orçamento e que você goste do resultado!

Para quem usa maquiagem, é necessário tirá-la de maneira adequada. Existem no mercado inúmeras opções de demaquilantes, mas a minha indicação é fazer a limpeza utilizando água micelar, mais natural e menos agressiva à pele.

3. Tratamento: depois que limpou, é a hora te tratar a pele. Aqui, cada uma terá a necessidade especial, que foi avaliada junto com o dermatologista, e que pode ser: hidratação, tratamento de manchas, rejuvenescimento e acnes, entre outros. Cada caso é único e individual. Mas, esse é o momento da aplicação do tratamento para sua pele.

3. Proteção: depois que limpou e tratou, a rotina pede uma proteção. Protetor solar adequado para cada tipo de pele. E nunca é tarde para começar, mas o ideal é que seja utilizado a partir dos 6 meses de idade. Mas, quantas vezes passar durante o dia? O protetor solar dura, entre 3 e 4 horas. O ideal, então, seria reaplicar o protetor solar 3 vezes ao dia. Escolha um que você goste! O protetor solar vem sempre por último, depois da sua rotina de pele!

ATENÇÃO! Pessoas pretas também precisam utilizar protetor solar por vários motivos: proteção ao câncer de pele, evitar manchas de sol na pele e prevenir o envelhecimento.

 

Sobre Dr. André Moreira

Goiano, formado em 2013 pela Universidade Federal de Goiás, fez residência em Dermatologia, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, possui pós-graduação em doenças dos cabelos (tricologia) e das unhas pela Universidade de Mogi das Cruzes e é Master in Science em oncodermatologia e dermatoscopia, formado pela Universidade de Graz, na Áustria.