Pular para o conteúdo

Que tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço?

Você sabe que tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço? Antes de tudo, na hora de decorar um ambiente é comum ficarmos em dúvida sobre qual modelo de mesa escolher, quadrada ou redonda?

Afinal, estamos falando do móvel sendo o centro das atenções. Ou seja, a mesa de jantar precisa ser bonita, muito confortável e combinar com a decoração do espaço. Além de definir cor, tamanho, material e estampa, você precisa escolher o formato de mesa ideal para o seu ambiente.

Então, surge a dúvida: mesa quadrada ou redonda? Em suma, a resposta dependerá. Isso porque cada pessoa possui um gosto particular, tem gente que prefere a redonda, já outras gostam das quadradas. 

Porém, se você não possui preferência ou sente medo de escolher uma que não serve para você, o segredo é saber quais os diferenciais de cada uma. Bem como qual é o tipo de mesa de jantar que ocupa menos espaço. Confira!

Que tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço: redonda ou quadrada?

Primeiramente, para saber qual é o tipo de mesa que ocupa menos do seu espaço, você deve saber as características de cada uma:

Mesas Redondas

Começando pelas mesas redondas. Atualmente, esse modelo está bem mais moderno e traz suavidade ao espaço. Sendo assim, combinam bem com qualquer tipo de decoração.

No geral, uma das principais diferenças entre o modelo redondo e o quadrado está no pé da mesa. Uma vez que nos modelos redondos o pé fica completamente centralizado, permitindo que mais pessoas se acomodem com conforto ao redor da mesa. 

Por isso, uma mesa de 1,20 m de diâmetro para 4 lugares pode acomodar até 6 pessoas com muito conforto. Vale lembrar ainda que ela também favorece a circulação de pessoas, pois não tem cantos. Ou seja, economiza espaço.

Ainda que seja uma mesa muito acolhedora, também possuo um ponto negativo. Pois quanto maior a mesa, mais pessoas cabem. Porém, o problema é que a área central da mesa também aumenta, deixando cada vez mais distante. Por sua vez, isso pode dificultar tanto a comunicação entre as pessoas como também na hora de servir a comida.

Dessa forma, um recurso muito bom para servir, nesses casos, é um centro giratório. Ao usar um, ele permite que todas as pessoas tenham acesso a tudo o que estiver servido na mesa sem ter que pedir para os outros.

Mesas Quadradas

Por fim, as mesas quadradas costumam ser mais elegantes. No entanto, com 4 pés para dar estabilidade e segurança, ela é menos flexível na hora de acomodar mais pessoas além da sua capacidade, quando necessário.

Mas, pelo fato de ser quadrada, ela pode se juntar com outra mesa também quadrada para aumentar a quantidade de lugares. Além disso, seu formato também permite mais opções de composições e posições em seu ambiente. Por exemplo, essa mesa pode ser usada no centro, na lateral encostada na parede ou até mesmo aproveitando um cantinho.

Assim, graças aos seus cantos, a mesa quadrada suporta mais quantidade de coisas na mesa. Isso quando comparada com uma redonda do mesmo tamanho.

Porém, caso você junte mesas quadradas para conseguir mais lugares, também vai surgir o problema da dificuldade de acesso aos alimentos. Da mesma forma que no caso anterior, nada impede de utilizar um centro giratório.

Que tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço: Considerações Finais

Em suma, a mesa quadrada é uma excelente opção para ambientes médios ou grandes. Por sua vez, as redondas são ótimas para ambientes médios ou pequenos. Sabendo disso, você consegue fazer a melhor opção para a sua sala.

Caso queira comprar um dos modelos, nossa dica é aproveitar a Black Friday. Assim, você garante sua mesa de jantar pagando bem menos.

Então, o que você achou sobre que tipo de mesa de jantar ocupa menos espaço? Qual é o modelo que você tem na sua casa? Deixe nos comentários.