Pular para o conteúdo

RibeirãoShopping implementa horta sustentável para transformar resíduos orgânicos de suas praças de alimentação em adubo

O projeto Multi Sustentável, inédito na região, reaproveita os resíduos de alimentos dos lojistas parceiros, transformando em compostos orgânicos. Com esse adubo, a horta produz 16 tipos de verduras, legumes e frutas

A horta sustentável do RibeirãoShopping recebe visita de alunos, visando disseminar ainda mais a cultura de sustentabilidade Tábata Barbosa

O RibeirãoShopping acaba de lançar o projeto Multi Sustentável, que visa estimular o desenvolvimento sustentável e contribuir com a preservação da natureza. O empreendimento implantou uma horta, localizada no estacionamento próximo ao Carrefour, para reaproveitar os resíduos orgânicos, que seriam descartados por lojistas parceiros das áreas de alimentação. Como resultado, quase cinco toneladas por mês de resíduos são transformados em composto orgânico por meio de tecnologia.

A iniciativa gera mais de duas toneladas de adubo por mês, que são utilizados para a horta  produzir um total de 16 tipos de verduras, legumes e frutas. Todos os alimentos produzidos na horta do RibeirãoShopping – entre eles repolho, couve, manjericão, hortelã, alecrim, salsinha, cebolinha, morango, rúcula, alface, chicória, almeirão – são distribuídos aos lojistas parceiros e aos colaboradores do empreendimento.  Até o momento foram produzidos um total de 26.500 quilos de composto orgânico.

Visando disseminar ainda mais a cultura de sustentabilidade, o projeto Multi Sustentável também possui um cunho educativo. Escolas da cidade têm a oportunidade de agendar uma visita orientada para que os alunos entendam mais sobre a importância da educação ambiental, do plantio, cultivo e colheita de alimentos, além de incentivar a alimentação saudável entre as crianças. A primeira visita de escola aconteceu no dia 26 de agosto, com os alunos do colégio Eleve.

“Graças ao projeto Multi Sustentável, estamos deixando de enviar quase cinco toneladas por mês de resíduos orgânicos para o aterro sanitário, minimizando o impacto causado ao meio ambiente. Essa iniciativa contribui para que o RibeirãoShopping continue a percorrer um caminho mais sustentável em sua história, uma vez que esse composto orgânico é utilizado em toda a área verde do shopping, inclusive no Jardim Suspenso”, realça Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.

“Vale destacar que o RibeirãoShopping realiza a reciclagem de materiais como papel, papelão, plástico, vidro, encaminhando os produtos para empresas especializadas em reciclagem. Lâmpadas, pilhas, baterias, reatores e filtros de ar-condicionado também são adequadamente descartados”, acrescenta Estevão Minelli, gerente de operações e idealizador do projeto horta sustentável para o RibeirãoShopping. Além disso, o empreendimento conta com seis pontos exclusivos de recarga gratuita para automóveis elétricos e híbridos, todos localizados no estacionamento G2. A iniciativa, que teve início em 2015, busca incentivar o uso desse tipo de veículo mais sustentável.

Fundado em 05 de maio de 1981, o RibeirãoShopping é um moderno complexo multiúso administrado pela Multiplan, e ao longo de sua trajetória, se tornou o principal e mais tradicional empreendimento do setor na região de Ribeirão Preto e faz parte da história de milhares de pessoas que buscam compras, lazer e serviços em um só lugar, com um passeio ainda mais agradável e seguro, além de ser um dos mais importantes vetores de desenvolvimento urbano e geração de empregos da cidade e dos municípios vizinhos.

Mais informações sobre o RibeirãoShopping podem ser obtidas pelo site – www.ribeiraoshopping.com.br  – e pelas redes sociais.

Sobre a Multiplan

A Multiplan possui atualmente 20 shopping centers em operação e é uma das maiores empresas do setor no Brasil. A companhia também atua estrategicamente no desenvolvimento de imóveis comerciais e residenciais, com projetos multiúso que geram sinergias para as operações de shopping centers, oferecem conveniência e comodidade aos usuários, e geram valor a seus ativos. Fundada em 1974 como empresa full service, é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país.

Os shopping centers da Multiplan totalizam mais de 6.000 lojas, tráfego anual estimado em 190 milhões de visitas e área bruta locável (ABL) de 875.965 m². Adicionalmente, a Multiplan detém dois conjuntos de torres comerciais com ABL de 50.582 m², que somados à área total de shopping centers resultam em ABL de 926.547 m². Mais informações em https://www.multiplan.com.br.