Pular para o conteúdo

Vitamina B3 pode melhorar função da retina nas pessoas com glaucoma, aponta pesquisa

Estudo apontou que a suplementação de nicotinamida é capaz de proteger as células nervosas da retina e pode ser usada como uma terapia coadjuvante no glaucoma

A nicotinamida, uma das formas da vitamina B3, é capaz de melhorar a função da retina em pessoas com glaucoma graças ao seu efeito neuroprotetor. Essa foi a conclusão de um estudo publicado no Clinical and Experimental Ophthalmology. Após 12 semanas de suplementação com a nicotinamida, a maioria dos pacientes do grupo controle apresentou melhora na função visual.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível em todo mundo. Por isso, muitos estudos estão em andamento para buscar tratamentos que consigam impedir a evolução da doença e a consequente perda da visão.

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, a redução e o controle da pressão intraocular são essenciais para impedir a evolução da doença. “O glaucoma é uma neuropatia óptica. Isso quer dizer que é uma doença que se desenvolve a partir de lesões nas células nervosas dos olhos, presentes na retina e no nervo óptico. Esses danos são resultado do aumento da pressão intraocular, na maioria dos casos”.

“Apesar de o foco do tratamento ser a redução da PIO para impedir novas lesões nas células nervosas, há muitos estudos em andamento voltados para o desenvolvimento de tratamentos com efeitos neuroprotetores também”, complementa a especialista.

O objetivo de tratamentos com efeito neuroprotetor é reduzir a vulnerabilidade das células nervosas da retina e do nervo óptico na presença do glaucoma. “Dessa maneira, esse estudo é importante na medida em que mostrou que a suplementação da nicotinamida é um recurso promissor para alcançar esse objetivo”, comenta Dra. Maria Beatriz.

Estresse oxidativo afeta retina

Há evidências robustas que mostram que o estresse oxidativo representa um papel importante na degeneração da retina e na perda da visão. Por isso, terapias antioxidantes são alvos de diversas pesquisas na área do glaucoma e outras doenças que afetam a retina e o nervo óptico.

Os pesquisadores descobriram ainda que os pacientes com glaucoma apresentam baixo nível sérico da nicotinamida.

Essa substância é essencial para o bom funcionamento das células. Ela é considerada um cofator para geração da ATP, componente essencial para o bom funcionamento das células.

Outra função da nicotinamida é que ela também participa da geração das sirtuínas, proteínas que regulam o ritmo do processo de envelhecimento, popularmente chamadas de “genes da longevidade”. Todas essas substâncias estão envolvidas em sistemas complexos de reparação de ADN, metabolismo e sobrevivência celular.

“Por esses motivos, nos últimos anos a nicotinamida ganhou muita atenção pelo seu papel no envelhecimento e nas doenças neurodegenerativas. Um dos aspectos mais positivos em relação à nicotinamida é que se trata de um composto que pode ser usado com segurança, com efeitos adversos mínimos e um custo relativamente acessível”, diz a oftalmologista.

“Todavia, é importante reforçar que é uma terapia complementar aos tratamentos que já estão estabelecidos e baseados nas evidências científicas. Podemos dizer que é uma descoberta relevante que traz novas perspectivas para o manejo clínico do glaucoma”, reforça Dra. Maria Beatriz.

“Por fim, não é recomendado que as pessoas façam a suplementação por conta própria, já que a nicotinamida é uma das formas da B3 com indicação bastante específica, podendo causar efeitos colaterais dependendo da quantidade e da forma de apresentação”, finaliza a médica.

Alimentação e Vitamina B3

A vitamina B3 – niacina – inclui duas substâncias ativas: a nicotinamida e o ácido nicotínico. Além da suplementação de nicotinamida que o oftalmologista pode prescrever, é possível investir em alimentos que são ricos nessa vitamina.

Veja a lista com as principais fontes de B3:

  • Bife de fígado (boi)
  • Amendoim
  • Frango
  • Atum em conserva
  • Semente de gergelim
  • Salmão
  • Extrato de tomate