Pular para o conteúdo

Dos blends tradicionais aos com ingredientes inusitados, Craft Beer consolida Ribeirão Preto como polo cervejeiro

Primeira edição do festival reuniu 16 cervejarias artesanais. Evento, que aconteceu no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, atraiu mais de 4 mil pessoas

Craft Beer atraiu mais de 4 mil pessoas no último final de semana, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto – divulgação

Frutas vermelhas, avelã, café, chocolate. Os blends variam, mas a unanimidade é que Ribeirão Preto se tornou um verdadeiro polo cervejeiro, sediando cervejarias artesanais e com um público ávido por experimentar rótulos diferenciados desta bebida milenar. E no último final de semana, o festival Craft Beer foi mais uma prova disso.

Reunindo 16 cervejarias locais e convidadas — sendo 12 da cidade — e mais de 80 rótulos diferentes, o evento atraiu mais de 4 mil pessoas que puderam conferir e experimentar os blends propostos pelos cervejeiros em uma estrutura montada com exclusividade no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

O evento sediou, inclusive, lançamentos. Entre os destaques, a Fruit Beer da cervejaria Wolfs Bier, que leva morango, framboesa e amora in natura na receita. Já a Lund apresentou a Lund Avelã. De acordo com Bruno Garrefa, mestre cervejeiro, “ela é uma cerveja lager com 5 maltes e 3 lúpulos, além do ingrediente especial que é a pasta de avelã. Ela é uma cerveja para o paladar de quem está iniciando na cerveja artesanal e também para quem já está tomando cervejas mais fortes, e não tem restrição de estação”.

De Brotas, a Brotas Beer trouxe entre as novidades para o Craft Beer, a Dry Stout, uma ale encorpada com café, malte torrado e chocolate. Também marcou presença a Da Roça, da cervejaria Cigana, de Jaboticabal, que traz amendoim em sua composição, homenageando a região produtora.

“O festival evidenciou a alta qualidade das cervejas artesanais produzidas em Ribeirão e até no estado de São Paulo. Existe um público ávido por este consumo e disposto a ter novas experiências”, explica Daniel Moreira, organizador do evento, da empresa Dtrip.

Concursos Cervejeiros

Durante o festival Craft Beer Ribeirão aconteceu também a 10ª edição do concurso South Beer Cup, que premiou a melhor cerveja da América Latina. Foram 100 cervejarias independentes e vencedoras de concursos internacionais participantes de diferentes países. O primeiro lugar ficou com a Cerveceria Charlone, da Argentina. E a brasileira melhor colocada foi a ribeirão-pretana Walfanger, com medalha de bronze.

Outra premiação que aconteceu foi a 1ª edição da Copa Paulista de Cerveja, voltada especialmente aos produtores estaduais. A Cervejaria Walfanger de Ribeirão Preto, ganhou ouro e concorreu com mais de 80 cervejarias inscritas. As vencedoras receberam medalhas e os famosos selos de consagração utilizados nas bebidas de categorias premiadas.

Na Copa Paulista de Cerveja, algumas das cervejarias que estavam presentes no Craft Beer também foram premiadas, como as ribeirão-pretanas Martinica, Maltesa, Invicta, SP 330 e Wolfs Bier, além da Cervejaria BR Brew (Sertãozinho) e Brotas Beer (Brotas).

Confira o resultado geral abaixo:

10º South Beer Cup

Ouro – Cerveceria Charlone

Prata – Cerveza Jabalina

Bronze – Cervejaria Walfanger (Brasileira – Ribeirão Preto)

1ª Copa Paulista de Cerveja

Ouro – Cervejaria Walfanger (Ribeirão Preto)

Prata – Cervejaria SP 330 (Ribeirão Preto)

Bronze – Brew Center Cervejas Especiais (Ipeúna)

Durante o festival aconteceu a 10ª edição do concurso South Beer Cup, que premiou a melhor cerveja da América Latina – divulgação