Pular para o conteúdo

Quantas pessoas falam espanhol no Brasil?

Descubra mais curiosidades sobre a língua espanhola no Brasil. Saiba ao certo quantas pessoas dominam essa língua no país e entenda a importância de ser fluente em Espanhol para a sua carreira e vida pessoal.

O Brasil é um país em que tudo pode ser descrito com uma palavra, diversidade. Por onde você andar certamente vai encontrar um grande choque entre culturas diferentes que formam a identidade brasileira. Uma dessas culturas por aqui é a Espanhola que foi difundida pelo país há muito tempo, desde ante de o seu bisavó ter nascido.

Hoje em dia muitos brasileiros possuem no seu sangue um pouco de Espanha. Apesar de ser a um oceano de distância o velho continente fez questão de aprofundar na raiz brasileira um pouco dele. Talvez por esse motivo falar espanhol no Brasil seja tão importante, muita gente procura por cursos de espanhol em Barcelona justamente para aprender mais sobre suas raízes.

Além do motivo acima existem diversos motivos diferentes que fazem com que seja extremamente interessante para um brasileiro estudar espanhol na Espanha.  Um dos principais motivos é que as escolas de lá possuem uma estrutura personalizada pronta para receber brasileiros que podem aprender na prática dentro e fora de sala de aula um pouco mais sobre o idioma Espanhol. Para entender mais clique aqui.

Aprender uma nova língua abre muitas portas de oportunidades novas, pois te apresenta a uma nova cultura e permite você de se aproximar um pouco mais da história do Brasil. Todo mundo sabe que o Brasil foi colonizado por Portugueses por volta do ano de 1500, mas o que é pouco dito é que poucos anos depois os espanhóis chegaram ao Brasil.

A relação entra Brasil e Espanha

A Espanha é um dos países que mais tinham poder durante o período de colonização no Brasil. Grande parte da América Central foi por um período colonial espanhola, mas que depois de mudanças politicas e revoltas populares passou a ser independente. Esses países até hoje possuem o espanhol como língua materna.

Praticamente na mesma época o Brasil se tornou colônia portuguesa, mas durante esse período era bastante comum que navegadores confundissem os países no qual chegavam, mesmo que a Espanha e Portugal vivessem uma relação complicada. Essas confusões faziam com que espanhóis viessem ao Brasil sem querer e que Portugueses parecem em território espanhol.

O mais interessante sobre isso é que esses encontros foram de suma importância para a criação da cultura brasileira como você conhece hoje em dia. É muito interessante pensar que hoje em dia mais de 460 mil brasileiros são fluentes em espanhol e que essa relação com base em toda a história do Brasil com a Espanha é um número bem baixo.

Muito da cultura espanhola influência o Brasil da atualidade, diversos países vizinhos ao Brasil tem como língua materna o espanhol. Saber essa língua determina até mesmo como as relações politicas e econômicas entre os países acontece.

Antigamente as fronteiras entre países eram grandes problemas para quem procurava aprender uma nova língua, mas após o fenômeno da globalização cruzar o mundo inteiro para ir a uma escola de espanhol para brasileiros como a Expanish não é mais um desafio enorme que não possa ser superado.

Existem muitas vantagens em se tornar fluente em Espanhol, afinal de contas a cultura espanhola está por toda parte e ela tem muita influência no mundo inteiro. Uma forma de notar como é importante falar espanhol é pensar que essa língua é simplesmente uma das mais faladas no mundo todo.

Semelhanças e diferenças entre português e espanhol

Como foi dito anteriormente, o Espanhol é simplesmente uma das línguas mais faladas do mundo. Só por esse fato aprender o idioma é relevante, afinal de contas são diversos locais do mundo que tem como língua materna o Espanhol e para viajar tanto a lazer como a trabalho conhecer bem a língua pode ser de grande ajuda.

Ser fluente em Espanhol melhora muitos aspectos de sua vida, por exemplo, aprender um novo idioma é mais do que saber uma nova fonética e uma gramática diferente é conhecer uma nova cultura e se inserir nela. Por mais estranho que possa parecer uma língua é uma parte que delimita uma cultura de forma bem ampla.

Uma forma de entende a afirmação acima é pensar no modo em que as coisas são nomeadas em cada língua. Toda palavra possui uma origem e essa origem é determinada de formas diferentes para cada idioma, isso influência tanto uma sociedade que palavras com sons parecidos em duas línguas podem ter significados diferentes, como é o caso de Aceite que em espanhol é Azeite.

Também é possível notar que os brasileiros sofreram uma grande influência da língua espanhola, afinal de contas palavras como: Marca e Vestido possuem o mesmo som e significado tanto em português quanto espanhol. O interessante de tudo isso é que o Espanhol se torna uma língua fácil de aprender para brasileiros, mas também pode te pegar em pegadinhas por ser muito parecido com o português.

A importância de aprender a falar em Espanhol

Aprender a falar em espanhol te deixa em uma posição mais confortável no mercado de trabalho. Muitos países do mundo inteiro procuram firmar relacionamentos entre empresas, mas é necessário que exista um profissional capaz de intermediar tudo mesmo que isso não seja feito diretamente.

Saber mais sobre o espanhol e se tornar fluente na língua permite que você entenda um pouco mais sobre a cultura de outro país. Sem contar que é muito fácil para brasileiros que nasceram e cresceram no Brasil aprender a falar espanhol, afinal de contas as semelhanças entre português e espanhol é enorme.

Muita gente encontra uma saída para os seus estudos trabalhando e estudando espanhol na própria Espanha. Viajar para aprender uma nova língua torna todo o processo de aprendizado mais rápido e eficaz, sem contar que também conta bastante para o seu currículo profissional ter vivido por um tempo fora do Brasil.