Pular para o conteúdo

Você sabe a diferença entre homecare e uma empresa de cuidadores de idosos?

De acordo com os dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE, o número de idosos no país aumentou quase 40% entre 2012 e 2021. A parcela de pessoas com 60 anos ou mais foi estimada em 14,7% da população em 2021, já em 2012, era pouco mais de 11%.

A partir desses números podemos observar que os avanços tecnológicos na área da saúde e no setor farmacêutico vem proporcionando uma alta na estimativa de vida da terceira idade, sendo isso atrelado a uma melhor qualidade de vida. Contudo, mesmo diante dessa perspectiva, é importante sempre lembrar que pessoas idosas costumam precisar de maior atenção e cuidado, uma vez que estão mais propícias a desenvolver doenças e a ter uma limitação na sua mobilidade.

Atrelado a isso, temos também uma geração de filhos e netos que também possuem uma vida agitada, com trabalho e estudo, que também o impossibilitam de cuidar dos mais velhos por longos períodos. E foi a partir dessa necessidade que surgiu o homecare e as empresas de cuidadores de idosos. Mas afinal, qual é a diferença entre eles?

Segunda a Daniela Jones, fundadora do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, o que mais diferencia esses dois serviços são seus objetivos. “O homecare nasceu com o intuito de desospitalizar o paciente, dando continuidade ao seu tratamento e cuidados em casa. Ou seja, quando aquela pessoa mais velha passa por uma cirurgia ou possui uma doença mais delicada, além dos procedimentos realizados no hospital é preciso continuar o tratamento em casa, para isso, profissionais capacitados da área da saúde, como enfermeiros, por exemplo, seguem realizando o acompanhamento de acordo com o quadro clínico e indicação médica”, explica.

Já no caso dos cuidadores de idosos, a especialista conta que sua função é acompanhar a rotina do idoso, mantendo o ambiente organizado e limpo, preparando sua alimentação, auxiliando no banho, acompanhando nas atividades diárias e até mesmo em consultas médicas.

“Os cuidadores são mais contratados para que aquela pessoa mais velha não fique sozinha em casa, já que muitas vezes os parentes não podem ficar em casa o tempo todo, mas também querem evitar acidentes domésticos ou sobrecarregá-los com a rotina do diária”, conta.

No caso do Grupo Said, além dos cuidadores, eles também oferecem fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e médicos, mas é possível ter tanto o cuidador quanto uma equipe de homecare.

“É comum vermos idosos que já possuíam um cuidador em sua residência, mas que devido a uma circunstância específica também precisou de um tratamento homecare, com um profissional da saúde especializado. O mais importante para as famílias é escolher de acordo com a necessidade e com o objetivo de manter aquele ente querido com saúde e segurança”, finaliza Daniela.

Sobre a Said Rio

Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, a SAID RJ é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos. Assistidos por uma equipe completa, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.