Pular para o conteúdo

O que é babymoon e como planejar?

Viagens de babymoon são uma ótima opção para futuros pais que querem relaxar e curtir os últimos meses antes da chegada do bebê

Nos últimos tempos, uma tendência tem ganhado cada vez mais força entre os amantes de viagem: a chamada babymoon. Mescla de “honeymoon” (lua de mel) e “baby”, a babymoon é ideal para os casais que querem aproveitar um momento a sós durante o período da gravidez.

É um período dedicado ao descanso e ao relaxamento, repleto de tranquilidade e romance, que ajuda a renovar as energias dos pais antes da chegada de seus pequenos, que demandarão atenção exclusiva.

Para garantir uma viagem incrível e segura, é importante realizar um planejamento bastante cuidadoso, que respeite o ritmo e os limites da gestante. Para isso, confira alguns cuidados na hora de programar a babymoon dos sonhos:

Acompanhamento médico

Antes de viajar, além de estar com o pré-natal em dia, é necessário conversar com o obstetra sobre os planos da viagem e somente pô-los em prática após o aval do médico. Ele poderá oferecer recomendações e cuidados em relação ao destino, duração da viagem, entre outras precauções que tornarão a viagem mais agradável.

Além disso, é importante ter em mente o momento certo de viajar. Em geral, é recomendado que a viagem aconteça durante o segundo trimestre da gestação. Durante esse período, os enjoos e a disposição da gestante tendem a melhorar, o que tornará a babymoon muito mais prazerosa e confortável.

Escolhendo o destino

Antes de decidir o destino da babymoon, é preciso entender os motivos do casal para realizar a viagem, assim como suas necessidades e seus desejos. Considerar o tipo de ambiente (como praias ou campos), os objetivos da viagem (uma viagem romântica, por exemplo), o clima ideal, meio de transporte, tempo de deslocamento e qualquer outra necessidade específica do casal é fundamental para garantir que a babymoon atinja todas as expectativas e seja realmente um tempo de descanso e relaxamento.

Além disso, é de extrema importância pesquisar se o local em mente possui uma estrutura médica adequada, com assistência obstétrica para casos de emergência.

A partir daí, basta pesquisar o destino que mais se enquadra nas necessidades do casal. E a internet pode ser uma grande aliada nesse processo: é possível encontrar diversos relatos de experiências de viagem parecidas com os desejos dos viajantes, que podem servir como inspiração no planejamento da viagem. Um outro caminho é procurar uma agência de viagens, que vai auxiliar na escolha do destino ideal.

Preparar para a viagem

Depois de definir o destino, é hora de começar os preparativos para a grande viagem. Um ponto que merece grande atenção é o próprio meio de deslocamento e as condições de viagem.

Se for viajar de avião, é importante estar atento às restrições impostas ao transporte de passageiras grávidas, sendo necessário consultar a companhia aérea antes da viagem para evitar confusões no caminho. Além disso, é essencial que, durante o trajeto, a gestante se mantenha bem hidratada e consiga mover as pernas e os pés regularmente, para evitar que os vasos sanguíneos fiquem comprimidos, o que aumenta o risco de trombose.

Já na viagem de carro, a grávida, seja no lugar de motorista ou passageira, deve estar sempre protegida pelo cinto de segurança, que deve estar posicionado abaixo da barriga. É importante também realizar paradas frequentes, para que a gestante possa caminhar, comer ou ir ao banheiro, evitando inchaços e dores.

A depender do destino e da duração da viagem, a gestante necessitará de mais cuidados e itens à sua disposição. Optar por um carro mais potente, como o modelo S10, que é capaz de carregar mais malas com tudo que a pessoa grávida possa precisar, é importante para garantir que não falte nada durante a viagem. Como há capota marítima para S10, é possível levar bastante bagagem.

Após todos os cuidados serem tomados, é hora de relaxar e aproveitar esse momento tão especial da vida do casal, enquanto esperam a chegada do bebê.