Pular para o conteúdo

Marketing direto promete direcionar campanhas ao público alvo desejado

Utilizando e-mail marketing e outras soluções de mídia é possível atingir exatamente o público desejado para cada ação

Com o objetivo de atingir um grupo específico de consumidores com uma ação selecionada, o marketing direto utiliza como meios de comunicação o e-mail marketing, folhetos, telemarketing, mala-direta e, até mesmo, a distribuição de brindes para impactar de forma efetiva o público alvo selecionado.

Graças à tecnologia, é possível desenvolver um banco de dados com as informações mais relevantes sobre cada um dos clientes. Esse conhecimento aprofundado facilita ações de comunicação personalizadas e estimula a interatividade entre empresa e consumidor, agregando valor ao atendimento.

De acordo com Kauana Pacheco, fundadora da ComexLand, empresa que realiza consultoria de marketing para o comércio exterior, essa metodologia foca seus esforços no público que de fato tem interesse em determinado serviço ou produto. “Isso deve acontecer sem intermediários. O e-mail marketing e os anúncios, por exemplo, asseguram que o investimento não seja gasto com quem não tem interesse por esses produtos ou serviços”, pontua.

O motivo da escolha pela utilização do marketing direto irá variar de acordo com as estratégias de cada empresa. “De modo geral, as companhias buscam um aumento nas vendas e a ampliação do reconhecimento de suas marcas. Mesmo que um negócio não tenha sucesso em fechar vendas com uma campanha de marketing, a empresa será notada pelo público e eles podem considerar a compra desse produto ou serviço ao realizar uma compra no futuro. Além desses benefícios, o conceito de marketing direto pode gerar novos leads, criar um relacionamento personalizado, aumentar a fidelização de clientes e obter resultados que podem, efetivamente, ser mensurados e analisados”, pontua a empresária.

Para ter sucesso em uma campanha, é necessário identificar o público que precisa ser atingido. “Como esse modelo trabalha, principalmente, com quem já mostra algum interesse pela marca, é interessante utilizar soluções que concentram os dados dos clientes. Com os dados de público em mãos, traçar uma abordagem ideal se torna uma tarefa mais simples. Fique de olho em detalhes primordiais, como as preferências do público, que vão ajudar a definir como esse contato será feito. Lembre-se de verificar as permissões para mandar e-mail marketing ou realizar ligações de cada usuário, não tornando-se, assim, um contato indesejado”, alerta Kauana.

A fundadora da ComexLand acredita que o marketing direto facilita as operações e mitiga as chances de uma ação mal direcionada. “A campanha pode ser localizada em uma nova região que a empresa deseja explorar, seja um estado ou uma cidade específica. Essa segmentação é de grande valor ao fazer o lançamento de uma ação que, no fim do dia, precisa gerar efeitos positivos”, finaliza.

Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é o entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.

Para mais informações, acesse https://comexland.com/