Pular para o conteúdo

Alzheimer Pode Começar na Boca. Entenda a Relação com a Doença e a Saúde Bucal

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência que ocorre no meio da vida, afetando 7-10% dos indivíduos com mais de 65 anos de idade e talvez 40% das pessoas com mais de 80 anos. Doença, que agora afeta mais de 35,6 milhões de indivíduos no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Alzheimer afeta seletivamente os neurônios em certas regiões do cérebro e sistemas neurais, incluindo células nervosas no córtex, hipocampo, amígdala, tálamo anterior, prosencéfalo basal e vários núcleos monoaminérgicos do tronco cerebral.

A genética, o ambiente e o estilo de vida contribuem para o risco de uma pessoa ter a doença. Algumas das causas mais bem estudadas são mutações genéticas e alelos que aumentam a chance de desenvolver a doença.

Uma das primeiras indicações da doença de Alzheimer é o acúmulo de placas beta-amilóides no cérebro que podem ser desencadeadas por uma infecção microbiana.

Você sabia que na sua boca pode estar o começo da doença de Alzheimer?

A cirurgiã-dentista, especialista em saúde bucal e periodontista Dra. Bruna Conde cita que pesquisadores tem investigado e indicam que periodontite, gengivite, dos quais a bactéria porphyromonas gingivalis, tem sido relacionada a doenças neurodegenerativas incluindo o Alzheimer.

“A infecção causada pela bactéria porphyromonas gingivalis é o patógeno fundamental no desenvolvimento da periodontite crônica, e estudos científicos indicam que foi identificado no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer.” relata a Dra. Bruna Conde.

Considerando isso, é possível entender que a bactéria P. gingivalis é encontrada principalmente durante infecções gengivais e periodontais, diretamente relacionada com as placas cerebrais associadas a Alzheimer.

A ideia é que essa bactéria teria um acesso liberado ao cérebro, induzindo neuro inflamação crônica, levando então, a longo prazo, sem os cuidados adequados da boca, à doenças neurodegenerativas, que acomete um terço da população depois de certa idade, sendo a principal delas, a doença de Alzheimer.

Mais sobre a doença periodontal:

“Vale ressaltar que esse tipo de doença afeta os tecidos que oferecem proteção e suporte para os dentes. Esses tecidos (a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal) formam a região da boca conhecida como o periodonto.” destaca a especialista em periodontia Bruna Conde.

Trata-se, portanto, de uma parte da boca fundamental para a saúde do organismo. Mas, justamente por sua importância, ela também pode ser extremamente vulnerável a doenças que podem graves consequências e o desenvolvimento de diversas outras doenças.

Curiosidades sobre a Periodontite:

-Periodontite pode ser silenciosa. Pode ser assintomática. Paciente relata não ter nenhum desconforto e a doença esta ativa.

-Não é qualquer dentista que trata periodontite. Precisa ser o dentista especialista em Periodontia para realizar o tratamento efetivo e adequado para cada caso.

-Não é somente realizar uma limpeza dentária nos dentes que trata a periodontite. Preciso realizar uma raspagem subgengival (dentro da gengiva) com instrução e orientacões de higiene personalizada e controle de habitos para sucesso do tratamento.

– A Periodontite pode causar amolecimento e perda dos dentes. Pode ser evitada se diagnosticada o quanto antes.

-A Periodontite está muito relacionada ao mau hálito. Geralmente pacientes tem alteração do halito e nem percebem.

“Além das consultas periódicas com o Periodontista. Aconselho médicos e dentistas trabalharem em conjunto para o sucesso da saúde do integral do paciente. Cada vez vemos mais casos relacionando a boca com o corpo e elas não podem ser vistas de forma individual.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

Dra Bruna Conde – Dentista Antenada- Cirurgiã Dentista

Dra. Bruna Conde – Dentista Antenada:

Cirurgiã Dentista.

CRO SP 102038

“Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Há mais de 10 anos de formada, mais de 7000 sorrisos realizados, Dra. Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.