Pular para o conteúdo

Canionismo: entenda como é o esporte que mescla diferentes habilidades

O praticante faz um pouco de tudo: caminha, nada, escala e precisa vencer vários obstáculos da natureza

Hiker tying shoe laces in the mountain

Você já ouviu falar em canionismo? Essa prática esportiva consiste na descida de cursos d’água que formam gargantas (passagens estreitas entre montanhas), após milhares de anos de erosão. É um esporte não competitivo, uma atividade física ao ar livre. Equipado com roupa apropriada para mergulho e equipamento para escalada, o praticante caminhará, nadará e deverá vencer obstáculos com a ajuda de cordas.

Dependendo da natureza da rocha, a água esculpe seu caminho de forma diferente. Os  desfiladeiros íngremes têm cachoeiras de alturas variadas, que podem ser atravessadas de várias maneiras: saltando, deslizando ou fazendo rapel. Na maioria das vezes, a sequência entre as cachoeiras é feita a pé em terrenos variados, mas também nadando em bacias mais ou menos profundas. A dificuldade e a duração da prática esportiva do canionismo também variam de acordo com as rotas.

O canionismo é um esporte perigoso? Não, se a atividade for bem supervisionada. As instruções de segurança não devem ser negligenciadas de modo algum, ainda mais se tratando de uma paisagem montanhosa, com escaladas íngremes e obstáculos. Se você não tiver contraindicações médicas, mas necessitar de cuidados ou tratamentos médicos especiais, ou se seu estado de saúde exigir atenção especial, você deve informar isso ao instrutor antes do início da atividade.

A prática do canionismo requer equipamentos de segurança: uma roupa de mergulho de neoprene permite atravessar os cursos d’água mantendo uma boa temperatura corporal; equipamento para realizar a escalada, como cordas; capacete; bolsa e uma garrafa à prova d’água. Esteja bem alimentado para ter energia. Há quem goste de fazer uso de whey protein concentrado ou isolado. A diferença é que o segundo é mais processado, o que resulta em um maior conteúdo protéico com menos carboidratos, lactose e gordura.

O canionismo pode ser praticado por adultos e adolescentes. Há vários níveis de dificuldade, oferecendo uma ampla gama de passeios para iniciantes, crianças e famílias, bem como para esportistas amadores ou experientes. Entretanto, qualquer que seja o tipo escolhido, é essencial saber nadar. Os esportistas de nível intermediário a avançado também devem estar em boas condições físicas gerais.

O canionismo não é apenas um esporte baseado em dificuldade e diversão. É sobretudo uma forma de explorar lugares, geralmente de difícil acesso, de grande beleza, que a natureza moldou ao longo do tempo. Durante a descida, você descobrirá uma variedade de vegetação e paisagens, mas também terá a oportunidade de conhecer a fauna local.