Pular para o conteúdo

Como dormir melhor: 5 dicas que funcionam

Como olhar muito frio acerca dessa questão é possível até mesmo afirmar que é no mínimo contra intuitivo pensar que pessoas cada vez mais sofrem com problemas relacionados ao sono, uma vez que é uma das características mais básicas de todos os animais, Afinal de contas, o padrão é que não seja necessário muito esforço para conseguir dormir.

Mas a realidade é muito diferente deste cenário,  sendo o sono como uma das principais causas e consequências de problemas neurológicos e psicológicos, Não é nem um pouco raro se deparar com pessoas que não conseguem dormir à noite precisando recorrer a remédios para pegar do sono e para se manter acordado durante o dia a dia.

O que é no mínimo curioso,  fazer o uso de substâncias para conseguir dormir e depois para conseguir permanecer acordado nos momentos corretos.

Porém, este é o mundo em que vivemos cerca de 40% da população mundial sofre de problemas relacionados ao sono Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Tanto as causas quanto as consequências podem variar muito, mas o resultado é um só. Impactos profundos na ausência do sono podem ser sentidos na vida social, empenho  profissional e relações interpessoais.

Sendo assim, surgem diversas perguntas e questionamentos,  por parte das pessoas que desejam saber se possuem insônia ou outros problemas neurológicos.

Falta da qualidade do sono pode ser considerada como qualquer coisa que impeça com que o corpo acorde 100% recuperado e disposto no outro dia,  por isso, é preciso considerar que é mesmo ausência completa do sonho e a falta de recuperação do corpo isso  por si só  não  é o suficiente para determinar um quadro de insônia.

Dentre os principais efeitos de noites em sequência sem conseguir dormir direito estão: sonolência diurna, falta de concentração, falta de memória do curto prazo, irritabilidade e outras mais graves que podem ocorrer em um quadro prolongado de privação do sono e recuperação como por exemplo, ansiedade e depressão.

Sabendo que mesmo por conta de fatores externos os problemas da privação do sono podem ser muitas vezes irreversíveis, é normal querer buscar por melhores práticas para conseguir dormir bem e por mais tempo.

Se você se encontra em uma situação como essa saiba que a solução para o seu problema pode estar em melhores práticas e não somente em remédios e substâncias, por esta razão, estamos aqui as melhores dicas que fazem com que a noite de sono seja mais benéfica para o indivíduo. 

Pratique exercícios

Construção de uma boa noite de sono começa ainda nos hábitos durante o dia, seja com uma boa alimentação ou uma  forte rotina de prática de exercícios.

O que acontece por trás da prática de exercícios é muito simples, basta pensar que se o corpo gasta energia em excesso, vai precisar repor assim que possível, com isso sustentar o hábito de praticar exercícios durante a manhã ou à tarde vai impactar muito na qualidade e no tempo de sono. 

Sem contar que, durante a prática de exercícios, o corpo libera substâncias que combatem a insônia, ansiedade e depressão.

Bom ambiente de sono

Ter um bom local para dormir é essencial,  pois, mesmo que siga todas as dicas arrisca ainda assim, se o ambiente não for propício para uma boa noite de sono não será possível resolver os problemas de uma noite mal dormida.

Sendo assim, invista em um quarto com cortinas blackout que tape toda e qualquer luz externa, com bom isolamento acústico para não atrapalhar com sons de ambiente e uma cama de casal espaçosa e confortável.

Alimentação

A forma como se alimenta antes de dormir também está muito relacionada a qualidade dos seus sonhos, encher demais o estômago com comida  nos momentos que precedem o sono pode causar pesadelos e demora para pegar no sono.

Não tome café ou energéticos a noite

Muitas pessoas têm o hábito de tomar altas quantidades de café e cafeína durante o dia a dia, mas esse é um dos grandes inibidores do sono durante a noite, A cafeína no organismo até 8 horas após o seu consumo, sendo assim evite  bebidas que contém a cafeína como café, refrigerante e energéticos no período da noite. 

Crie uma rotina de sono

O corpo humano possui o relógio biológico, é mais ou menos uma rotina  com que o corpo está acostumado  a acordar e dormir, para melhorar ainda mais a sua qualidade do sono é tempo que leva para conseguir dormir, a melhor saída é utilizar a seu favor o relógio interno do corpo.

Para fazer o uso da sua biologia Em prol dos seus objetivos, treino seu corpo para começar a dormir, pegar no sono  e acordar sempre no mesmo horário, deste modo você está acostumado a seguir uma rotina de sono, Rotina essa que irá te livrar de diversos problemas tais como insônia sono fora de hora, dificuldade de pegar no sono e noites mal dormidas.