Pular para o conteúdo

Suplementos alimentares: conheça opções eficazes para complementar a nutrição diária

Especialista aponta opções e explica como a inclusão de suplementos específicos na dieta pode trazer benefícios para o corpo e fazer a diferença para um estilo de vida mais saudável

Suplementos alimentares são produtos que concentram alto teor de fontes vitamínicas, como fibras, proteínas, minerais, ervas e extratos, ácidos graxos, aminoácidos, probióticos, enzimas, carotenoides e fitoesteróis. Eles tem a função de fornecer ao organismo aquilo que não está sendo suprido pela alimentação, pois contêm as substâncias isoladas e em concentrações maiores do que nos alimentos. Mas porque é indicado usá-los e como escolher o suplemento ideal para cada necessidade?

Segundo Anna Paula Brito, nutricionista da Qualinova, marca brasileira especializada em suplementos e produtos naturais, a suplementação é uma forte aliada para uma nutrição inteligente. “Nem sempre somente a alimentação será suficiente para manter todas as funções do corpo saudáveis, para isso, a dieta precisa ser extremamente planejada e equilibrada, portanto incluir a ingestão de produtos específicos para esse fim é uma estratégia bastante eficiente, com efeitos que alteram o metabolismo e trazem resultados benéficos observados a curto e longo prazo”, explica.

 Os suplementos ainda auxiliam no emagrecimento, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. Além disso, podem ser indicados para diferentes perfis e faixas etárias desde crianças na primeira infância, adultos, atletas profissionais ou amadores, idosos e pessoas com doenças crônicas. Mas para que eles funcionem, é necessário estar associado com hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação equilibrada. “Importante lembrar também que os suplementos alimentares não substituem os alimentos, eles complementam. Devem ser utilizados por quem realmente precisa desses ingredientes e sempre com orientação profissional”, afirma Anna Paula. “Outra dica é sempre consumir a quantidade recomendada. Consumir mais do que o recomendado pode ser prejudicial à saúde”, complementa a especialista.

Para esclarecer melhor as utilidades e tipos, a nutricionista separou uma lista com alguns exemplos de suplementos alimentares e suas funções.

Creatina: ajuda no aumento da força e melhora o desempenho.

Whey protein: potencializa os efeitos no ganho de massa muscular.

Termogênicos: aceleram o metabolismo, auxiliando no emagrecimento.

Colágeno: tem o poder de dar elasticidade e firmeza para a pele, trabalha na constituição das cartilagens e ossos e ainda previne as rugas.

Suplemento de Vitaminas e Minerais em cápsulas: Potencializa o crescimento e fortalecimento para cabelos e unhas.

Shot Vitamínico: auxilia no funcionamento do sistema de imunidade

 Melatonina: melhora a qualidade do sono, favorecendo um descanso de qualidade

 Concentrado de fibras: contribuem para digestão e o bom funcionamento do intestino

Para conhecer mais sobre os benefícios e opões de suplementos alimentares oferecidos pela Qualinova, acesse o site www.qualinova.com.br ou a página oficial da marca no Instagram (@qualinovabr).