Pular para o conteúdo

Dia das Crianças: Como investir em presentes que auxiliem no desenvolvimento infantil

Pensar em presentes para os pequenos pode ser difícil, ainda mais pensando no desenvolvimento infantil; especialista mostra melhores presentes 

São Paulo, outubro de 2022 – O dia das crianças costuma ser uma data bastante aguardada pelos pequenos. Criada para celebrar a Declaração dos Direitos da Criança em 1959, a data hoje é ansiada não por seu significado, mas pelos presentes que são dados às crianças. No entanto, é importante que pais se preocupem com os presentes de seus filhos, pensando em quais vão entretê-los e criar um experiência de aprendizado unida a diversão.

Sabemos que presentes são uma ótima forma de mostrar amor pelos próximos, inclusive crianças. Para se ter uma ideia, em 2021, foram vendidos mais de 65 milhões de brinquedos, segundo dados do The NPD Group. Os brinquedos podem vir em diversas formas, que são importantes para desenvolver habilidades necessárias para crianças.

No cenário econômico atual, tudo está caro, incluindo os presentes. Por isso, as lembranças devem ser pensadas para otimizar o desenvolvimento das crianças. A especialista em Neurociência e desenvolvimento infantil do Projeto Pigmeu, Ane Macedo, explica a importância de escolher os presentes. “O momento de escolher o presente é muito importante, cada criança é única, logo não existe uma resposta objetiva que garanta tudo que a criança precisa, porém os pais podem perceber os gostos dos filhos para escolher melhor os presentes”, explica.

Abaixo, a especialista indica as melhores recomendações para brincar com as crianças. Confira:

1. Desenvolva habilidades motoras: comece a dar brinquedos que trabalhem a parte física dos pequenos. “No começo, é interessante desenvolver os aspectos corporais das crianças, brinquedos que estimulem o uso das mãos e dos braços, aliados ao pensamento são os melhores, como os chamados alinhavos, blocos de montar, brinquedos de empilhar, entre outros que trabalham a coordenação motora”, aconselha Ane.

2. Pense nos sentidos: quando for pensar nos presentes, compre algo que desenvolva os diversos sentidos do corpo – visão, audição, paladar, olfato e tato. “Unir os diversos sentidos em uma brincadeira é muito útil para as crianças, juntar, por exemplo, brinquedos que toquem uma música depois de encaixar uma peça, desenvolvem várias habilidades de uma só vez”, exemplifica.

3. Trabalhe o raciocínio lógico: os brinquedos devem acompanhar o desenvolvimento dos filhos, evoluindo a dificuldade de acordo. “Os brinquedos também servem para trabalhar no pensamento, cada idade com sua correspondência, quebras-cabeças são um ótimo exemplo, pois possuem uma clara evolução baseada no número de peças. Jogos de tabuleiro também são uma ótima pedida, evoluem gradativamente e estimulam a interação social e autonomia”, relata Macedo.

4. Leve a diversão para o lado de fora: brincar não deve ser apenas dentro de casa, aproveitar nos quintais, parques, praças e jardins estimulam bastante os pequenos. “Brincar no exterior é ótimo para quem às vezes não consegue bancar presentes muito caros, estimulam não apenas todos os fatores já citados, como tem o potencial de acostumar a criança com o lado de fora e fortalecer sua independência pessoal”, diz.

5. O melhor presente é estar presente: antes de tudo, participar ativamente da vida das crianças é a melhor forma de desenvolver as crianças. “Ficar ao lado das crianças é essencial, apoiar seus acertos e erros, estimulando o aprendizado de maneira divertida é a maneira ideal de educar, não existe uma regra para dar presentes, pense você a melhor maneira de animar seus filhos que os resultados serão um jovem feliz e seguro”, finaliza Ane Macedo.

Sobre Projeto Pigmeu

Ane Macedo, especialista em Neurociência e desenvolvimento infantil do @projetopigmeu, desenvolveu um clube de assinaturas infantil, que visa abordar aspectos diferentes das necessidades e potencialidades de cada período. Gostaria de sugeri-la como fonte para assuntos que abordam questões que envolvem o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças e também formas de otimizar e facilitar o crescimento.