Pular para o conteúdo

4 Dicas para limpar a casa sem estragar as unhas

Se você é mulher, com certeza você já foi, pelo menos uma vez em uma manicure, fazer as suas unhas e sabe que não é um trabalho barato. O problema é que se você não se programou direito, pode ser que você tenha acabado de sair da manicure e tenha que limpar a casa.

Isso pode te levar a se perguntar: como fazer para limpar a casa sem estragar as unhas? 

E é claro que isso não acontece só quando vamos em manicures, mas também quando fazemos as unhas em casa. As mulheres ou vão em manicures e acabam gastando um bom dinheiro lá, fazendo um alongamento de unhas, ou ficam horas fazendo um trabalho bem cuidadoso para ter certeza de que não vão errar.

Claro que no fim, o sucesso em deixar as unhas bonitas faz com que tudo tenha valido a pena, e aquelas horas investidas parecem menos chatas. Mas aí pode acontecer uma coisa, que pode transformar tudo isso em frustração.  

A pessoa precisa fazer os afazeres da casa, especialmente se mora sozinha. Tirar o lixo, lavar louça, tirar o pó, tudo. E todas essas coisas podem fazer um mal danado para as unhas. Então imagine, todo o trabalho de ter cortado, lixado, pintado e no fim, um produto químico vai e deixa ela quebradiça ou borrada.  

Infelizmente isso acontece até com certa frequência, o que é um problema, já que isso pode desanimar a pessoa a se esforçar para ter unhas bonitas. Nada pior do que uma coisa nos atrapalha e nos desencoraja a sermos mais vaidosos. 

Por isso, ao invés de se render, o que peço deve fazer é procurar saber quais são os métodos de se limpar a casa e fazer todos seus afazeres sem precisar estragar as unhas.

É lógico que existem maneiras de fazer isso acontecer, afinal, existem milhares de pessoas fazendo trabalhos domésticos todos os dias, e não faz sentido todos eles terem unhas que não são devidamente cuidadas.

E para ajudar você nesse processo, hoje estamos aqui. Hoje vamos listar algumas dicas para que você limpe a casa sem estragar suas unhas, seja a estrutura ou seja as pinturas que você faz. 

Hidrate suas unhas

Muita gente não sabe disso, mas unhas também podem ser hidratadas para não serem quebradiças se você deixa sua unha crescer um pouco, e logo ela lasca ou quebra, você provavelmente está precisando fazer algo para que ela fique mais forte e mais resistente.  

Você tem a opção de usar um hidratante para mãos mesmo, já que eles funcionam muito bem, e tendem a funcionar nas cutículas, mas você também pode investir um pouco e usar os hidratantes que são próprios para as unhas.  

O ideal é que você aplique o creme ou loção pelo menos duas vezes por dia, e faça uma massagem nas unhas para que tudo pegue muito bem. Isso deve deixar suas unhas mais resistentes, e vai permitir que você siga o passo a seguir.

Use luvas

Muitas pessoas reclamam que luvas podem fazer suas unhas quebrarem, mas só se elas estiverem fracas. Se as suas unhas estiverem saudáveis, você pode usar luvas para a maioria dos afazeres domésticos.

Se você não gosta de luvas apertadas por conta das unhas, as melhores luvas de lavar louça e afazeres são aqueles mais largas mesmo, então você não vai encontrar nenhum tipo de problemas usando essa também, muito pelo contrário, pela grossura ela vai proteger suas unhas de produtos químicos que possam estragar tanto a pintura dela quanto a estrutura.

Isso porque por mais que você as hidrate, se ficar colocando ela em contato com produtos de limpeza principalmente os mais fortes, você vai enfraquecer as unhas e fazer com que ela quebre eventualmente. 

Cantos arredondados

Embora existam pessoas que gostam mais de deixar o formato da unha mais retangular, com pontas, o mais recomendado é que a sua unha não tenha pontas. É possível fazer isso através de lixas, para que os cantos fiquem arredondados. 

Isso é bom porque as pontas são o que mais prende e se choca com as tarefas, enquanto você usa coisas em casa, passar pano e coisas do tipo. Com menos cantos, a sua unha vai bater ou ficar pesada, o que faz com que você não corra tanto o risco de lascar ou quebrar. 

Isso também faz com que o esmalte nas unhas dure mais, já que quanto menos chance de lascar menos chance também de você acabar raspando a unha em algum lugar, o que por sua vez poderia acabar tirando um pouco de esmalte dela, é basicamente arruinar o trabalho todo.  

Cuidado com produtos agressivos

E por fim, tem de uma dica é também um alerta, muito cuidado com produtos que tem uma composição química muito agressiva, ela pode fazer mal para suas unhas, para suas mãos e para sua saúde em geral, como por exemplo alvejante, soda cáustica e muitos outros.

Opte sempre pelos que têm menos química, pelos menos agressivos para pele, e mesmo se você estiver de luva, opte por aqueles que o cheiro não faça mal à saúde, o que pode ficar sério se exposto a longo prazo.  

Use as luvas desde o começo para destampar, e para guardar. Se um pouco cair na mão, lave com água em abundância e sempre passe creme hidratante para reservar a pele.