Pular para o conteúdo

Qual é a função de um backlink? [2023]

O sonho de consumo de qualquer pessoa que tenha um site ou blog é, de fato, fazer com que o mesmo gere renda, não é mesmo?

Aí essa pessoa cria conteúdo de qualidade, atendendo todos os critérios do SEO e, mesmo assim, os buscadores não direcionam os visitantes.

Isso acontece por um simples motivo: Seu site não possui relevância nos buscadores e, por esse motivo, seu conteúdo não aparece nas buscas orgânicas.

O fato é que um conteúdo otimizado não é suficiente, é preciso ter uma boa estratégia de marketing digital visando o Link Building.

Não sabe o que é isso? Não se preocupe, ao longo desse artigo vamos trazer todas as informações pertinentes sobre o assunto e você poderá gerar tráfego no seu blog.

Vamos lá!

A importância de backlinks no marketing digital

Quanto mais a internet evolui, quanto maior é o volume de sites no mesmo nicho, maior é a dificuldade de se manter nas primeiras páginas dos buscadores.

Técnicas que antes faziam um site ranquear rapidamente, hoje não fazem diferença se não estiverem em conjunto com várias estratégias.

E dessa maneira surgiu o link Building, o que, literalmente, significa construção de links. Essa técnica faz com que a relevância de um site aumente consideravelmente. 

Quais são os tipos de backlinks?

Embora o termo backlink seja algo generalizado para qualquer link que aponte para seu site, existem dois tipos. São eles:

  • Links Follow
  • Links nofollow

Embora os termos citados acima pareçam estranhos, você precisa entender apenas o seguinte: Fallow são links que passam autoridade, pois, redirecionam os bots dos motores de busca, já os links nofollow não fazem esse redirecionamento.

Basicamente, é como se você dissesse “Você não precisa clicar aqui”. 

Estratégia de backlinks

Quando se trata de estratégia de marketing digital, tudo tem um motivo e nada é por acaso. Pode ser uma postagem de duas linhas em uma rede social, mas ela deve ser pensada para atingir um objetivo.

Veja abaixo o que você precisa fazer para criar uma estratégia de qualidade:

  • Traçar objetivos

Portanto, trace suas metas e objetivos a serem atingidos, por exemplo, se um site ou blog é novo, logicamente o objetivo é melhorar o posicionamento nos buscadores.

  • Ter conteúdo de qualidade para oferecer

Não adianta ter backlinks para o seu site se ele não possui qualidade naquilo que está oferecendo aos visitantes.

  • Fazer parcerias no mesmo nicho

É interessante que o backlink esteja em sites que tratem do mesmo assunto ou trabalhem com o mesmo público, por exemplo: Se você tem um site de significados de sonho, poderá gerar backlinks de qualidade em sites sobre astrologia.

Fazendo isso você conseguirá montar uma estratégia de link Building promissora e que produzirá bons resultados.

Como gerar bons backlinks?

Para gerar bons backlinks você precisa se atentar para alguns fatores importantes, por exemplo:

  • Quanto maior a autoridade melhor

Se você conseguir um backlink em um site de grande relevância, ele poderá gerar mais resultados muitos backlinks em sites com pouca relevância.

  • Utilize links naturais

Backlinks precisam ser construídos de forma natural. Não adianta utilizar backlinks forçados, pois isso não irá gerar engajamento e não aumentará a relevância do seu site.

  • Prefira âncoras

Âncoras são uma ótima maneira de aumentar a relevância do seu site, por exemplo:…Por esse motivo o funil de vendas traz excelentes resultados…

Perceba que o link “funil de vendas” está ancorado de forma natural e com as palavras chaves exatas, o que fará o buscador entender que esse conteúdo é relevante para essas palavras chaves.

Comece utilizando as três maneiras citadas acima e, certamente, você irá conseguir obter um bom resultado.

Mas, é claro que conforme seu conhecimento aumenta você poderá utilizar técnicas mais avançadas de backlinks.

Lembre-se de continuar nos acompanhando, pois, estamos sempre trazendo novidades relacionadas ao marketing digital que, sem dúvida, vão aumentar ainda mais suas chances de chegar na primeira página.