Pular para o conteúdo

Como configurar e instalar um mouse sem fio

Os mouses sem fio são os melhores periféricos para quem quer ter agilidade e praticidade na mesa de trabalho. Mas, para a instalação o acessório varia do tipo de conexão:

  • USB-RF;e
  • BLUETOOTH.

Também há modelos que contam com duas conexões simultâneas. Aqui você aprende a instalar as duas opções no Windows e Mac. 

Instalando o mouse USB-RF

Essa conexão tem o “plug and pay”, basta conectar o receptor na porta USB do computador ou notebook, então o mouse sem fio é reconhecido automaticamente. Bom, o receptor é um pequeno pen drive, o mouse wireless possui botão de ligar/desligar, além da pilha e bateria. 

Instalando o mouse USB-RF no Windows

  • Verifique se o mouse está com bateria ou pilha e ligue;
  • Confira se a pilha funciona ou o mouse tá carregando, ligue o botãozinho embaixo ou nas laterais;
  • Insira o plugue no computador ou notebook, quando fizer o computador instalar drivers ou programas para acessar o dispositivo;
  • Pressione na parte conectar do mouse, alguns não precisam configurar ou baixar algum programa de instalação;
  • Por fim, teste a conexão para movimentar normalmente no sistema.

Instalando o mouse sem fio USB-RF no Mac

Também é um processo muito simples, veja:

  1. Verifique sempre se o mouse está com a pilha ou bateria;
  2. Ligue o periférico;
  3. Insira o adaptador USB em uma das entradas do computador ou do notebook;
  4. Em seguida, espere o Mac fazer as configurações iniciais;
  5. Depois, o cursor ficará visível na tela e o mouse estará pronto para uso.

Como instalar um mouse Bluetooth

Os acessórios estão evoluindo a cada dia que passa, os mouses bluetooth não tem a necessidade de um adaptador USB, então o mesmo consegue conectar em qualquer computador ou notebook que tenha a conexão bluetooth.

Como instalar um mouse bluetooth no Windows

  1. Ligue o mouse e aperte o botão pareamento do acessório;
  2. Vá em menu iniciar e digite configuração;
  3. Clique na opção dispositivo, depois bluetooth e outros dispositivos;
  4. Então, ative a opção bluetooth, caso desligada;
  5. Clique em adicionar bluetooth ou outro dispositivo;
  6. Então, entre na opção Bluetooth;
  7. O Windows procurará por dispositivo, então escolha o mouse que aparece na lista.

Como instalar um mouse bluetooth no Mac

  1. Primeiramente, ligue o mouse e aperte no botão para modo de pareamento;
  2. Em segundo, vá ao ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela;
  3. Vá em preferência do sistema e ícone bluetooth;
  4. Na tela do computador, vai aparecer uma lista de dispositivo
  5. Clique em conectar;
  6. Ocorrerá o pareamento e em poucos segundos estará pronto.

Alguns mouses USB do Windows também funcionam no Mac, porém se for o modelo do sistema operacional da Microsoft, não funcionará nos computadores da Apple.

Viu como é simples a instalação do mouse sem fio e ainda descobrirão as formas diferentes de conectá-los em computadores com sistema Windows e Mac. 

Curiosidade sobre o mouse

Nas aulas de matemática vocês já se depararam com aqueles gráficos com ponto no eixo X e outro no eixo Y? Então, o mouse foi criado a partir dessa ideia, em sua patente ele foi descrito como indicador de posição X-Y. Permitindo a precisão de um determinado ponto em eixo horizontal e vertical.

O termo foi apenas uma consequência, devido ao seu formato e o fio que ligava ao computador, antigamente as pessoas chamavam de rabinho – e o termo acabou tornando-se popular. Portanto, essa ideia foi nascida no Canadá, porque o Comando Marítimo das Forças Canadenses, em parceria com empresas de tecnologia e universidades, produziram uma máquina que compartilhava banco de dados sonares e radar em tempo real.

Para indicar um ponto, o cursor será movido pelos operadores com auxílio de uma bola de boliche com um trackball. Aquelas bolinhas dentro do mouse antigo era uma adaptação do primeiro  protótipo, batizado de DACAR.

Foi Douglas Engelbart, em 1963, pesquisador do Instituto de Pesquisa de Stanford, nos Estados Unidos, que criou o protótipo definitivo, conhecido como pai dos mouses. O mesmo criou uma caixa de madeira com um botão vermelho na parte superior, mas na época não se viu muita utilidade.

Quando o primeiro modelo de mouse apareceu

Na década de 1970, o primeiro modelo chegou às lojas, isso ocorreu através da alemã Telefunken, que comercializava com seus computadores. O nome na época era Rollkugel, que significa bola deslizante.

Ainda nos anos 70, a Xerox surgiu  para incluir um dispositivo simultâneo em suas máquinas. Já nos anos 80, a Apple incluiu um mouse com apenas um botão – padrão que até hoje se mantém nos produtos da companhia. Desta forma, continue até agora.

Foi a Microsoft que lançou os mouses ópticos no mercado, aliás, essa empresa é responsável na fabricação desses dispositivos, sendo que os mouses sem fio são vistos como produtos de melhor relação custo-benefício da categoria. Os primeiros mouses ópticos chegaram ao mercado pelas mãos da Microsoft. Aliás, a empresa é hoje uma referência na fabricação desse tipo de dispositivo, uma vez que os mouses sem fio da Microsoft são vistos hoje como um dos produtos que apresenta a melhor relação custo-benefício da sua categoria.