Pular para o conteúdo

4 dicas para decorar seu lar para o Natal e o Réveillon

2022 já está quase chegando ao fim e, com isso, as buscas por dicas simples, criativas e modernas para decorar o lar aumentam, principalmente para as festas tradicionais de fim de ano, como Natal e Réveillon.

As festividades de dezembro são mágicas e celebradas entre amigos e familiares. Por isso, deixar o lar mais bonito e aconchegante tornou-se tradição no Brasil e no mundo, afinal, um novo ciclo se aproxima e planejar a decoração da casa, por mais simples que seja, faz toda a diferença.

Confira algumas ideias e inspirações para decorar o lar nesta data tão especial.

Árvores de Natal

Item indispensável na decoração natalina, a árvore de Natal é um dos principais símbolos na comemoração de fim de ano e torna a data ainda mais mágica.

Tradicionalmente, são usados os pinheiros verdes na decoração, mas é possível inovar e investir em uma árvore com galhos brancos, ou até mesmo, elaborar um modelo com galhos secos. Outra opção interessante é transformar um vaso de planta natural. “Use e abuse da criatividade. Escolha um lugar bem iluminado e com pouca circulação para montá-la. Distribuir os presentes no pé da árvore também reforça o clima aconchegante e único do Natal”, afirma Marcela Neves, líder de arquitetura da Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura do Brasil.

Guirlandas

As guirlandas ou grinaldas, comumente confeccionadas de galhos secos, folhagens em diferentes cores e adereços natalinos, tornam a entrada do lar ainda mais aconchegante. Elas podem ser feitas manualmente, de acordo com sua personalidade, ou compradas. Existem diversos modelos, tamanhos e cores disponíveis. Inclusive, o visual natural garante conforto e bem-estar ao ambiente.

Iluminação

Assim como a árvore, os pisca-piscas se tornaram indispensáveis nas decorações de Natal. O item deixa o ambiente mais aconchegante e enfatiza o clima natalino. É possível utilizá-lo na própria árvore ou também em arranjos, garrafas, escadas, janelas e muitos outros lugares.

Outra opção são as velas decorativas, que além de charmosas, enaltecem os arranjos natalinos e podem ser distribuídas, sobretudo, na mesa de jantar. “Investir na iluminação do lar traz sotistificação e contribui para as fotos ficarem ainda mais bonitas”, destaca Neves.

Materiais recicláveis

Além de sustentáveis, estes materiais são econômicos, evitam o desperdício e tornam a decoração ainda mais única. É possível, por exemplo, reaproveitar garrafas de vidro e latas de alumínio como vasos de flores, e pendurá-las, enfeitar algum cantinho do lar ou até mesmo usá-las na mesa principal.

“Quanto mais criatividade, mais especial fica. Utilize caixas de presente, papéis picados, bolas natalinas, balões e diversos outros itens na decoração. Isto ajudará a economizar ao planejar a festa. Além disso, compre somente o que for necessário, afinal, existem muitos objetos decorativos que podem ser reutilizados”, conclui Marcela.