Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Gestão contábil: como faturar mais como contador

Aprenda tudo o que precisa saber sobre gestão contábil e comece a faturar muito mais como contador. 

A gestão contábil ou também conhecida como gestão de contabilidade é fundamental para o sucesso das organizações. Entretanto, esse conhecimento sobre todo setor contábil costuma ser o maior desafio na vida dos empreendedores sem uma formação técnica na área. Com isso, surge a necessidade de contratar um contador que através de sua experiência possa orientar caminhos seguros para o negócio. 

Ao receber esse tipo de demanda o contador responsável precisa olhar para uma série de fatores legais e financeiros da empresa, tais como processos fiscais e trabalhistas, controle financeiro e econômico e até em alguns casos, a precificação de produtos e serviços. E é nessa hora que surge a aplicação correta da gestão contábil, onde o profissional reúne todas as informações disponíveis e orienta seus clientes sobre as melhores decisões.  

Por esta razão, saber trabalhar de forma correta com a gestão contábil pode garantir excelentes resultados para o seu cliente e também para a sua carreira como contador. Assim, vale a pena conferir este artigo até o fim e encontrar algumas dicas para aumentar – e muito – o seu faturamento. Confira!

Por que a gestão contábil correta é importante para o contador?

A gestão contábil é uma ferramenta super importante para o contador, pois envolve planejamento, análise e o desenvolvimento de estratégias para oferecer melhor orientação aos clientes. Tudo isso olhando para diferentes partes das empresas, a fim de ajudar na tomada de decisões assertivas. 

Desta forma, essa é uma área muito abrangente e necessária da contabilidade, pois orienta as empresas em algumas frentes bastante necessárias, tais como: 

  • Processos fiscais e trabalhistas cuida para que a empresa cumpra com suas responsabilidades fiscais, pagamentos a funcionários, fornecedores e parceiros; 
  • Controle financeiro e econômico garante controle em relação aos gastos, despesas, pagamentos e outras obrigações financeiras;
  • Precificação de produtos e serviços com base em dados a respeito da saúde financeira da empresa e o olhar para o mercado, pode orientar na melhor precificação, pois levam em consideração informações sobre custo de produção, venda, logística e até mesmo sobre o mercado. 

Como fazer uma boa gestão contábil para faturar mais?

Uma boa gestão contábil, na verdade, acontece com um conjunto de ações efetivas sendo realizadas no tempo certo. A verdade é que não há um manual, entretanto, seguir algumas dicas pode melhorar a qualidade do serviço e ajudar no aumento do faturamento.

Veja quais são as boas práticas que podem melhorar a produtividade de todo contador.

Organize os documentos

Atualmente, a maioria dos arquivos necessários são armazenados digitalmente. Isso ajuda no dia a dia da gestão contábil por permitir o acesso mais rápido a assuntos importantes. O ideal é armazenar por pastas correlacionadas, como por exemplo documentos do mesmo cliente.

Outra dica é utilizar o armazenamento em nuvem, para não ultrapassar os limites de acesso e conseguir visualizar arquivos e informações importantes em qualquer hora ou lugar.  

Faça parcerias estratégicas

Parcerias estratégicas são essenciais para qualquer profissional que deseja se expandir dentro do mercado de trabalho. Um contador também precisa de parceiros, principalmente para assuntos relacionados à áreas que tenha pouco conhecimento, como tecnologia e direito, por exemplo.

É difícil crescer sozinho quando parceiros importantes podem ser cruciais. Saiba com quem realizar parcerias e sempre opte por ações estratégicas nas sociedades. O recomendado é buscar por profissionais que já atuam há muito tempo na área e pedir sugestões a colegas de profissão.

Use plataformas de gestão

Como citamos, a tecnologia também é um ponto forte para um escritório de contabilidade. E mesmo que você não entenda muito bem, hoje em dia é possível contratar softwares responsivos e muito eficientes para garantir a gestão contábil adequada para cada cliente.

As plataformas digitais de gestão são excelentes opções para otimizar o trabalho e oferecer maior agilidade nos processos do cotidiano, transmitindo maior confiança aos clientes. 

Perfil do contador que fatura mais através da gestão contábil

Há algumas particularidades observadas em diversos perfis de sucesso que servem como um norte para quem deseja desenvolver uma gestão de contabilidade eficaz e lucrar muito com isso. Fora o entendimento técnico dos principais conceitos e aplicações da contabilidade, fatores sociais também fazem a diferença. 

Entre os traços estão o bom relacionamento com o público e visão estratégica do negócio. E para quem deseja desenvolver tais características é importante trabalhar com os seguintes pontos: 

  • Ter conhecimento do público-alvo – entender o público-alvo é a chave para iniciar ações estratégias assertivas, além de economizar com prejuízos desnecessários e auxiliar no planejamento objetivo;
  • Criar bom relacionamento com o cliente – o cliente é, dentro dos negócios, o foco mais importante do profissional, por este motivo, manter um relacionamento saudável e amigável pode gerar muitos benefícios e aumentar a rentabilidade da sua empresa;
  • Desenvolver planejamento estratégico com base no mercado – dominar o segmento do qual o cliente faz parte é fundamental para montar planejamentos estratégicos de acordo com o que está ocorrendo no mercado. Com isso, o contador consegue transformar o cliente em uma potência inteligente e mais competitiva.

Automatização de processos 

A rotina de um contador não é simples, especialmente se precisar olhar para mais de uma conta ao mesmo tempo. Pensando nisso, o mercado já oferece muitas soluções digitais que permitem automatizar processos rotineiros e obter dados precisos em tempo real – ou seja, chega de perder oportunidades porque você precisou levar horas analisando um dado. 

Outra vantagem é poder cuidar com muito mais tranquilidade de vários clientes ao mesmo tempo. Essas ferramentas contábeis digitais garantem um panorama de todo o cenário e ainda garantem que tanto você quanto seus colaboradores ou parceiros, também consigam ter a mesma visualização. 

Se você gostou da ideia e deseja automatizar seus processos de contabilidade, conheça as soluções da Omie e entenda como implementar a gestão contábil de maneira tecnológica no seu negócio. Confira!