Pular para o conteúdo

4 atitudes na leitura para combater depressão e ansiedade

Depressão e ansiedade são transtornos mentais psiquiátricos que merecem atenção e precisam de tratamento. A depressão é uma doença recorrente que produz alterações no humor caracterizadas por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. Já a ansiedade, por sua vez, provoca uma preocupação excessiva e constante na pessoa, o que costuma resultar em angústia e sintomas físicos, como tremores e taquicardia.

A leitura é uma ferramenta importante para o tratamento de ambas as doenças, pois possui função terapêutica, uma vez que ajuda a reduzir os sintomas causados por elas. Ler, inclusive, foi um recurso bastante usado pelas pessoas durante o período de isolamento social provocado pela pandemia da covid-19. Trancados dentro de casa, tivemos que buscar recursos que pudessem nos ajudar a manter a mente saudável apesar de tudo, e a leitura foi um deles. Para alguns, ela é um hobby; mas nem todos conhecem o seu real poder.

Biblioterapia é o nome dado a essa técnica usada para auxiliar pessoas que estão enfrentando transtornos mentais a atravessar essas questões com mais leveza e otimismo, tudo através da leitura de livros de diversos estilos (ficção, biografias, poesia, autoajuda, entre outros). Essa prática é comumente usada em hospitais, asilos e penitenciárias, locais onde a reabilitação se faz necessária por diferentes razões.

Se você está enfrentando atualmente a depressão ou a ansiedade, confira abaixo as minhas dicas para inserir a leitura no seu dia a dia:

  1. Torne a leitura um hábito

Ler poucas páginas de um livro todos os dias pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. A leitura, entre tantas vantagens, estimula emoções, alivia angústias pessoais, promove a empatia através da identificação com personagens dos livros e ajuda as pessoas a enxergarem a vida de novas maneiras. Quando o assunto é depressão e ansiedade, esse hábito ajuda a diminuir os níveis de hormônio de estresse no corpo, o que desacelera o ritmo dos pensamentos e da respiração, proporcionando um estado de calma na pessoa.

  1. Busque leituras sobre esses temas

Problemas costumam ficar menores quando entendemos a fundo sobre eles. Portanto, se você está enfrentando a depressão ou a ansiedade, títulos que abordam essas temáticas podem te ajudar a compreender melhor a sua própria situação, tornando o seu processo de enfrentamento dessas questões mais consciente e, quem sabe, mais leve. Vários desses livros oferecem dicas práticas de quem já atravessou essas doenças.

  1. Não quer ler sozinho? Crie um Clube do Livro

Criar um Clube do Livro é uma ótima alternativa para pessoas que não gostam de ler sozinhas, ou seja, sem ter com quem conversar sobre as obras e histórias com as quais estão entrando em contato através dos livros. Para quem enfrenta a depressão e ansiedade, estar com boas companhias pode ser ótimo para trocar experiências pessoais sobre o assunto, formando uma verdadeira rede de apoio. Vocês podem ajudar uns aos outros para que o hábito não seja deixado de lado, especialmente no início do processo.

  1. Busque sites e aplicativos desse universo

Se você está tentando inserir a leitura no seu dia a dia, mas tem dificuldades, que tal procurar por sites e apps sobre o assunto? Por lá, você encontrará dicas para ler mais e melhor, além de poder se conectar com toda uma comunidade de pessoas apaixonadas por livros ou que, assim como você, estão buscando ajuda para colocar em prática esse hábito tão benéfico para a saúde.

Por William Costa, fundador da App Universo. Criador da App Universo a nova rede social para amantes de literatura.

Sobre o App Universo

Criado por William Costa, o App “Universo: Literature Generator” é a nova rede social para amantes de livros. O aplicativo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e está disponível para Android e iOS. A nova social reading traz títulos com insights dos escritores, bem como permite a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo de criação por qualquer usuário.

Acesse: www.vemseuniraouniverso.com/