Pular para o conteúdo

Glutationa: Entenda como o antioxidante mais poderoso do organismo contribui para a longevidade e rejuvenescimento da pele

Estudos sobre a glutationa revelam que um dos segredos da saúde e da longevidade pode ser a quantidade desse antioxidante presente nas células.

Por Douglas Ramalho

A saúde humana depende de cuidados especiais e, muitos deles, minuciosos ao nível intracelular. As células do corpo precisam estar com seus sistemas em equilíbrio e a glutationa, considerado o antioxidante mais poderoso do organismo, contribui para o fortalecimento e proteção dessas unidades estruturais.

Formada por três aminoácidos (cisteína, glicina e ácido glutâmico), ou seja, um tripeptídeo, a glutationa está presente em todas as células do corpo. São produzidas de forma natural e a quantidade ideal para o bom funcionamento do sistema celular, depende de ações como ter alimentações saudáveis, praticar atividades físicas e não ter vícios, por exemplo.

Dentro das células, algumas de suas principais funções está a preservação da integridade do DNA, participação na expressão genética e, também, uma das mais interessantes, proteção contra o estresse oxidativo, causado por radicais livres, que podem vir de diversos fatores como o tabagismo, alcoolismo, os raios ultravioletas e, até mesmo, a poluição.

A glutationa age de dentro para fora das células, com ação direta nas mitocôndrias, as organelas responsáveis pela produção de energia. Com isso, garante-se o bom funcionamento e o maior tempo de vida do sistema celular. Isso quer dizer que não é preciso assistir aos sinais da idade, sem tomar medidas que podem retardar o envelhecimento no organismo e evitar que condições e enfermidades crônicas e degenerativas surjam.

“Como temos na literatura, de 10 a 15% da glutationa está presente nas mitrocôndrias, também nos retículos endoplasmáticos e no citosol. Ela auxilia nos processos relacionados ao envelhecimento, ou seja, contribui no efeito de controle do estresse oxidativo. Por estar presente em diferentes órgãos e regiões do corpo, favorece o benefício de regeneração e prolonga, também, a melhoria do sistema fisiológico. Há estudos sobre glutationa no cérebro corrigindo processos inflamatórios e em quadros de Alzheimer. Presente no fígado, auxiliando no processo de detoxificação de metais pesados. Também no controle de diabetes agindo no controle fisiológico do pâncreas, e na parte esportiva, sabemos que tem importância na melhora de resistência, no ganho de massa e força muscular”, explica o Dr. José Ribas(CRM DF 20261), médico da Clínica Reviv, em Brasília.

Glutationa e a beleza da pele

Estudos mais recentes revelam o papel da glutationa na saúde cutânea e sua função regenerativa na pele, como a diminuição de rugas, diminuição no nível de melasma e manchas, principalmente, aquelas mais escuras e que são mais difíceis de desaparecerem.

“Há pouco mais de um ano, surgiu um quadro de melasma na região da minha face, começando com pequenas manchas e que foi aumentando ao decorrer do tempo. Tentei vários tratamentos da parte dermatológica de uso utópico, como cremes e clareadores e nunca obtive resultados significativos, sempre voltavam ou ficavam mais escuras. Lendo artigos sobre antioxidantes, optei pelo tratamento injetável da associação da glutationa com a vitamina C, além dos soros, uma vez por semana, aproximadamente de seis a sete semanas, de uso contínuo. Foi assim, que vi um resultado eficaz e tenho feito a manutenção desse tratamento”, relata Priscila Eduarda, de 36 anos.

Foto: cedida por Priscila Eduarda

Não há restrição para o uso de glutationa. O que há, de fato, são formas de uso terapêutico que tem uma determinada validade e eficácia. Evidências científicas mostram, que para uma melhor absorção e controlar os efeitos fisiológicos do envelhecimento, a via endovenosa é a mais conceituada, seguida da sublingual e, por último, a oral. Levando em consideração esses mecanismos e a forma de uso, leva-se em consideração o histórico clínico e a patologia do paciente, para construir um tratamento mais adequado e personalizado às necessidades individuais.

Agora fica fácil entendermos, porque a glutaniona é o antioxidante mais poderoso do organismo!

E você já buscou saber como anda a saúde das suas células?

9º Congresso Internacional em Ciências da Longevidade Humana

O assunto será tema central da aula ministrada pelo Dr. José Ribas, no 9º Congresso Internacional em Ciências da Longevidade Humana, que irá acontecer nos dias 25, 26 e 27 de novembro. O evento é o maior de Ciências da Longevidade e Medicina Integrativa da América Latina.

Serão três dias de imersão com workshops, palestras e trocas de conhecimentos com profissionais de renome da área e com reconhecimento nacional e internacional. O evento acontecerá no Centro de Conversões Frei Caneca, em São Paulo, e promete reunir 1.500 médicos.

Não fique de fora! Acesse https://congresso.longevidadesaudavel.com.br/ e garanta já sua vaga.