Pular para o conteúdo

Biofilia: a arquitetura que faz bem para saúde

O contato com a natureza pode estar presente ao apostar em decorações com jardim vertical, água e outros elementos que, comprovadamente, melhoram o bem-estar

Você já pensou em trabalhar ou morar em um ambiente que lembre a natureza? A ideia pode agradar muitas pessoas e é possível graças a Biofilia, que, de acordo com Luana Silveira, arquiteta da GrowT – empresa de projetos e incorporação imobiliária – é uma forma de incluir elementos naturais nos espaços. “Assim, conseguimos ter um ambiente mais saudável, vivendo com mais saúde”, destaca a profissional.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Chiba, no Japão, reuniu 168 voluntários, colocando metade em uma floresta e outra para andar em centros urbanos. O resultado? As pessoas que tiveram contato com a natureza apresentaram, em geral, uma diminuição de 16% no cortisol, que é o hormônio do estresse, 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial.

Se esse contato com a natureza é tão positivo para o ser humano, por que não apostar na biofilia? Quando a pessoa opta por esse tipo de arquitetura, ela está satisfazendo a necessidade do ser humano de estar associado à natureza. Além disso, o uso do design biofílico nos projetos proporciona conforto e bem estar para quem frequenta esse tipo de local. “A utilização desse conceito também estimula a criatividade e ajuda na concentração e produtividade, sendo muito eficiente em ambientes como escritórios”, completa ela.

Mas afinal, como implementar esse ambiente de natureza em locais comerciais e residenciais? Segundo Luana existem muitas coisas que caracterizam a biofilia:

Luz e ventilação natural

Além de economizar energia, a luz e a ventilação natural proporcionam bem estar nos ambientes. Quando falamos na iluminação, é possível usar pé direito alto, ventilação cruzada e por diferença de temperatura, além e torres de vento.

Telhado verde

O telhado verde, coberto por plantas, é ecológico e vem ganhando muito espaço dentro das construções. Como é coberto por vegetação, também é uma opção que remete à natureza.

Jardim Vertical

Tendência, o jardim vertical pode ser aplicado tanto na área externa quanto na área interna de ambientes residenciais e comerciais. A técnica mistura plantas, flores e cores e ainda melhora isolamento térmico, reduz ruídos Madeiras e bambus.

Água

A água não pode faltar quando o assunto é biofilia. Para esse tipo de decoração, a arquitetura pode ter lagos artificiais, paredes com água e piscinas naturais. Tudo isso pode gerar sensação de bem estar e prazer.

Ar livre

Sempre que possível, é interessante apostar em ambientes ao ar livre para esse tipo de arquitetura, pois facilitam na parte de iluminação, ventilação e nas decorações que remetem à natureza.

 

Sobre a GrowT – Foi fundada em 2019 com foco em soluções inovadoras e personalizadas dentro do mercado de construção civil. Atualmente, a empresa comandada por Rafael Forato, João Lobato e Takeshi Moriyama se dedica em incorporações e prestação de serviços obras e projetos, além da elaboração de projetos de arquitetura desde a concepção até o projeto executivo, coordenação e compatibilização dos projetos complementares através da metodologia BIM (Building Information Modeling).