Pular para o conteúdo

Como funciona uma peneira vibratória horizontal

A peneira vibratória é uma máquina de alta importância, pois permite a separação dos materiais pelo tamanho do grão conforme a necessidade. Sua principal característica é uma estrutura resistente e reforçada, além do movimento vibratório linear, que é gerado por vibradores sincronizados e que possibilitam o transporte horizontal do material.

Com aplicações em áreas distintas, a peneira vibratória pode ser usada desde na indústria de microplásticos passando pela área da mineração, como também no setor agrícola. Confira mais sobre as aplicações e funcionamento da peneira vibratória horizontal.

Mais sobre o peneiramento

A peneira vibratória tem como vantagem, os baixos custos de montagem e

operação. No peneiramento a úmido a água é acrescentada no material que será peneirado. O objetivo dessa adição é facilitar a passagem dos finos pela tela de peneiramento, tornando a separação de materiais mais efetiva.

Tudo que fica retido na tela da peneira, chama-se de OVERSIZE, enquanto o material que passa pela peneira  é chamado de UNDERSIZE, já aqueles que se aproximam da abertura são denominados de NEARSIZE.

A escolha da tela correta para o peneiramento, certamente exerce impacto nos resultados, afinal, trata-se de um componente básico do equipamento e do processo de classificação.  Com o tempo, além das telas metálicas para o peneiramento surgiram outras opções, como as telas de borracha, poliuretano ou mistas.  Uma visita técnica é essencial para que seja realizada uma análise física e dinâmica do equipamento, realizando simulações do processo  para que o melhor tipo de tela seja escolhido de acordo com as variáveis do processo e as necessidades de cada empresa.

Uma das formas para medir a eficiência de peneiramento é avaliar a relação entre a quantidade de partículas mais finas que a abertura da tela de peneiramento tem e que passa por ela e a quantidade delas presente na alimentação.

Existem no mercado fabricantes nacionais e internacionais de peneiras vibratórias e para escolher o modelo de peneira vibratória ideal é recomendado optar pela peneira de alta frequência com área de peneiramento suficiente para a quantidade de alimentação. Além disso, é preciso ter em mente  os parâmetros de amplitude e vibração e a  inclinação para a aplicação.  Uma peneira vibratória pode ter o movimento linear, livre circular e circular excêntrico, podendo ser acionada por excitadores ou eixos regulares, normais ou excêntricos. Informe-se com uma empresa especializada para entender como uma peneira vibratória horizontal pode ajudar seu negócio.