Pular para o conteúdo

Calçados mais indicados para quem transpira muito nos pés

O suor nos pés pode causar muito desconforto e a transpiração excessiva nos pés pode afetar muitas pessoas, mas a boa notícia é que a condição é tratável.

Uma forma de o fazer é saber escolher um bom antitranspirante, melhorar a sua alimentação e usar calçado adequado para manter os pés confortáveis ​​e arejados. Caso contrário, a hiperidrose do pé pode piorar, levando a um odor horrível nos pés.

Partes do corpo com mais glândulas sudoríparas tendem a suar excessivamente. 

As axilas, mãos e pés acabam sendo algumas das áreas mais afetadas, e quem sofre de suor excessivo nos pés provavelmente já percebeu que certos tipos de calçados podem piorar o suor. 

Dito isso, eles fazem com que a hiperidrose se manifeste mais rapidamente quando você os usa.

O que é a hiperidrose?

Um pouco de suor é normal em um dia quente. No entanto, algumas pessoas suam excessivamente, o que afeta sua vida social e causa muito constrangimento.

É normal que nosso corpo sue devido às glândulas sudoríparas. A transpiração ajuda a regular a temperatura do corpo, por isso acabamos suando mais durante atividades físicas, calor ou até mesmo em situações estressantes.

A hiperidrose plantar é a transpiração excessiva dos pés que, embora não seja tão pronunciada como a transpiração nas axilas, pode causar desconforto como dificuldade para caminhar (dependendo do tipo de calçado usado) e mau cheiro.

Imagine como é constrangedor tirar os sapatos na casa da namorada e no quarto e sair um cheiro de chulé desagradável. Situação muito chata. 

Embora existam alguns pós especiais para chulé, eles são todos paliativos, não a causa raiz. 

Por exemplo, digamos que você faça uma caminhada com amigos que dura em média 6 horas. O pó de talco pode manter o odor do pé afastado por até uma a duas horas. 

Então, com o tempo, os pés ficam cada vez mais suados enquanto você caminha e logo o mau cheiro volta.

Vale ressaltar também que muitas pessoas pensam que o chulé é causado pela falta de higiene, o que é incorreto. 

O cheiro pode ser devido a um grande número de bactérias, portanto, um dermatologista deve ser consultado. Só ele pode identificar cada caso e fazer uma avaliação mais individualizada de cada um.

Como posso acabar com o suor nos pés?

Existem várias medidas que você pode seguir diariamente e incorporar à sua rotina diária de higiene para ajudar a reduzir a transpiração, o que, por sua vez, reduz a incidência de chulé.

Seque os pés. Como o suor fica preso entre os pés e os dedos, é importante lavar e secar adequadamente essa área do corpo pelo menos uma vez ao dia. O talco, o desodorante e as palmilhas ajudam a eliminar o suor e a manter os pés e sapatos livres de odores.

Alguns desodorantes e talcos de aerossol podem ajudar a controlar o suor e o odor na área, graças à sua tripla ação no odor dos pés, pois mata 99% das bactérias causadoras de odor. 

Eles também possuem tecnologia para absorção de suor e fragrância de longa duração.

Use tecidos adequados. Meias feitas de tecidos naturais como algodão ou bambu são as melhores escolhas, pois evitam que os pés fiquem molhados.

Use meias limpas. Troque as meias diariamente e use sapatos feitos de materiais que absorvem o suor facilmente, como lona ou couro. No verão, prefira usar sandálias e chinelos.

Troque de calçado. Não use o mesmo par de calçados todos os dias para que eles tenham tempo de secar.

Quais calçados são os mais indicados para quem transpira muito nos pés?

Alguns calçados podem ajudar aquelas pessoas que transpiram muito nos pés, por serem mais abertos e consequentemente arejados.

Sandálias

Quando se trata de sandália feminina, não há limites. Do mais simples para o dia a dia ao mais sofisticado para eventos como formaturas, casamentos, batizados e congressos.

Rasteirinhas: Sandálias As rasteirinhas agregam uma variedade de acessórios como pedrinhas, ladrilhos, diversos materiais e cores para dar um ar leve e elegante ao visual. É ideal nos dias quentes e complementa qualquer roupa casual.

Anabela: A sandália salto Anabela é super confortável e cria um estilo romântico. Difere dos saltos plataforma por ser um pouco mais alto na parte de trás. É leve e oferece mais segurança ao caminhar, perfeito para quem busca conforto sem abrir mão de um pulinho.

Chinelos

Depois que algumas celebridades desfilaram de chinelo em locais mais tradicionais, velhas ideias foram desfeitas e chinelos femininos viraram sinônimo de conforto e elegância.

Os chinelos estão disponíveis em opções como: cores lisas, listras, bolinhas, laços e até neon para combinar um look casual com jeans ou saia sem abrir mão do conforto.

Os chinelos coloridos são feitos para se destacar quando combinados com um visual monocromático que mostra a atitude e a versatilidade do usuário.

Com isso, você sabe agora quais calçados são mais indicados para quem transpira muito nos pés.