Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Finanças pessoais: Descubra como iniciar o ano no azul

Para muitas pessoas, o início do ano é a melhor oportunidade para rever seus hábitos financeiros. Se você está querendo começar o próximo ano com o pé direito e deixar as dívidas para trás, confira este artigo com algumas dicas para começar o ano no azul!

Por que é importante ter controle das finanças pessoais?

Gerenciar as finanças pessoais é importante para alcançar objetivos, manter o bem-estar financeiro e ainda ter controle sobre o dinheiro. Tudo isso é possível com uma boa organização das finanças pessoais.

Quando se tem controle sobre as finanças pessoais, fica mais fácil planejar a vida financeira, pois sabemos exatamente quanto dinheiro temos disponível. Isso nos dá segurança para realizar investimentos e comprar aquilo que realmente precisamos.

Além disso, gerenciar as finanças pessoais permite que você crie hábitos financeiros saudáveis e conquiste uma maior independência financeira. Com isso, você consegue alcançar a tranquilidade financeira tão desejada.

Como iniciar o ano no azul?

O ano está chegando ao fim e, com ele, a temporada de festas. É tempo de reflexão, de fazer um balanço do que foi conquistado e do que ainda pode ser melhorado. E é claro que, com o novo ano, vem também a esperança de dias melhores. No entanto, antes de colocar as metas para o próximo ano em prática, é importante analisar a situação financeira atual e traçar um plano para alcançar os objetivos desejados.

Com isso em mente, separamos algumas dicas para você iniciar o ano no azul:

  1. Analise sua situação financeira: faça um balanço das suas receitas e despesas para saber exatamente onde está e quais são os seus principais gastos. Isso vai te ajudar a ter uma ideia clara dos seus recursos disponíveis e daquilo que precisa ser priorizado;
  1. Tenha um objetivo em mente: definir uma meta financeira é muito importante para te ajudar a guardar dinheiro;

Dicas para manter as finanças em dia

1. Pague as suas dívidas: em primeiro lugar, é importante que você pague as suas dívidas para que possa começar o ano com uma folha limpa. Isso vai te ajudar a manter as finanças em dia e evitar juros altos.

2. Crie um orçamento: faça um planejamento detalhado de todas as suas despesas e receitas para o ano. Isso irá te ajudar a controlar o seu dinheiro e não gastar mais do que você ganha.

3. Poupe dinheiro: mesmo que seja pouco, é importante que você reserve uma parte do seu dinheiro para poupar. Assim, caso surjam imprevistos, você terá um fundo para cobrir esses gastos.

4. Invista em educação financeira: invista tempo e dinheiro na sua educação financeira. Aprenda tudo o que puder sobre finanças pessoais e investimentos para tomar decisões acertadas com o seu dinheiro.

Como investir o dinheiro?

Se você quer iniciar o ano com as finanças no azul, é importante saber como investir o seu dinheiro. Não basta apenas poupar, é preciso ter uma estratégia para aplicar o seu dinheiro e obter os melhores resultados. Entre as opções mais interessantes para quem quer começar a investir, estão:

– Aplicações em fundos de investimento: são carteiras diversificadas e podem oferecer boa rentabilidade;

– Tesouro Direto: também é uma boa alternativa para quem busca rentabilidade, além de ser uma modalidade de investimento mais segura;

– CDB (Certificado de Depósito Bancário): essa modalidade costuma render um pouco mais que a poupança.

Alternativas para quem está endividado

Existem diversas alternativas para quem está endividado. Uma das primeiras e mais importantes é renegociar as dívidas. Isso pode incluir conversar com os credores e tentar obter taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento mais longos ou ambos.

Outra alternativa é fazer uma transferência de saldo para uma conta com taxa de juros menor. No entanto, isso geralmente requer um bom histórico de crédito para ser aprovado. Se você estiver em dificuldades financeiras, poderá considerar pedir um empréstimo com um imóvel de garantia à uma instituição financeira e a CashMe é a opção perfeita.

A CashMe, é a maior fintech de empréstimo com garantia em imóvel da América Latina e oferece condições para que você tenha segurança para impulsionar os seus sonhos, com taxas de juros reduzidas e maior prazo para pagamento.