Pular para o conteúdo

Exercícios aeróbicos de alta intensidade reduzem a pressão intraocular, aponta estudo

Os pesquisadores descobriram que o exercício aeróbico de alta intensidade resulta em uma queda de aproximadamente 29% na PIO em ambos os olhos

Todo mundo sabe que a prática de atividade física é fundamental para a saúde, especialmente para reduzir o risco das doenças cardiovasculares, principais causas de mortalidade em todos os países.

A novidade é que um estudo que acaba de ser publicado no Journal of Glaucoma, apontou que os exercícios aeróbicos intensos reduzem de forma significativa a pressão intraocular (PIO). E isso pode ser muito bom para os pacientes com diagnóstico de glaucoma. A queda, segundo o estudo, pode chegar a 29% em ambos os olhos.

A queda PIO nos participantes do estudo ocorreu durante os primeiros 10 minutos da atividade e permaneceu até 5 minutos depois de terminar os exercícios. Os pesquisadores observaram que o efeito hipotensor ocorreu em treinamentos aeróbicos intensos de 30 minutos.

Aumento da pressão intraocular é principal fator de risco do glaucoma

Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o estudo é muito importante na medida em que amplia o tratamento para além de medicamentos e cirurgias.

“A prática de atividades físicas é fundamental para todas as pessoas, inclusive para quem tem doenças crônicas. A pesquisa aponta os exercícios também são importantes para a visão, na medida em que ajudam a controlar a pressão intraocular, cujo aumento é o principal fator de risco do glaucoma”, diz.

O que são exercícios aeróbicos de alta intensidade?

No estudo, os participantes praticaram exercícios em bicicletas ergométricas em até 85% do pico da potência do equipamento. Portanto, os exercícios aeróbicos de alta intensidade são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e a aceleram a respiração.

Todos os aparelhos que possuem maneiras de medir a potência podem ser uma escolha na hora de praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade. Mas há outras atividades que também podem ser feitas em alta intensidade. Veja alguns exemplos:

  • Corridas na esteira ou na rua
  • Elíptico: é um aparelho que simula a corrida, mas causa menos impacto nos membros inferiores do que a esteira ou corrida de rua
  • Pular corda
  • Andar de bicicleta ou praticar na bicicleta ergométrica
  • Subir e descer escadas

“Antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é realizar um check up cardiológico para prevenir possíveis efeitos indesejados durante os exercícios. Além disso, se possível, é recomendado contar com a orientação e acompanhamento de profissionais como educadores físicos ou fisioterapeutas”, alerta Dra. Maria Beatriz.

Por fim, muitos pacientes que recebem o diagnóstico de glaucoma têm dúvidas sobre a prática de esportes.

“Alguns consideram que não é recomendado, quando na verdade os exercícios podem ajudar no tratamento do glaucoma, como esse estudo indicou. Por outro lado, há sim algumas atividades que podem ser contraindicadas, como algumas posições da ioga. A dica, portanto, é sempre consultar o oftalmologista antes de começar a praticas atividades e exercícios físicos”, finaliza Dra. Maria Beatriz.