Pular para o conteúdo

Como funciona o regime de internato militar?

Sem dúvida nenhuma, uma das coisas mais desafiadoras de quem pretende seguir carreira militar, é a parte do regime de internato que acontece ali. E se você não conhece direito isso ou não sabe que isso acontece, é melhor você entender isso aqui antes de se alistar. 

Isso porque a carreira militar é lotada de desafios que você precisa cumprir para poder se dar bem. Embora existam muitas pessoas que correm atrás de concursos públicos para mudar de vida, o que é completamente compreensível por conta dos valores altos pagos por cargos públicos, podemos dizer que a carreira militar está em outro nível. 

Só para conseguir ingressar na carreira militar a pessoa já vai ter que ralar muito, ter muito tempo de estudo, a fazer um bom curso como a Unibe Preparatório Militar, entrar em forma para toda forma física da coisa. 

Se você não estiver disposto a se sacrificar de corpo e alma, você nem ao menos entrará, e uma vez que você entrou os desafios começam de verdade. Lá dentro você vai precisar trabalhar duro para conquistar o seu lugar e ainda por cima subir de patente, até chegar onde se sentir confortável.

Mas nesse meio tempo acontece o chamado regime de internato. Será que você sabe o que é isso? Muitas pessoas não fazem ideia de como isso funciona, quanto tempo é necessário ficar por lá, se o soldado precisa ter gastos lá dentro. 

E hoje estamos aqui para ajudar ao mesmo tempo tentar solucionar todas as essas dúvidas que você pode ter. Vamos explicar direitinho como funciona o regime de internato militar, para que você decida com certeza se esse é o seu futuro.

 O que é o regime de internato?

Primeiramente, precisamos entender o que o regime de internato é. E é uma coisa muito simples, basicamente é um tempo onde o soldado mora no quartel, literalmente. Ele usa o local como se fosse sua casa, mas claro com regras para cumprir.

Basicamente todas as escolas militares tem um tempo para internato, o qual consideram super importante para poder formar bons soldados. O soldado chega e precisa morar por lá pelo tempo que foi pré-acordado.

Só depois que ele cumprir esse prazo ele tem a opção de ter uma casa e morar nela fora dos limites do quartel. Essa é uma das primeiras coisas que uma pessoa que foi recebida aceita dentro de uma das escolas militares tem que fazer. Mas afinal, para que serve isso?

Para que ele serve? 

Basicamente o regime tem como fundamento fazer com que a pessoa entenda como a vida militar funciona. Dentro do internato ela vai aprender muito sobre disciplina, sobre horários e hierarquia. Vai ser responsável por si mesmo, mas também por seus companheiros.

Para muitos, o regime de internato é o período onde a pessoa mais entende sobre esse mundo e sobre a vida, saindo de lá transformados, muito mais maduros, pronto para servir e proteger. 

Por conta disso, o tempo no internato é fundamental, e não dá para pedir dispensa e nem nada assim. Você precisa cumprir um prazo mínimo de internato que vai sempre variar de qual escola militar estamos falando. 

Quanto tempo dura?

Infelizmente é impossível afirmar com toda a certeza a duração, isso porque temos que lembrar que existem instituições diferentes para formar soldados diferentes. Por exemplo, existem regimes que duram 3 semanas, como o Serviço Militar Obrigatório, mas isso não é o padrão. 

Se formos pegar as muitas escolas militares, podemos afirmar que existem regimes que podem durar até mesmo anos, tudo depende de qual área do exército aquela pessoa está querendo se formar. 

Então o melhor a se fazer é procurar se informar através de cada uma das escolas, seja a AFA, a ESA, a Escola Naval, até mesmo a EEAR e a EsPCEx. Entre no site e confira as informações antes de fazer a sua escolha.

Os soldados são amparados?

Sim, isso é uma coisa importante de ser esclarecida. Quando você fica em regime de internato, você não precisa pagar por coisas como moradia e alimentação. Isso é fornecido pelo próprio exército.

Ao invés disso, você é responsável apenas por alguns deveres, como manter seu quarto arrumado, manter-se livre e estar sempre a disposição do exército para testes, exames e qualquer coisa do tipo.  

Mesmo assim, é recomendado que os soldados levem algumas coisas, como ferro para passar sua própria roupa, lençol para sua cama, cabides para suas roupas, produtos para lavar as roupas e produtos de higiene pessoal, é claro. 

Em resumo, o período de regime de internato não é nada parecido com um tempo de férias, é onde você vai ralar bastante para aprender, mas também é um processo de transformação que vai te tornar parte do exército brasileiro.