Pular para o conteúdo

5 motivos para escolher o Krav Magá como seu exercício para 2023

Na busca de cumprir a promessa de aprender a se defender no próximo ano, as aulas da Federação Internacional de Krav Magá são a melhor opção

Com o Ano Novo chegando, começamos a nos organizar para escolher as metas que levaremos para o novo ciclo que se aproxima, desde as mais pessoais às mais genéricas, realizamos várias promessas, porém existe uma que é muito importante e entra na lista de desejos da maioria: aprender a se defender, superar o medo da violência e recuperar a autoconfiança.

Porém, é bem mais difícil do que parece. Qual é o melhor lugar para treinar e alcançar este objetivo? Os instrutores licenciados da Federação Internacional de Krav Magá, são especialistas na arte e tem uma didática diferenciada para tornar o treino mais eficaz e prazeroso. “Apesar do exercício físico ser extremamente benéfico à saúde, quando o hábito ainda não está construído, é um desafio sair do estado de inércia para uma movimentação física regrada, por isso requer disciplina e dedicação,” pontua o israelense Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá e responsável pelo ensino da arte no Estado de São Paulo.

Zalmon explica 5 vantagens que a técnica do Krav Magá traz para quem quer desenvolver o hábito saudável da prática de exercícios e aprender a se defender, e cita outros pontos positivos que vão além da atividade física:

  1. Traz mais segurança e confiança no dia a dia

O medo da violência na rua, e do bullying, é uma preocupação muito pertinente do nosso tempo. Um dos objetivos da prática é também de que o aluno supere estes medos, recuperando sua autoestima e autoconfiança para andar mais seguro na rua ou escola, refletindo positivamente em outras áreas de sua vida.

  1. Perda de peso e condicionamento físico

Como todo movimento físico, a técnica israelense traz por consequência a perda de peso. Mas, além disso, por ser uma prática que usa todo o corpo, o condicionamento é feito de maneira geral, atingindo músculos dos braços, pernas, abdómen e outros, desenvolvendo o corpo de maneira equilibrada e orgânica.

  1. As aulas melhoram o trabalho em grupo

Quando se treina em grupo, aprendendo em conjunto, cria-se um senso de coletividade e o aluno se sente mais entusiasmado e motivado para treinar. Além disso, deixa a pessoa mais à vontade com quaisquer inseguranças físicas que possa ter.

  1. É uma ótima terapia de apoio para a ansiedade

Sabemos que o transtorno de ansiedade é um problema sério na nossa sociedade atual, e além do exercício em si, a filosofia de ensino do Krav Magá também contribui para ajudar no tratamento. Trabalhamos atividades que ajudam a desenvolver o controle emocional para pensar com clareza e lidar com o medo e diversas situações de perigo e superá-lo, fazendo com que a mente funcione de maneira mais eficiente, assim trazendo clareza e autoconfiança.

  1. Pode ser praticado por qualquer pessoa

Para aprender a prática do Krav Magá, não é necessário usar força física, apenas transferir do peso na direção do agressor e golpeá-lo com velocidade. portanto, crianças, jovens, adultos e idosos, independente do gênero, idade ou força física podem praticar o Krav Magá, e voltar inteiros e ilesos para casa.