Pular para o conteúdo

Cuidado integral como estratégia para a saúde mental nas empresas 

A saúde mental ganha cada vez mais relevância nas estratégias corporativas para a saúde dos trabalhadores e a atenção primária a saúde aponta caminhos para assegurar equilíbrio entre cotidiano profissional e o bem estar na vida pessoal

O calendário da saúde abre o ano chamando a atenção para a saúde mental e emocional com o janeiro branco, um convite a pensar um aspecto fundamental da saúde que durante muito tempo foi negligenciado.

Cada dia mais presente nas rodas de conversas, sejam em pequenos círculos sociais ou na internet, as discussões sobre transtornos como depressão, ansiedade, bournout e estresse nunca estiveram tão presentes e acendem sinais de alerta.

“Antes se falava menos sobre o tema, então as pessoas tinham mais dificuldade em reconhecer os sinais de alerta, hoje as pessoas já enxergam isso de outro lugar, o cansaço extremo, insônia, alteração de apetite e dores de cabeça por exemplo já são percebidas como alerta para a saúde mental e não apenas física”, esclarece Hugo Couto, psicólogo líder da Amparo Saúde, empresa do Grupo Sabin.

Como na saúde física, esses transtornos tem múltiplas causas e uma grande variedade de sintomas, manifestando-se de maneira diferente em cada indivíduo. Mas uma coisa é clara, em desequilíbrio, a saúde mental afeta todas as áreas da vida e compromete até mesmo a saúde física com o desenvolvimento inclusive de doenças crônicas.

Se o tema tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade, nas empresas ele chega como uma necessidade frente aos impactos desses transtornos no ambiente de trabalho, impactos que afetam o clima organizacional, a satisfação e consequentemente a produtividade e eficiência.

O modelo de atenção primária à saúde aliado a gestão de grupos populacionais tem se mostrado uma estratégia efetiva nas empresas para este desafio, na medida em que enxerga o indivíduo como um todo, e não apenas a sua doença e propõe o engajamento das pessoas no protagonismo da própria saúde.

Promovendo estilos de vida mais saudáveis, atuando assim na prevenção das doenças, identificando riscos e oferecendo recursos multidisciplinares para que cada um possa cuidar da sua saúde física e mental de maneira completa, e com isso ter uma vida mais plena e feliz.

“Oferecer recursos para a saúde preventiva nos ambientes organizacionais, promove bem estar, impacta na satisfação e favorece o clima. Acreditamos que empresas saudáveis são feitas por profissionais saudáveis e por isso trabalhamos essa visão nos programas que oferecemos aos nossos parceiros”, destaca Silvia Vilas Boas, Gestora da Amparo Saúde.

“As empresas, onde as pessoas passam em média um terço do seu dia, são um espaço importante de sentido, experiências e porque não, de promoção a saúde física e mental? Abrir espaços para discutir temas sensíveis e oportunizar acesso a saúde preventiva e integral é mais que necessário, é urgente”, alerta Hugo.

Amparo Saúde | Oferece suporte a gestão da saúde de grupos populacionais e serviços de atenção primária a saúde, para o cuidado integral, com programas desenvolvidos para prevenir doenças, realizar diagnósticos precoces e personalizar o tratamento, para que ele se encaixe perfeitamente na rotina de cada pessoa.

A Amparo Saúde acredita no protagonismo individual para o cuidado em saúde e a qualidade de vida e por isso apoia a jornada de saúde do indivíduo, identificando riscos e oferecendo recursos multidisciplinares para que ele possa cuidar da sua saúde física e mental de maneira completa, e com isso ter uma vida mais plena, feliz e longa.