Pular para o conteúdo

Proteja suas pálpebras dos efeitos nocivos do sol

Pele da região palpebral é a mais fina e sensível do corpo humano e pode ser afetada pelo câncer de pele

Você sabia que proteger as pálpebras do sol é fundamental para prevenir câncer de pele, envelhecimento precoce e manchas?

A pele das pálpebras é a mais fina de todo o corpo humano. Por isso, os raios solares podem ser mais nocivos nessa região do que em outras áreas em que a pele é mais resistente.

A radiação solar nada mais é do que a energia emitida pelo Sol por meio de ondas eletromagnéticas. Há vários tipos de raios solares. Os raios ultravioletas são os mais perigosos para a saúde.

No verão, há maior incidência da radiação solar. Dessa maneira, tomar sol nessa época do ano é potencialmente perigoso para a pele. Os raios ultravioleta são invisíveis aos olhos humanos e podem causar queimaduras, manchas e rugas e câncer de pele, inclusive nas pálpebras.

Cuidados para proteger as pálpebras

Segundo Dra. Tatiana Nahas, oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular, não é recomendado usar protetor solar nas pálpebras superiores, uma vez que o produto pode escorrer para os olhos e causar alergias e irritações.

“Portanto, a melhor proteção para essa região é o uso de óculos de sol, com lentes contra os raios UVA e UVB. Para reforçar a proteção, a pessoa pode apostar em chapéus e bonés”.

“Já nas pálpebras inferiores, é possível aplicar um protetor, preferencialmente para a região facial ou ainda específico para as pálpebras. Evitar a exposição direta ao sol, principalmente nos horários críticos também é uma boa ideia”, comenta.

Fique de olho no índice UV

Atualmente, há vários aplicativos que oferecem dados do clima, incluindo o índice de radiação UV. Quando esses índices estiveram de moderado a muito alto, o ideal é evitar o banho de sol direto, bem como os horários entre as 10h e às 16h.

“Além de todos esses cuidados, é importante manter uma boa hidratação facial. Lembrando também que é fundamental evitar tratamentos cosméticos com ácidos e outros abrasivos em períodos que antecedem as férias de verão, principalmente. Isso porque o sol pode causar queimaduras e manchas, especialmente na pele que foi renovada com esses tratamentos”, finaliza Dra. Tatiana.