Pular para o conteúdo

Dia do arquiteto: a arquitetura de Oscar Niemeyer e a contemporânea 

Nesta quinta-feira (15) é comemorado o dia do arquiteto, que é a mesma data de nascimento do grande arquiteto Oscar Niemeyer.

De acordo com o arquiteto Nelson Rocha, essa data antes era comemorada no dia 11 de dezembro, mas com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), a data mudou.

“Eles entenderam que era legal mudar essa data e homenagear também o grande Oscar Niemeyer”, disse.

Nelson explicou que Niemeyer foi um arquiteto ilustre e que representa a linha de arquitetura de diversos arquitetos atualmente.

“Apesar de ter sido uma arquitetura inovadora para a época, atualmente ainda permanece toda a sua beleza. Ou seja, a arquitetura criada por Niemeyer, consegue perdurar, ela consegue ser atemporal e eu acho que o grande ensinamento tá aí: não é necessariamente criar sempre uma nova arquitetura, mas pensar em arquitetura de uma forma que as obras criadas, as obras construídas, provenientes dessa arquitetura, precisam ser atemporais”, afirmou.

Conforme o arquiteto, essas obras precisam gerar experiências, boas sensações e impactar a vida das pessoas. Além de tornar as cidades mais belas, melhores para se viver, independente da sua época.

“Então, ao meu ver, a gente pode entender que a nova arquitetura é a arquitetura que perdura, é a arquitetura que é bela independente da sua época”, finalizou.

Sobre Nelson Rocha

Nelson Rocha é arquiteto e professor de arquitetura, especialista em empreendimentos (Edifícios e Loteamentos), utilizando o que chama de “Arquitetura inteligente”.

O especialista iniciou sua jornada no mercado imobiliário ainda enquanto estudante de arquitetura, desenvolvendo realidade virtual para grandes construtoras. Após se formar, em 2010, focou no desenvolvimento de projetos para grandes empreendimentos. Em 2012 passou em primeiro lugar em um concurso para professor de arquitetura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Agora, o arquiteto tem um dos escritórios de arquitetura mais requisitados do país e segue em forte ascensão, desenvolvendo projetos inteligentes para construtores, que podem ser vistos em www.nelsonrocha.in.